Empreendedorismo social e desempenho organizacional: um estudo aplicado às organizações sem fins lucrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2816
Resumo: O empreendedorismo social tem assumido, nas últimas décadas, um protagonismo visível em vários domínios da sociedade. é este o motivo que justifica o propósito do presente estudo, em que se pretende analisar o papel do empreendedorismo social na configuração de diferentes padrões de desempenho, no sector das organizações sem fins lucrativos. Adoptou-se um design de estudo de caso, em que foram analisados seis casos realizados sequencialmente no tempo. Os resultados deste estudo demonstram que o empreendedorismo social é traduzido em inovação de actividades ou iniciativas, no estado de alerta para possíveis oportunidades e pela propensão para projectos com um risco calculado, com vista à concretização da missão social e prossecução dos objectivos sociais das organizações. Neste sentido, confirma-se que a adopção de um comportamento empreendedor promove efectivamente um desempenho superior em organizações que respondem ao crescente desafio de criar valor social. Social entrepreneurship has assumed in recent decades, a visible role in various fields of society. That is the reason that justifies the purpose of this study, which aims to examine the role of social entrepreneurship in setting different standards of performance in the field of nonprofit organizations. It was adopted a case study design, in which six cases were analyzed sequentially in time. The results of this study demonstrate that social entrepreneurship is translated into innovation activities or initiatives, in the state of alert for possible opportunities and the propensity for projects with a calculated risk, for the achievement of social mission and achieving social objectives of organizations. In this sense, it is confirmed that the adoption of entrepreneurial behavior actually promotes superior performance in organizations that respond to the growing challenge of creating social value.
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