Profissionalização e educação militar: Um Estudo a Partir da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Amélia Penido
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34257
Resumo: Estudiosos das relações entre civis e militares enfocaram a profissionalização como uma chave de entendimento, capaz, até mesmo, de neutralizar a ação dos militares na política. De fato, a partir da profissionalização, as Forças Armadas adquirem características - como o espírito de corpo e a habilidade para a administração da força do Estado - que as transformam em uma instituição distinta das demais, cuja relação com o Estado e os civis não é sempre harmônica. Entretanto, tomando em conta a história do Brasil, a cultura política do povo, as inúmeras intervenções diretas dos militares na política, as relações entre civis e militares existentes neste território, entre outras questões, percebe-se que a profissionalização não pode ser objeto de um receituário único, pois ela transige segundo diversas variáveis internas e externas. Dessa maneira, é possível falar em uma profissionalização à brasileira. A principal ferramenta para a profissionalização é a educação militar, processo que se dá baseado em aspectos formais (como o currículo e conteúdos) e informais (símbolos e tradições). As escolas são, portanto, um espaço de ensino técnico, doutrinário e também de ressocialização do cadete. Com o fim da Guerra Fria e a redemocratização do Brasil, as ameaças à segurança e as possibilidades de emprego militar têm se transformado e, junto com elas, crescido os desafios para formar um oficial preparado para o futuro. Esta pesquisa teve como objetivo discutir, a partir do estudo da Academia Militar das Agulhas Negras, como a educação militar contribui para o processo de profissionalização dos oficiais brasileiros atualmente. Neste sentido, além desse debate teórico, foi feita análise quantitativa e qualitativa da Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), escolhida por se tratar do primeiro nível da formação dos futuros generais do Brasil. A educação militar em um país com as características brasileiras deve ter duas preocupações: uma formação técnica compatível com as necessidades de defesa e segurança do Estado e a identificação das Forças Armadas com o restante da sociedade, promovendo uma cultura democrática e voltada para a paz. Neste trabalho, concluiu-se que pensar uma educação que atenda a essas duas finalidades só é possível a partir de um novo paradigma para as relações entre civis e militares modernas, pautado pela cooperação e pelo controle público dos assuntos de Defesa.
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Entretanto, tomando em conta a história do Brasil, a cultura política do povo, as inúmeras intervenções diretas dos militares na política, as relações entre civis e militares existentes neste território, entre outras questões, percebe-se que a profissionalização não pode ser objeto de um receituário único, pois ela transige segundo diversas variáveis internas e externas. Dessa maneira, é possível falar em uma profissionalização à brasileira. A principal ferramenta para a profissionalização é a educação militar, processo que se dá baseado em aspectos formais (como o currículo e conteúdos) e informais (símbolos e tradições). As escolas são, portanto, um espaço de ensino técnico, doutrinário e também de ressocialização do cadete. Com o fim da Guerra Fria e a redemocratização do Brasil, as ameaças à segurança e as possibilidades de emprego militar têm se transformado e, junto com elas, crescido os desafios para formar um oficial preparado para o futuro. Esta pesquisa teve como objetivo discutir, a partir do estudo da Academia Militar das Agulhas Negras, como a educação militar contribui para o processo de profissionalização dos oficiais brasileiros atualmente. Neste sentido, além desse debate teórico, foi feita análise quantitativa e qualitativa da Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), escolhida por se tratar do primeiro nível da formação dos futuros generais do Brasil. A educação militar em um país com as características brasileiras deve ter duas preocupações: uma formação técnica compatível com as necessidades de defesa e segurança do Estado e a identificação das Forças Armadas com o restante da sociedade, promovendo uma cultura democrática e voltada para a paz. Neste trabalho, concluiu-se que pensar uma educação que atenda a essas duas finalidades só é possível a partir de um novo paradigma para as relações entre civis e militares modernas, pautado pela cooperação e pelo controle público dos assuntos de Defesa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorScholars of civilian-military relations focused on professionalization as a key of understanding capable of even counteracting the action of the military in politics. In fact, through professionalization, the Armed Forces acquire features – such as the esprit de corps and the ability for administration of state power – that turn them into a separate institution from the others, whose relationship with the State and civilians is not always harmonious. However, taking into account the history of Brazil, the political culture of the people, the numerous direct interventions of the military in politics, relations between civilians and military existing in this territory, among other issues, one realizes that professionalization cannot be the object of a single prescription, because it compromises according to several internal and external variables. Thus, it is possible to refer to a Brazilian style profissionalization. The main tool for professionalization is military education, a process that takes place based on formal aspects (such as curriculum and contents) and on informal ones (symbols and traditions). Schools are, therefore, a space for technical and doctrinal education, as well as resocialization for the cadet. Since the end of the Cold War and Brazil‟s redemocratization, security threats and military employment opportunities have changed, along with growing challenges to form an official prepared for the future. This research aimed to discuss, based on the study of the Military Academy of Agulhas Negras (Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN), how military education contributes currently to the process of professionalization of Brazilian officials. In this sense, beyond the theoretical debate emphasized above, we performed a quantitative and qualitative analysis of the AMAN, chosen for being the first level of training of future generals in Brazil. Military education in a country with Brazilian features should have two concerns: technical training compatible with State defense and security needs, and identification of the Armed Forces with the rest of society, promoting a democratic and peace-oriented culture. In this work, it was concluded that thinking an education that meets those two purposes is only possible from a new paradigm for modern relations between civilians and military, marked by cooperation and public control of Defense issues.180 p.Costa, Frederico Carlos de Sáhttp://lattes.cnpq.br/5765340713831252Freixo, Adriano dehttp://lattes.cnpq.br/9900636572166116Mathias, Suzeley Kalilhttp://lattes.cnpq.br/4199391566417502http://lattes.cnpq.br/1510929597332013Oliveira, Ana Amélia Penido2024-08-19T12:05:56Z2024-08-19T12:05:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Amélia Penido. Profissionalização e educação militar: Um Estudo a Partir da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34257CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-19T12:06:00Zoai:app.uff.br:1/34257Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T12:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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