MANIFESTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/223 |
Resumo: | A Orientação Empreendedora constitui importante tema de estudo no contexto organizacional. Porém, em organizações sem fins lucrativos, esse conceito ainda não está adequadamente estabelecido. Nesse sentido, este artigo busca analisar a manifestação da Orientação Empreendedora nas ações de uma organização sem fins lucrativos à luz do modelo de Morris, Webb e Franklin (2011). Os resultados permitiram identificar a manifestação das dimensões inovatividade, proatividade e assunção de riscos nas ações realizadas pela organização diante das suas necessidades ou busca pelas oportunidades (motivação, processos e resultados). Conclui-se que a organização é “socialmente e comercialmente empreendedora”, pois tem enfatizado o empreendedorismo tanto em relação à sua missão social e como ela é alcançada, quanto às parcerias comerciais com organizações públicas e privada. |
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MANIFESTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOSOrientação EmpreendedoraEmpreendedorismoOrganizações sem fins lucrativosAssociações de Profissionais Médicos.A Orientação Empreendedora constitui importante tema de estudo no contexto organizacional. Porém, em organizações sem fins lucrativos, esse conceito ainda não está adequadamente estabelecido. Nesse sentido, este artigo busca analisar a manifestação da Orientação Empreendedora nas ações de uma organização sem fins lucrativos à luz do modelo de Morris, Webb e Franklin (2011). Os resultados permitiram identificar a manifestação das dimensões inovatividade, proatividade e assunção de riscos nas ações realizadas pela organização diante das suas necessidades ou busca pelas oportunidades (motivação, processos e resultados). Conclui-se que a organização é “socialmente e comercialmente empreendedora”, pois tem enfatizado o empreendedorismo tanto em relação à sua missão social e como ela é alcançada, quanto às parcerias comerciais com organizações públicas e privada.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/22310.14211/regepe.v4i2.223REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 No. 2 (2015): May/Aug.; 66-95REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 Núm. 2 (2015): mayo/ago.; 66-95REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 4 n. 2 (2015): maio/ago.; 66-952965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/223/pdfLacerda, Fabrício MartinsBelfort, Ana ClaudiaMartens, Cristina Dai Práinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:09:23Zoai:ojs.regepe.org.br:article/223Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:09:23Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
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