A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: COSTA, Vanessa Garrot de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Agulhas Negras
Texto Completo: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819
Resumo: O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem.
id AMAN-1_b2270ab0637350ca017355208446c169
oai_identifier_str oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article/7819
network_acronym_str AMAN-1
network_name_str Revista Agulhas Negras
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICOMOTIVAÇÃOCADETESACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRASEXÉRCITO BRASILEIROEDUCAÇÃOPSICOLOGIAASPECTOS PEDAGÓGICOSO presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. This article aims to contribute to the production of knowledge and reflections on pedagogical aspectsof the training of the combatant officer of the Brazilian Army. The scope of this study is the analysisof Cadet's motivation for the study and its influence on performance in follow-up evaluations and inthe perception of teaching and learning processes, more specifically in the Psychology Chair. Fromthe data obtained from a questionnaire applied to 2nd year cadets, groups with low, moderate andhigh motivation for the study stand out, and the comparison with performance in evaluations andperception of the pedagogical processes was performed. Finally, it was concluded that the levels ofmotivation for the study affect both the evaluation performance and the perception of theeffectiveness of the teaching and learning processes. Academia Militar das Agulhas Negras2020-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestextopeer-reviewedapplication/pdfhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819Revista Agulhas Negras; v. 3 n. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15Revista Agulhas Negras; Vol. 3 Núm. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15Revista Agulhas Negras; Vol. 3 No. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-152595-1084reponame:Revista Agulhas Negrasinstname:Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)instacron:AMANporhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819/6766RIBEIRO, Ricardo de Queiros BatistaCOSTA, Vanessa Garrot de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-17T20:33:03Zoai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article/7819Revistahttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/amanPUBhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/oaifreire.jo@eb.mil.br || barros.arlindo@eb.mil.br2595-10842595-1084opendoar:2021-06-17T20:33:03Revista Agulhas Negras - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
title A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista
MOTIVAÇÃO
CADETES
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
EXÉRCITO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
title_short A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
title_full A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
title_sort A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
author RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista
author_facet RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista
COSTA, Vanessa Garrot de Souza
author_role author
author2 COSTA, Vanessa Garrot de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista
COSTA, Vanessa Garrot de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv MOTIVAÇÃO
CADETES
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
EXÉRCITO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
topic MOTIVAÇÃO
CADETES
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
EXÉRCITO BRASILEIRO
EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
description O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
texto
peer-reviewed
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819
url http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819/6766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar das Agulhas Negras
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar das Agulhas Negras
dc.source.none.fl_str_mv Revista Agulhas Negras; v. 3 n. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15
Revista Agulhas Negras; Vol. 3 Núm. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15
Revista Agulhas Negras; Vol. 3 No. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15
2595-1084
reponame:Revista Agulhas Negras
instname:Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
instacron:AMAN
instname_str Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
instacron_str AMAN
institution AMAN
reponame_str Revista Agulhas Negras
collection Revista Agulhas Negras
repository.name.fl_str_mv Revista Agulhas Negras - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
repository.mail.fl_str_mv freire.jo@eb.mil.br || barros.arlindo@eb.mil.br
_version_ 1797042179629121537