As representações cartográficas como ferramentas para o ensino da geografia escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/302 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo geral analisar as representações cartográficas como ferramentas para um ensino mais crítico-reflexivo da Geografia escolar. O interesse por este tema surgiu a partir da participação como estudante pesquisador do PIBIC, cujos planos de atividades estavam centrados na cartografia escolar. Desde à Pré-história até o século XX, conforme contemplado no texto, a ciência cartográfica contribuiu de forma significativa para a ciência geográfica. O mapeamento foi importante para a Geografia, no que diz respeito à apropriação, gestão, produção e reprodução territorial. No texto, percebemos que os impactos da corrente tradicional do pensamento geográfico no ensino da Geografia, são preocupantes, ao passo que são desprovidos de aspectos crítico-reflexivos. Surge, então, a Geografia Crítica, corrente do pensamento geográfico, cujo propósito era o de romper e superar as ações teórico metodológicas impostas pela Geografia Tradicional. No que se refere a metodologia da pesquisa, insere-se numa pesquisa bibliográfica, de abordagem do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratória. Quanto à natureza, é do tipo pesquisa básica. A população do estudo foi composta pela literatura selecionada, relacionada ao tema de estudo. Quanto à amostra, os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse, já a seleção foi realizada a partir de leitura criteriosa dos artigos e livros. Após a coleta dos dados, seguimos as seguintes etapas para a análise dos dados: leitura de todo material; fichamento de textos; análise descritiva dos fichamentos buscando estabelecer uma maior compreensão e ampliar o conhecimento sobre o tema pesquisado; elaboração do referencial teórico. Como resultados vimos que o mapa, como uma das representações cartográficas mais pertinentes, oportuniza o educador a mostrar e contextualizar, aos educandos, o mundo que está sempre em constante processo de transformação pelas sociedades. Dessa forma, já que o mapa é uma das representações cartográficas mais presentes em sala de aula, uma das alternativas interessantes para trabalho seria se as atividades práticas desenvolvidas no ensino desse saber, fossem a partir da elaboração de mapas e da leitura e interpretação crítico-reflexiva dos seus signos e símbolos. |
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2021-07-03T14:45:46Z2021-07-03T14:45:46Z2020-12-30SILVA, Wagner Salgado da. As representações cartográficas como ferramentas para o ensino da geografia escolar.2020.61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/302O estudo tem como objetivo geral analisar as representações cartográficas como ferramentas para um ensino mais crítico-reflexivo da Geografia escolar. O interesse por este tema surgiu a partir da participação como estudante pesquisador do PIBIC, cujos planos de atividades estavam centrados na cartografia escolar. Desde à Pré-história até o século XX, conforme contemplado no texto, a ciência cartográfica contribuiu de forma significativa para a ciência geográfica. O mapeamento foi importante para a Geografia, no que diz respeito à apropriação, gestão, produção e reprodução territorial. No texto, percebemos que os impactos da corrente tradicional do pensamento geográfico no ensino da Geografia, são preocupantes, ao passo que são desprovidos de aspectos crítico-reflexivos. Surge, então, a Geografia Crítica, corrente do pensamento geográfico, cujo propósito era o de romper e superar as ações teórico metodológicas impostas pela Geografia Tradicional. No que se refere a metodologia da pesquisa, insere-se numa pesquisa bibliográfica, de abordagem do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratória. Quanto à natureza, é do tipo pesquisa básica. A população do estudo foi composta pela literatura selecionada, relacionada ao tema de estudo. Quanto à amostra, os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse, já a seleção foi realizada a partir de leitura criteriosa dos artigos e livros. Após a coleta dos dados, seguimos as seguintes etapas para a análise dos dados: leitura de todo material; fichamento de textos; análise descritiva dos fichamentos buscando estabelecer uma maior compreensão e ampliar o conhecimento sobre o tema pesquisado; elaboração do referencial teórico. Como resultados vimos que o mapa, como uma das representações cartográficas mais pertinentes, oportuniza o educador a mostrar e contextualizar, aos educandos, o mundo que está sempre em constante processo de transformação pelas sociedades. Dessa forma, já que o mapa é uma das representações cartográficas mais presentes em sala de aula, uma das alternativas interessantes para trabalho seria se as atividades práticas desenvolvidas no ensino desse saber, fossem a partir da elaboração de mapas e da leitura e interpretação crítico-reflexiva dos seus signos e símbolos.The general objective of the study is to analyze cartographic representations as tools for a more critical-reflexive teaching of school geography. The interest for this theme arose from the participation as a student researcher of PIBIC, whose activity plans were centered on school cartography. From Prehistory to the 20th century, as contemplated in the text, cartographic science contributed significantly to geographical science. Mapping was important for Geography in terms of appropriation, management, production and territorial reproduction. In the text, we notice that the impacts of the traditional current of geographic thought in the teaching of Geography are worrying, while they are devoid of critical-reflexive aspects. Critical Geography, a current of geographic thought, whose purpose was to break and overcome the theoretical-methodological actions imposed by Traditional Geography, emerges. As far as the research methodology is concerned, it is part of a bibliographical research, of a qualitative type approach. As for the objectives, it is of the exploratory type. As for nature, it is of the basic research type. The study population was composed by the selected literature, related to the study subject. As for the sample, the articles were selected from the variable of interest, already the selection was made from a careful reading of the articles and books. After collecting the data, we followed the following steps for the data analysis: reading of all the material; filing of texts; descriptive analysis of the filing seeking to establish a greater understanding and expand the knowledge on the subject researched; elaboration of the theoretical reference. As results we saw that the map, as one of the most pertinent cartographic representations, provides the educator with the opportunity to show and contextualize, to the students, the world that is always in constant process of transformation by societies. Thus, since the map is one of the most present cartographic representations in the classroom, one of the interesting alternatives to work on it would be if the practical activities developed in teaching this knowledge were based on the elaboration of maps and the critical-reflexive reading and interpretation of their signs and symbols.61 f.ABREU, P. R.; CASTROGIOVANNI, A. C. A Cartografia escolar e a Cartografia lar. 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O estudo tem como objetivo geral analisar as representações cartográficas como ferramentas para um ensino mais crítico-reflexivo da Geografia escolar. O interesse por este tema surgiu a partir da participação como estudante pesquisador do PIBIC, cujos planos de atividades estavam centrados na cartografia escolar. Desde à Pré-história até o século XX, conforme contemplado no texto, a ciência cartográfica contribuiu de forma significativa para a ciência geográfica. O mapeamento foi importante para a Geografia, no que diz respeito à apropriação, gestão, produção e reprodução territorial. No texto, percebemos que os impactos da corrente tradicional do pensamento geográfico no ensino da Geografia, são preocupantes, ao passo que são desprovidos de aspectos crítico-reflexivos. Surge, então, a Geografia Crítica, corrente do pensamento geográfico, cujo propósito era o de romper e superar as ações teórico metodológicas impostas pela Geografia Tradicional. No que se refere a metodologia da pesquisa, insere-se numa pesquisa bibliográfica, de abordagem do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratória. Quanto à natureza, é do tipo pesquisa básica. A população do estudo foi composta pela literatura selecionada, relacionada ao tema de estudo. Quanto à amostra, os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse, já a seleção foi realizada a partir de leitura criteriosa dos artigos e livros. Após a coleta dos dados, seguimos as seguintes etapas para a análise dos dados: leitura de todo material; fichamento de textos; análise descritiva dos fichamentos buscando estabelecer uma maior compreensão e ampliar o conhecimento sobre o tema pesquisado; elaboração do referencial teórico. Como resultados vimos que o mapa, como uma das representações cartográficas mais pertinentes, oportuniza o educador a mostrar e contextualizar, aos educandos, o mundo que está sempre em constante processo de transformação pelas sociedades. Dessa forma, já que o mapa é uma das representações cartográficas mais presentes em sala de aula, uma das alternativas interessantes para trabalho seria se as atividades práticas desenvolvidas no ensino desse saber, fossem a partir da elaboração de mapas e da leitura e interpretação crítico-reflexiva dos seus signos e símbolos. |
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