GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: SABERES HISTORICAMENTE DETERMINADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Gilberto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Juliasz, Paula Cristiane Strina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1764
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a relação entre as teorias pedagógicas e a história do pensamento geográfico, demarcando as características e seus desdobramentos no trabalho docente. A análise está fundamentada nos elementos conceituais: o sujeito social, o currículo escolar de Geografia, a aula, a atividade e a avaliação. Desenvolve-se a análise desde a centralidade epistêmica positivista, marcada pela neutralidade do conhecimento científico e linearidade histórico-interpretativa dos processos educacionais e geográficos, sua variância para o tecnicismo neopositivistas e sua relação com a Geografia Teorético-Quantitativa, o movimento de renovação do pensamento geográfico e as pedagogias críticas, finalizando uma leitura crítica acerca das práticas pós-modernas que demarcam o pluralismo epistemológico.
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