OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintaudi, Silvana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964
Resumo: O shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário.   
id AGB-SP1_e593fdca2eb438505f027f5d493e825f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/964
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANOShopping-centersvalorização espaço urbanoBrasilO shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário.   Boletim Paulista de Geografia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964Boletim Paulista de Geografia; n. 65 (1987); 29-482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964/856Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPintaudi, Silvana Maria2017-05-30T14:50:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/964Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-30T14:50:12Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
title OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
spellingShingle OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Pintaudi, Silvana Maria
Shopping-centers
valorização espaço urbano
Brasil
title_short OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
title_full OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
title_fullStr OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
title_full_unstemmed OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
title_sort OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
author Pintaudi, Silvana Maria
author_facet Pintaudi, Silvana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintaudi, Silvana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Shopping-centers
valorização espaço urbano
Brasil
topic Shopping-centers
valorização espaço urbano
Brasil
description O shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964/856
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 65 (1987); 29-48
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046015355355136