Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72599 |
Resumo: | Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos. |
id |
UFRGS-2_688164d9a1674ab2c3295001311e47e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72599 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mathias, Jurema TerezinhaLemos, Mirian Pereira2013-06-19T01:44:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/72599000884007Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos.application/pdfporConselho de classeEducação de jovens e adultosConselho de classe participativo na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884007.pdf000884007.pdfTexto completoapplication/pdf428770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/1/000884007.pdfca52f972baed6b82edc0242886d6c248MD51TEXT000884007.pdf.txt000884007.pdf.txtExtracted Texttext/plain62532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/2/000884007.pdf.txtc392e4677c30fc872a8958fa457660faMD52THUMBNAIL000884007.pdf.jpg000884007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/3/000884007.pdf.jpgc54d1995ca446cf623d30ca0391badaaMD5310183/725992018-10-16 09:28:43.762oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
title |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos Mathias, Jurema Terezinha Conselho de classe Educação de jovens e adultos |
title_short |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
title_full |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Conselho de classe participativo na educação de jovens e adultos |
author |
Mathias, Jurema Terezinha |
author_facet |
Mathias, Jurema Terezinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mathias, Jurema Terezinha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lemos, Mirian Pereira |
contributor_str_mv |
Lemos, Mirian Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho de classe Educação de jovens e adultos |
topic |
Conselho de classe Educação de jovens e adultos |
description |
Muitos dos jovens e adultos que ingressam na EJA, têm buscado nesta modalidade de ensino uma forma de acelerar a escolarização, visando uma diplomação rápida. Também na EJA a avaliação é um dos momentos essenciais no processo de aprendizagem dos estudantes, no qual eles ressignificam a sua relação com o saber, através da oportunidade de poder manifestar suas dificuldades e seus avanços, percebendo-se, assim, como autores e avaliadores de si e de todo um contexto escolar. O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da presença e da efetiva participação do educando no Conselho de Classe da EJA. Neste momento, através de sua fala crítica, aponta o grau de conhecimento atingido e as dificuldades encontradas, então, o educando provoca a necessidade de mudanças metodológicas e/ou o reconhecimento do que está satisfatório para a construção de seus saberes. Revela-se, também, o desenvolvimento da capacidade crítica alcançada pelo educando, no instante em que ele se manifesta a favor ou contra seu próprio avanço da etapa na qual se encontra. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas públicas da rede municipal de São Leopoldo, RS. Como metodologia, utilizei a observação participante durante a realização dos Conselhos de Classe numa das escolas e a aplicação de questionários nos educandos das etapas finais (IV e V) da EJA. O Conselho de Classe Participativo (CCP) integra o sistema de avaliação da escola, estabelecendo seus momentos de fechamento final através da elaboração de um conceito descritivo, no qual o envolvimento e a participação de educador e educando torna-se uma referência fundamental que diagnostica a real convivência de aprendizagens entre ambos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T01:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72599 |
identifier_str_mv |
000884007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/1/000884007.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/2/000884007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72599/3/000884007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca52f972baed6b82edc0242886d6c248 c392e4677c30fc872a8958fa457660fa c54d1995ca446cf623d30ca0391badaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108849762304 |