ESTRATÉGIAS DE COPING: AVALIAÇÃO DAS SITUAÇÕES INDUTORAS DE ESTRESSE NA AMAN PERANTE OS RECURSOS PESSOAIS DOS CADETES DO CURSO DE COMUNICAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GRUPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAMBERG, Willian Bueno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PINTO, George Hamilton de Souza, NOGUEIRA, Atílio Sozzi, SOUZA, Marcos Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Agulhas Negras
Texto Completo: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/7820
Resumo: As estratégias de coping ou estratégias de enfrentamento são entendidas como o conjunto deestratégias utilizadas pelo indivíduo para enfrentar situações avaliadas como excessivas e asconsequentes reações emocionais causadas por elas. Na formação militar, utilizar adequadamente asestratégias de coping é fator primordial. O objetivo do estudo foi identificar, através da EscalaToulousiana de Coping, como os cadetes utilizam tais estratégias, descobrir quais são as principaissituações indutoras de estresse e analisar se as estratégias de coping parecidas podem influenciar nainteração do indivíduo com o grupo. Participaram 111 cadetes do sexo masculino, do Curso deComunicações (C Com). Foi preenchido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) eos seguintes instrumentos de pesquisa foram respondidos online: Escala de Coping Toulousianaadaptada ao Universo de cadetes da AMAN e a Escala de Estresse Percebido. O primeiro estudo,sobre as situações que induzem o estresse nos cadetes do C Com permitiu identificar as situações nasquais o cadete primariamente considera como capazes de excederem seus próprios recursos. O estudodas estratégias de coping permitiu descrever o conjunto de esforços comportamentais e cognitivosutilizados a fim de enfrentar essas circunstâncias estressantes. O estudo da influência das estratégiasde coping na organização em grupos permitiu, primeiramente, levantar os cadetes com melhoresíndices, âmbito C Com e entender qual é o nível de coping destes cadetes, comparando-os com orestante do curso, de forma que uma segunda análise permitiu apontar um fator das estratégias decoping capaz de influenciar a formação de grupos.
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