Ventilação mecânica no intra-operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auler Junior,José Otávio Costa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Galas,Filomena Regina Barbosa Gomes, Hajjar,Ludhmila Abrahão, Franca,Suelene Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000300022
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em 2000, foi publicado o II Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. Desde então, o conhecimento na área da ventilação mecânica avançou rapidamente, com a publicação de inúmeros estudos clínicos que acrescentaram informações importantes para o manuseio de pacientes críticos em ventilação artificial. Além disso, a expansão do conceito de Medicina Baseada em Evidências determinou a hierarquização das recomendações clínicas, segundo o rigor do método dos estudos que os embasaram. Essa abordagem explícita vem ampliando a compreensão e a aplicação das recomendações clínicas. Por esses motivos, a AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira - e a SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - julgaram conveniente a atualização das recomendações descritas no Consenso anterior. Dentre os tópicos selecionados a Ventilação Mecânica no Intra-Operatório foi um dos temas propostos. O objetivo foi descrever os pontos mais importantes relacionados à ventilação mecânica no período intra-operatório. MÉTODO: Objetivou-se chegar a um documento suficientemente sintético, que refletisse a melhor evidência disponível na literatura. A revisão bibliográfica baseou-se na busca de estudos através de palavras-chave e em sua gradação conforme níveis de evidência. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: mechanical ventilation, perioperative e anesthesia. RESULTADOS: São apresentadas recomendações quanto à prevenção de complicações, as modalidades ventilatórias que podem ser aplicadas durante a anestesia e as manobras pós-operatórias para aumento do volume pulmonar. CONCLUSÕES: A atelectasia pulmonar tem se mostrado uma complicação freqüente no intra-operatório, assim técnicas de ventilação mecânica têm sido introduzidas visando a redução nessas complicações.
id AMIB-1_25245b64decdc8aa03d34082c07ee956
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-507X2007000300022
network_acronym_str AMIB-1
network_name_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository_id_str
spelling Ventilação mecânica no intra-operatórioAnestesiaComplicaçõesIntra-OperatórioVentilação MecânicaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em 2000, foi publicado o II Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. Desde então, o conhecimento na área da ventilação mecânica avançou rapidamente, com a publicação de inúmeros estudos clínicos que acrescentaram informações importantes para o manuseio de pacientes críticos em ventilação artificial. Além disso, a expansão do conceito de Medicina Baseada em Evidências determinou a hierarquização das recomendações clínicas, segundo o rigor do método dos estudos que os embasaram. Essa abordagem explícita vem ampliando a compreensão e a aplicação das recomendações clínicas. Por esses motivos, a AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira - e a SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - julgaram conveniente a atualização das recomendações descritas no Consenso anterior. Dentre os tópicos selecionados a Ventilação Mecânica no Intra-Operatório foi um dos temas propostos. O objetivo foi descrever os pontos mais importantes relacionados à ventilação mecânica no período intra-operatório. MÉTODO: Objetivou-se chegar a um documento suficientemente sintético, que refletisse a melhor evidência disponível na literatura. A revisão bibliográfica baseou-se na busca de estudos através de palavras-chave e em sua gradação conforme níveis de evidência. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: mechanical ventilation, perioperative e anesthesia. RESULTADOS: São apresentadas recomendações quanto à prevenção de complicações, as modalidades ventilatórias que podem ser aplicadas durante a anestesia e as manobras pós-operatórias para aumento do volume pulmonar. CONCLUSÕES: A atelectasia pulmonar tem se mostrado uma complicação freqüente no intra-operatório, assim técnicas de ventilação mecânica têm sido introduzidas visando a redução nessas complicações.Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000300022Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.3 2007reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)instacron:AMIB10.1590/S0103-507X2007000300022info:eu-repo/semantics/openAccessAuler Junior,José Otávio CostaGalas,Filomena Regina Barbosa GomesHajjar,Ludhmila AbrahãoFranca,Suelene Airespor2007-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0103-507X2007000300022Revistahttp://www.scielo.br/rbtihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdiretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br1982-43350103-507Xopendoar:2007-11-30T00:00Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ventilação mecânica no intra-operatório
title Ventilação mecânica no intra-operatório
spellingShingle Ventilação mecânica no intra-operatório
Auler Junior,José Otávio Costa
Anestesia
Complicações
Intra-Operatório
Ventilação Mecânica
title_short Ventilação mecânica no intra-operatório
title_full Ventilação mecânica no intra-operatório
title_fullStr Ventilação mecânica no intra-operatório
title_full_unstemmed Ventilação mecânica no intra-operatório
title_sort Ventilação mecânica no intra-operatório
author Auler Junior,José Otávio Costa
author_facet Auler Junior,José Otávio Costa
Galas,Filomena Regina Barbosa Gomes
Hajjar,Ludhmila Abrahão
Franca,Suelene Aires
author_role author
author2 Galas,Filomena Regina Barbosa Gomes
Hajjar,Ludhmila Abrahão
Franca,Suelene Aires
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auler Junior,José Otávio Costa
Galas,Filomena Regina Barbosa Gomes
Hajjar,Ludhmila Abrahão
Franca,Suelene Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Anestesia
Complicações
Intra-Operatório
Ventilação Mecânica
topic Anestesia
Complicações
Intra-Operatório
Ventilação Mecânica
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Em 2000, foi publicado o II Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. Desde então, o conhecimento na área da ventilação mecânica avançou rapidamente, com a publicação de inúmeros estudos clínicos que acrescentaram informações importantes para o manuseio de pacientes críticos em ventilação artificial. Além disso, a expansão do conceito de Medicina Baseada em Evidências determinou a hierarquização das recomendações clínicas, segundo o rigor do método dos estudos que os embasaram. Essa abordagem explícita vem ampliando a compreensão e a aplicação das recomendações clínicas. Por esses motivos, a AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira - e a SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - julgaram conveniente a atualização das recomendações descritas no Consenso anterior. Dentre os tópicos selecionados a Ventilação Mecânica no Intra-Operatório foi um dos temas propostos. O objetivo foi descrever os pontos mais importantes relacionados à ventilação mecânica no período intra-operatório. MÉTODO: Objetivou-se chegar a um documento suficientemente sintético, que refletisse a melhor evidência disponível na literatura. A revisão bibliográfica baseou-se na busca de estudos através de palavras-chave e em sua gradação conforme níveis de evidência. As palavras-chave utilizadas para a busca foram: mechanical ventilation, perioperative e anesthesia. RESULTADOS: São apresentadas recomendações quanto à prevenção de complicações, as modalidades ventilatórias que podem ser aplicadas durante a anestesia e as manobras pós-operatórias para aumento do volume pulmonar. CONCLUSÕES: A atelectasia pulmonar tem se mostrado uma complicação freqüente no intra-operatório, assim técnicas de ventilação mecânica têm sido introduzidas visando a redução nessas complicações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000300022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2007000300022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-507X2007000300022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
publisher.none.fl_str_mv Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Terapia Intensiva v.19 n.3 2007
reponame:Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
instname:Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron:AMIB
instname_str Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
instacron_str AMIB
institution AMIB
reponame_str Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
collection Revista brasileira de terapia intensiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de terapia intensiva (Online) - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@amib.org.br||rbti.artigos@amib.org.br
_version_ 1754212856584208384