Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Rafael Fabiano Machado
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mombach,Rômulo, Zen,Paulo Ricardo Gazzola, Graziadio,Carla, Paskulin,Giorgio Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000400021
Resumo: OBJETIVO: A síndrome do olho do gato é considerada uma doença cromossômica rara e fenotipicamente bastante variável. O objetivo deste trabalho foi descrever as características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome avaliada em nosso serviço. MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, seis pacientes com diagnóstico de síndrome do olho do gato. Todos eles apresentavam cariótipo com a presença de um cromossomo marcador adicional, inv dup(22)(pter-&gt;q11.2::q11.2-&gt;pter). Um deles, ainda, possuía mosacismo com uma linhagem com constituição cromossômica normal. A partir dos prontuários médicos foram coletados dados clínicos e de evolução dos pacientes. Para comparação entre as frequências encontradas em nosso estudo e a literatura foi utilizado o teste exato de Fisher (P<0,05). RESULTADOS: As principais anormalidades encontradas foram os apêndices/fossetas pré-auriculares e a imperfuração anal (ambas observadas em 83% dos casos). O coloboma de íris, um achado importante da síndrome, foi verificado em dois casos (33%). Cardiopatia congênita, por sua vez, foi observada em quatro pacientes (67%), sendo o principal defeito a comunicação interatrial (75%). Achados incomuns incluíram a microssomia hemifacial associada à microtia, além da atresia de vias biliares. Quanto à evolução clínica, apenas um dos pacientes foi a óbito, sendo que este ocorreu secundário a um quadro de quilotórax e sepse. CONCLUSÃO: O fenótipo observado na síndrome do olho do gato é bastante variável e pode se sobrepor àquele do espectro óculo-aurículo-vertebral. Apesar dos indivíduos apresentarem usualmente um bom prognóstico, incluindo do ponto de vista neurológico, acreditamos que todo paciente com a síndrome deveria ser precocemente avaliado quanto à presença de malformações cardíacas, biliares e anorretais. Isto evitaria possíveis complicações, incluindo o óbito.
id AMB-1_0bc5f2443d147565caf897fd0337a6d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-42302010000400021
network_acronym_str AMB-1
network_name_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gatoCromossomos Humanos par 22MosaicismoSíndrome de goldenharAssimetria facialOBJETIVO: A síndrome do olho do gato é considerada uma doença cromossômica rara e fenotipicamente bastante variável. O objetivo deste trabalho foi descrever as características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome avaliada em nosso serviço. MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, seis pacientes com diagnóstico de síndrome do olho do gato. Todos eles apresentavam cariótipo com a presença de um cromossomo marcador adicional, inv dup(22)(pter-&gt;q11.2::q11.2-&gt;pter). Um deles, ainda, possuía mosacismo com uma linhagem com constituição cromossômica normal. A partir dos prontuários médicos foram coletados dados clínicos e de evolução dos pacientes. Para comparação entre as frequências encontradas em nosso estudo e a literatura foi utilizado o teste exato de Fisher (P<0,05). RESULTADOS: As principais anormalidades encontradas foram os apêndices/fossetas pré-auriculares e a imperfuração anal (ambas observadas em 83% dos casos). O coloboma de íris, um achado importante da síndrome, foi verificado em dois casos (33%). Cardiopatia congênita, por sua vez, foi observada em quatro pacientes (67%), sendo o principal defeito a comunicação interatrial (75%). Achados incomuns incluíram a microssomia hemifacial associada à microtia, além da atresia de vias biliares. Quanto à evolução clínica, apenas um dos pacientes foi a óbito, sendo que este ocorreu secundário a um quadro de quilotórax e sepse. CONCLUSÃO: O fenótipo observado na síndrome do olho do gato é bastante variável e pode se sobrepor àquele do espectro óculo-aurículo-vertebral. Apesar dos indivíduos apresentarem usualmente um bom prognóstico, incluindo do ponto de vista neurológico, acreditamos que todo paciente com a síndrome deveria ser precocemente avaliado quanto à presença de malformações cardíacas, biliares e anorretais. Isto evitaria possíveis complicações, incluindo o óbito.Associação Médica Brasileira2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000400021Revista da Associação Médica Brasileira v.56 n.4 2010reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)instname:Associação Médica Brasileira (AMB)instacron:AMB10.1590/S0104-42302010000400021info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Rafael Fabiano MachadoMombach,RômuloZen,Paulo Ricardo GazzolaGraziadio,CarlaPaskulin,Giorgio Adrianopor2010-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0104-42302010000400021Revistahttps://ramb.amb.org.br/ultimas-edicoes/#https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ramb@amb.org.br1806-92820104-4230opendoar:2010-11-12T00:00Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)false
dc.title.none.fl_str_mv Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
title Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
spellingShingle Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
Rosa,Rafael Fabiano Machado
Cromossomos Humanos par 22
Mosaicismo
Síndrome de goldenhar
Assimetria facial
title_short Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
title_full Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
title_fullStr Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
title_full_unstemmed Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
title_sort Características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome do olho do gato
author Rosa,Rafael Fabiano Machado
author_facet Rosa,Rafael Fabiano Machado
Mombach,Rômulo
Zen,Paulo Ricardo Gazzola
Graziadio,Carla
Paskulin,Giorgio Adriano
author_role author
author2 Mombach,Rômulo
Zen,Paulo Ricardo Gazzola
Graziadio,Carla
Paskulin,Giorgio Adriano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Rafael Fabiano Machado
Mombach,Rômulo
Zen,Paulo Ricardo Gazzola
Graziadio,Carla
Paskulin,Giorgio Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Cromossomos Humanos par 22
Mosaicismo
Síndrome de goldenhar
Assimetria facial
topic Cromossomos Humanos par 22
Mosaicismo
Síndrome de goldenhar
Assimetria facial
description OBJETIVO: A síndrome do olho do gato é considerada uma doença cromossômica rara e fenotipicamente bastante variável. O objetivo deste trabalho foi descrever as características clínicas de uma amostra de pacientes com a síndrome avaliada em nosso serviço. MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, seis pacientes com diagnóstico de síndrome do olho do gato. Todos eles apresentavam cariótipo com a presença de um cromossomo marcador adicional, inv dup(22)(pter-&gt;q11.2::q11.2-&gt;pter). Um deles, ainda, possuía mosacismo com uma linhagem com constituição cromossômica normal. A partir dos prontuários médicos foram coletados dados clínicos e de evolução dos pacientes. Para comparação entre as frequências encontradas em nosso estudo e a literatura foi utilizado o teste exato de Fisher (P<0,05). RESULTADOS: As principais anormalidades encontradas foram os apêndices/fossetas pré-auriculares e a imperfuração anal (ambas observadas em 83% dos casos). O coloboma de íris, um achado importante da síndrome, foi verificado em dois casos (33%). Cardiopatia congênita, por sua vez, foi observada em quatro pacientes (67%), sendo o principal defeito a comunicação interatrial (75%). Achados incomuns incluíram a microssomia hemifacial associada à microtia, além da atresia de vias biliares. Quanto à evolução clínica, apenas um dos pacientes foi a óbito, sendo que este ocorreu secundário a um quadro de quilotórax e sepse. CONCLUSÃO: O fenótipo observado na síndrome do olho do gato é bastante variável e pode se sobrepor àquele do espectro óculo-aurículo-vertebral. Apesar dos indivíduos apresentarem usualmente um bom prognóstico, incluindo do ponto de vista neurológico, acreditamos que todo paciente com a síndrome deveria ser precocemente avaliado quanto à presença de malformações cardíacas, biliares e anorretais. Isto evitaria possíveis complicações, incluindo o óbito.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000400021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-42302010000400021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
publisher.none.fl_str_mv Associação Médica Brasileira
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira v.56 n.4 2010
reponame:Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
instname:Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron:AMB
instname_str Associação Médica Brasileira (AMB)
instacron_str AMB
institution AMB
reponame_str Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
collection Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Associação Médica Brasileira (Online) - Associação Médica Brasileira (AMB)
repository.mail.fl_str_mv ||ramb@amb.org.br
_version_ 1754212829301309440