Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Jurema Terezinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72599
Resumo: Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos.
id UFRGS-2_688164d9a1674ab2c3295001311e47e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72599
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mathias, Jurema TerezinhaLemos, Mirian Pereira2013-06-19T01:44:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/72599000884007Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos.application/pdfporConselho de classeEducação de jovens e adultosConselho de classe participativo na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884007.pdf000884007.pdfTexto completoapplication/pdf428770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/1/000884007.pdfca52f972baed6b82edc0242886d6c248MD51TEXT000884007.pdf.txt000884007.pdf.txtExtracted Texttext/plain62532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/2/000884007.pdf.txtc392e4677c30fc872a8958fa457660faMD52THUMBNAIL000884007.pdf.jpg000884007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/3/000884007.pdf.jpgc54d1995ca446cf623d30ca0391badaaMD5310183/725992018-10-16 09:28:43.762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
title Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
spellingShingle Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
Mathias, Jurema Terezinha
Conselho de classe
Educação de jovens e adultos
title_short Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
title_full Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
title_fullStr Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
title_sort Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
author Mathias, Jurema Terezinha
author_facet Mathias, Jurema Terezinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Jurema Terezinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, Mirian Pereira
contributor_str_mv Lemos, Mirian Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho de classe
Educação de jovens e adultos
topic Conselho de classe
Educação de jovens e adultos
description Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-19T01:44:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884007
url http://hdl.handle.net/10183/72599
identifier_str_mv 000884007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/1/000884007.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/2/000884007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/3/000884007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca52f972baed6b82edc0242886d6c248
c392e4677c30fc872a8958fa457660fa
c54d1995ca446cf623d30ca0391badaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108849762304