Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena da Silva, Adriano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Keury Almeida Galdino, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240
Resumo: O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.
id AGB-SP1_9325c1f663dd31201d6f329551aa05f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2240
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagemAprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.AGB - Seção São Paulo2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 63-772447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240/1803Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena da Silva, AdrianoKeury Almeida Galdino, Lúcio2023-02-28T09:47:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2240Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2023-02-28T09:47:33Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
title Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
Lucena da Silva, Adriano
Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.
title_short Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
title_full Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
title_sort Ensino de Geografia: : a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
author Lucena da Silva, Adriano
author_facet Lucena da Silva, Adriano
Keury Almeida Galdino, Lúcio
author_role author
author2 Keury Almeida Galdino, Lúcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena da Silva, Adriano
Keury Almeida Galdino, Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.
topic Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.
description O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240/1803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adriano Lucena da Silva, Lúcio Keury Almeida Galdino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
publisher.none.fl_str_mv AGB - Seção São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 1 n. 106 (2021): Boletim Paulista de Geografia ; 63-77
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046013017030656