OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964 |
Resumo: | O shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário. |
id |
AGB-SP1_e593fdca2eb438505f027f5d493e825f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/964 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANOShopping-centersvalorização espaço urbanoBrasilO shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário. Boletim Paulista de Geografia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964Boletim Paulista de Geografia; n. 65 (1987); 29-482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964/856Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPintaudi, Silvana Maria2017-05-30T14:50:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/964Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-30T14:50:12Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
title |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
spellingShingle |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO Pintaudi, Silvana Maria Shopping-centers valorização espaço urbano Brasil |
title_short |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
title_full |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
title_fullStr |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
title_full_unstemmed |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
title_sort |
OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO |
author |
Pintaudi, Silvana Maria |
author_facet |
Pintaudi, Silvana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pintaudi, Silvana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shopping-centers valorização espaço urbano Brasil |
topic |
Shopping-centers valorização espaço urbano Brasil |
description |
O shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964/856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudi info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Silvana Maria Pintaudi |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 65 (1987); 29-48 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046015355355136 |