A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Agulhas Negras |
Texto Completo: | http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. |
id |
AMAN-1_b2270ab0637350ca017355208446c169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article/7819 |
network_acronym_str |
AMAN-1 |
network_name_str |
Revista Agulhas Negras |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICOMOTIVAÇÃOCADETESACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRASEXÉRCITO BRASILEIROEDUCAÇÃOPSICOLOGIAASPECTOS PEDAGÓGICOSO presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. This article aims to contribute to the production of knowledge and reflections on pedagogical aspectsof the training of the combatant officer of the Brazilian Army. The scope of this study is the analysisof Cadet's motivation for the study and its influence on performance in follow-up evaluations and inthe perception of teaching and learning processes, more specifically in the Psychology Chair. Fromthe data obtained from a questionnaire applied to 2nd year cadets, groups with low, moderate andhigh motivation for the study stand out, and the comparison with performance in evaluations andperception of the pedagogical processes was performed. Finally, it was concluded that the levels ofmotivation for the study affect both the evaluation performance and the perception of theeffectiveness of the teaching and learning processes. Academia Militar das Agulhas Negras2020-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestextopeer-reviewedapplication/pdfhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819Revista Agulhas Negras; v. 3 n. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15Revista Agulhas Negras; Vol. 3 Núm. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15Revista Agulhas Negras; Vol. 3 No. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-152595-1084reponame:Revista Agulhas Negrasinstname:Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)instacron:AMANporhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819/6766RIBEIRO, Ricardo de Queiros BatistaCOSTA, Vanessa Garrot de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-17T20:33:03Zoai:meiramattos.eceme.ensino.eb.br:article/7819Revistahttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/amanPUBhttp://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/oaifreire.jo@eb.mil.br || barros.arlindo@eb.mil.br2595-10842595-1084opendoar:2021-06-17T20:33:03Revista Agulhas Negras - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
title |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista MOTIVAÇÃO CADETES ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS EXÉRCITO BRASILEIRO EDUCAÇÃO PSICOLOGIA ASPECTOS PEDAGÓGICOS |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO DO CADETE PARA ESTUDAR E SEU DESEMPENHO ACADÊMICO |
author |
RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista |
author_facet |
RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista COSTA, Vanessa Garrot de Souza |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Vanessa Garrot de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Ricardo de Queiros Batista COSTA, Vanessa Garrot de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOTIVAÇÃO CADETES ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS EXÉRCITO BRASILEIRO EDUCAÇÃO PSICOLOGIA ASPECTOS PEDAGÓGICOS |
topic |
MOTIVAÇÃO CADETES ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS EXÉRCITO BRASILEIRO EDUCAÇÃO PSICOLOGIA ASPECTOS PEDAGÓGICOS |
description |
O presente artigo propõe-se a contribuir para a produção de conhecimento e reflexões acerca deaspectos pedagógicos da formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Tem como objetivoa análise da motivação do Cadete para o estudo e sua influência no desempenho em avaliações deacompanhamento e na percepção dos processos de ensino e aprendizagem, mais especificamente nadisciplina de Psicologia. Dos dados obtidos, de questionário aplicado aos cadetes do 2º ano,destacaram-se grupos com baixa, moderada e alta motivação para o estudo e realizou-se ocomparativo com desempenho em avaliações e percepção dos processos pedagógicos. Por fim,concluiu-se que os níveis de motivação para o estudo afetam tanto o desempenho nas avaliações comoa percepção da eficácia dos processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto peer-reviewed |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819 |
url |
http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7819/6766 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar das Agulhas Negras |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar das Agulhas Negras |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Agulhas Negras; v. 3 n. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15 Revista Agulhas Negras; Vol. 3 Núm. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15 Revista Agulhas Negras; Vol. 3 No. 3 (2019): REVISTA AGULHAS NEGRAS; 5-15 2595-1084 reponame:Revista Agulhas Negras instname:Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) instacron:AMAN |
instname_str |
Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) |
instacron_str |
AMAN |
institution |
AMAN |
reponame_str |
Revista Agulhas Negras |
collection |
Revista Agulhas Negras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Agulhas Negras - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
freire.jo@eb.mil.br || barros.arlindo@eb.mil.br |
_version_ |
1797042179629121537 |