O TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Ângelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/725
Resumo:  Intenta-se neste artigo fazer uma reflexão teórico metodológica sobre a importância do trabalho de campo na produção do conhecimento geográfico na contemporaneidade. Parte-se de alguns pressupostos de base, que norteiam a reflexão, baseada, sobretudo, na articulação entre conceitos, teorias e procedimentos metodológicos na Geografia. Em primeiro lugar, defendemos a idéia de que há uma especificidade disciplinar na discussão aqui proposta, própria à Geografia e à produção do conhecimento geográfico. Em segundo lugar, afirmamos a necessidade de revelar, através do trabalho de campo em Geografia, as diversas possibilidades de recortar, analisar e conceituar o espaço, de acordo com as questões, metas e objetivos definidos pelo sujeito que pesquisa. Como terceiro pressuposto, reafirma-se a necessidade de superação das dicotomias e ambigüidades características da Geografia. O trabalho de campo é instrumento chave para a superação dessas ambigüidades, não priorizando nem a análise dos chamados fatores naturais nem dos fatores humanos. Como quarto pressuposto afirma-se ainda que não pode haver separação entre teoria e metodologia, entre os conceitos e sua operacionalização através do trabalho de campo. Não desejando esgotar a riqueza e a complexidade do tema, ressalta-se ao final deste artigo a importância do trabalho de campo na Geografia, como base da pesquisa e da produção do conhecimento geográfico. A partir de pressupostos considerados fundamentais para uma reflexão teórico-epistemológica sobre o assunto, reafirma-se também a centralidade do conceito de espaço na Geografia, o que aponta para a necessidade de delimitação de espaços de conceituação, de modo a garantir a visibilidade dos fenômenos, não podendo haver hierarquia entre os diferentes recortes, que, em última instância, servem à explicitação das qualidades específicas dos fenômenos estudados por cada pesquisador. 
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