A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998 |
Resumo: | Neste artigo, busca-se refletir sobre a interseccionalidade entre classe e raça no contexto da sociedade brasileira, entrelaçando com o desenvolvimento do sistema educacional para compreender a demanda e manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizada por trabalhadores e negros. Assim apontamos para a quebra de paradigma no ensino de geografia, no sentido de acolher as novas demandas sociais trazidas pelos inúmeros movimentos sociais, em nosso caso, os movimentos negros e que tem desdobramentos diretos para o ensino de geografia, pois reconfiguram o espaço geográfico, assim, implica o processo de ensino/aprendizagem geográfica. Sob essa perspectiva, optamos por uma abordagem metodológica pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observamos a necessidade de olharmos para a EJA como um campo educacional marcado pela exclusão social e racial. Isso precisa estar fortemente demarcado nas pesquisas, práticas pedagógicas e na elaboração e aplicação das políticas públicas voltadas para esse público. Os estudantes da EJA são hegemonicamente trabalhadores (que ocupam postos de trabalho formais ou informais), ou filhos da classe trabalhadora, além da grande maioria ser negra, portanto, essas duas dimensões precisam ser/estar contempladas na EJA. No bojo dessa discussão, defendemos a ideia de que a geografia, a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico, tem muito para contribuir com esse combate ao racismo, pois as análises geográficas podem desvendar as desigualdades socioeconômicas e raciais que permeiam a formação do espaço brasileiro e, por consequência a posição que esses jovens e adultos trabalhadores, e na sua grande maioria, negros, ocupam em nossa sociedade. |
id |
AGB-SP1_cf5bd23f832b1a2090a9413f5bd809e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1998 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografiaEducação de Jovens e AdultosClasseRaçaEnsino de Geografia.Neste artigo, busca-se refletir sobre a interseccionalidade entre classe e raça no contexto da sociedade brasileira, entrelaçando com o desenvolvimento do sistema educacional para compreender a demanda e manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizada por trabalhadores e negros. Assim apontamos para a quebra de paradigma no ensino de geografia, no sentido de acolher as novas demandas sociais trazidas pelos inúmeros movimentos sociais, em nosso caso, os movimentos negros e que tem desdobramentos diretos para o ensino de geografia, pois reconfiguram o espaço geográfico, assim, implica o processo de ensino/aprendizagem geográfica. Sob essa perspectiva, optamos por uma abordagem metodológica pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observamos a necessidade de olharmos para a EJA como um campo educacional marcado pela exclusão social e racial. Isso precisa estar fortemente demarcado nas pesquisas, práticas pedagógicas e na elaboração e aplicação das políticas públicas voltadas para esse público. Os estudantes da EJA são hegemonicamente trabalhadores (que ocupam postos de trabalho formais ou informais), ou filhos da classe trabalhadora, além da grande maioria ser negra, portanto, essas duas dimensões precisam ser/estar contempladas na EJA. No bojo dessa discussão, defendemos a ideia de que a geografia, a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico, tem muito para contribuir com esse combate ao racismo, pois as análises geográficas podem desvendar as desigualdades socioeconômicas e raciais que permeiam a formação do espaço brasileiro e, por consequência a posição que esses jovens e adultos trabalhadores, e na sua grande maioria, negros, ocupam em nossa sociedade. Boletim Paulista de Geografia2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998Boletim Paulista de Geografia; n. 104 (2020): Edição Especial - Geografia e relações étnico-raciais; 142-1622447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998/1630Copyright (c) 2021 Tiago Dionisio da Silva, Camila Vianna de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Tiago Dionisiode Souza, Camila Vianna2021-02-07T12:19:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1998Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2021-02-07T12:19:43Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
title |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia da Silva, Tiago Dionisio Educação de Jovens e Adultos Classe Raça Ensino de Geografia. |
title_short |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
title_full |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
title_sort |
A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia |
author |
da Silva, Tiago Dionisio |
author_facet |
da Silva, Tiago Dionisio de Souza, Camila Vianna |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Camila Vianna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Tiago Dionisio de Souza, Camila Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Classe Raça Ensino de Geografia. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Classe Raça Ensino de Geografia. |
description |
Neste artigo, busca-se refletir sobre a interseccionalidade entre classe e raça no contexto da sociedade brasileira, entrelaçando com o desenvolvimento do sistema educacional para compreender a demanda e manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizada por trabalhadores e negros. Assim apontamos para a quebra de paradigma no ensino de geografia, no sentido de acolher as novas demandas sociais trazidas pelos inúmeros movimentos sociais, em nosso caso, os movimentos negros e que tem desdobramentos diretos para o ensino de geografia, pois reconfiguram o espaço geográfico, assim, implica o processo de ensino/aprendizagem geográfica. Sob essa perspectiva, optamos por uma abordagem metodológica pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observamos a necessidade de olharmos para a EJA como um campo educacional marcado pela exclusão social e racial. Isso precisa estar fortemente demarcado nas pesquisas, práticas pedagógicas e na elaboração e aplicação das políticas públicas voltadas para esse público. Os estudantes da EJA são hegemonicamente trabalhadores (que ocupam postos de trabalho formais ou informais), ou filhos da classe trabalhadora, além da grande maioria ser negra, portanto, essas duas dimensões precisam ser/estar contempladas na EJA. No bojo dessa discussão, defendemos a ideia de que a geografia, a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico, tem muito para contribuir com esse combate ao racismo, pois as análises geográficas podem desvendar as desigualdades socioeconômicas e raciais que permeiam a formação do espaço brasileiro e, por consequência a posição que esses jovens e adultos trabalhadores, e na sua grande maioria, negros, ocupam em nossa sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998/1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tiago Dionisio da Silva, Camila Vianna de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Tiago Dionisio da Silva, Camila Vianna de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 104 (2020): Edição Especial - Geografia e relações étnico-raciais; 142-162 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046013689167872 |