Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240 |
Resumo: | O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento. |
id |
AGB-SP1_9325c1f663dd31201d6f329551aa05f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2240 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagemAprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.AGB - Seção São Paulo2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 63-772447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240/1803Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena da Silva, AdrianoKeury Almeida Galdino, Lúcio2023-02-28T09:47:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2240Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:33Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
title |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem Lucena da Silva, Adriano Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia. |
title_short |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem |
author |
Lucena da Silva, Adriano |
author_facet |
Lucena da Silva, Adriano Keury Almeida Galdino, Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Keury Almeida Galdino, Lúcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena da Silva, Adriano Keury Almeida Galdino, Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia. |
topic |
Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia. |
description |
O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240/1803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
AGB - Seção São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 63-77 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013017030656 |