COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Ana Eliza Galvão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira, Thaís Barbosa, Ferreira, Cristiane de Melo, Araújo, Afrânio Galdino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/342
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência.  A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.
id ANEGEPE_766efe1627f9021d3c3d5e7a8978d5b3
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/342
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RNEmpreendedorismo femininoAspectos cognitivosAspectos afetivos.Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência.  A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2016-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/34210.14211/regepe.v5i2.342REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 24-50REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 24-50REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 24-502965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/342/pdfCortez, Ana Eliza GalvãoFerreira, Thaís BarbosaFerreira, Cristiane de MeloAraújo, Afrânio Galdinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:08:37Zoai:ojs.regepe.org.br:article/342Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:08:37Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
title COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
spellingShingle COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
Cortez, Ana Eliza Galvão
Empreendedorismo feminino
Aspectos cognitivos
Aspectos afetivos.
title_short COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
title_full COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
title_fullStr COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
title_full_unstemmed COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
title_sort COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
author Cortez, Ana Eliza Galvão
author_facet Cortez, Ana Eliza Galvão
Ferreira, Thaís Barbosa
Ferreira, Cristiane de Melo
Araújo, Afrânio Galdino
author_role author
author2 Ferreira, Thaís Barbosa
Ferreira, Cristiane de Melo
Araújo, Afrânio Galdino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Ana Eliza Galvão
Ferreira, Thaís Barbosa
Ferreira, Cristiane de Melo
Araújo, Afrânio Galdino
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo feminino
Aspectos cognitivos
Aspectos afetivos.
topic Empreendedorismo feminino
Aspectos cognitivos
Aspectos afetivos.
description Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência.  A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/342
10.14211/regepe.v5i2.342
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/342
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v5i2.342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/342/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 2 (2016): May/Aug.; 24-50
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 2 (2016): mayo/ago.; 24-50
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 2 (2016): maio/ago.; 24-50
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217371918336