Sobrepeso: uma nova realidade no estado nutricional de pré-escolares de Natal, RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Anna Christina do Nascimento Granjeiro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Brasil,Lana do Monte Paula, Maranhão,Hélcio de S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Associação Médica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000400015
Resumo: OBJETIVO: Determinar a prevalência do excesso de peso em pré-escolares na cidade de Natal e analisar as variáveis envolvidas como: gênero, idade, tipo de escola (pública e privada) e zonas da cidade. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em 20 escolas e creches públicas e 20 escolas privadas, na cidade de Natal, no período de agosto a dezembro de 2004. Foram analisadas 3721 crianças de 2 a 6 anos. Considerou-se como excesso de peso todas as crianças com IMC > percentil 85 e sobrepeso aquelas com IMC > percentil 95. RESULTADOS: A prevalência de excesso de peso encontrada foi 26,5% (IC95%= 24,4-28,9), sendo 14,1% (IC95%=13,0-15,3) risco de sobrepeso e 12,4% (IC95%=11,4-13,6) sobrepeso. Foi observada maior prevalência de sobrepeso no gênero masculino (13,9%, IC95%=12,4-15,6), que no feminino (10,8%, IC95%=9,4-12,4) (p<0,01, Razão de prevalência [RP]=1,29, IC95%=1,08-1,53). O excesso de peso foi encontrado em 19,7% (IC95%=17,1-22,7) dos alunos da rede pública e em 32,5% (IC95%=29,3-35,9) da rede privada (p<0,01, RP=1,64, IC95%=1,47-1,84). Já as prevalências de sobrepeso foram 7,1% (IC95%=6,0-8,4) e 17,1% (IC95%=15,5-18,8), respectivamente (p<0,01, RP=2,41, IC95%=1,98-2,93). As zonas Leste + Sul, áreas com melhor índice de qualidade de vida da cidade, apresentaram maiores percentuais de excesso de peso (p<0,01) e sobrepeso (p<0,01). CONCLUSÃO: A prevalência do excesso de peso e sobrepeso em pré-escolares na cidade de Natal é alta, principalmente nas escolas privadas, demonstrando a necessidade de implantação de programas de prevenção e intervenção, a partir da educação infantil.
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