A influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento do negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Ana Eliza Galvão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21561
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a explicar como os aspectos cognitivos e afetivos influenciam as ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento de um negócio. Para tal, norteia-se por um modelo que sugere que os aspectos afetivos são mais influentes nas ações dos empreendedores nas fases iniciais de um empreendimento e, à medida que a este se desenvolve, os fatores cognitivos se tornam mais presentes. Visando melhor demarcar tais períodos de evolução foi integrado uma abordagem que aponta cinco fases de desenvolvimento de um negócio. No referencial teórico são tratados o empreendedorismo e a particularidade das mulheres nessa temática, os atributos do empreendedor e as características de cada fase de desenvolvimento de um negócio. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostragem é não probabilística, selecionada de forma intencional entre as empreendedoras da cidade de Currais Novos, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte. Foram selecionadas duas mulheres a frente de negócios classificados em cada uma das cinco fases sendo, portanto, realizadas dez entrevistas do tipo semiestruturadas. A técnica utilizada para a análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo temática que consiste em identificar os núcleos de sentido que compõem a comunicação em análise e cuja presença ou frequência de aparição representam algum significado sobre o objetivo analítico escolhido. Dentre os resultados obtidos a pesquisa identificou que na fase de nascimento as empreendedoras investigadas agem influenciadas por aspectos afetivos, tais como independência, paixão pelo empreendimento e vontade de fazer o que gostam e nas fases seguintes, quando há a percepção da necessidade de uma melhor organização, o planejamento, estabelecimento de metas e formação de parcerias passam a ser buscados. Ademais, aspectos como perseverança, iniciativa, coragem e a realização por fazer o que gosta permanecem influenciando, trazendo a conclusão de que a influência dos aspectos cognitivos ascende, todavia juntamente com a influência dos aspectos afetivos. A realização desta pesquisa confirma a relevância do modelo proposto, tanto com relação aos aspectos cognitivos e afetivos sugeridos, que foram realmente identificados como pertinentes às ações dos empreendedores, como com relação à variação desses aspectos no desenvolvimento dos empreendimentos. Das entrevistas realizadas emergiu o medo como um aspecto afetivo que permeia a ação das empreendedoras na fase de renovação e a capacidade de negociação, como um aspecto cognitivo evidenciado pelas empreendedoras da fase de declínio, sugerindo-se a incorporação desses dois aspectos em estudos futuros que tratem dessa relação em empreendedores.
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Para tal, norteia-se por um modelo que sugere que os aspectos afetivos são mais influentes nas ações dos empreendedores nas fases iniciais de um empreendimento e, à medida que a este se desenvolve, os fatores cognitivos se tornam mais presentes. Visando melhor demarcar tais períodos de evolução foi integrado uma abordagem que aponta cinco fases de desenvolvimento de um negócio. No referencial teórico são tratados o empreendedorismo e a particularidade das mulheres nessa temática, os atributos do empreendedor e as características de cada fase de desenvolvimento de um negócio. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostragem é não probabilística, selecionada de forma intencional entre as empreendedoras da cidade de Currais Novos, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte. Foram selecionadas duas mulheres a frente de negócios classificados em cada uma das cinco fases sendo, portanto, realizadas dez entrevistas do tipo semiestruturadas. A técnica utilizada para a análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo temática que consiste em identificar os núcleos de sentido que compõem a comunicação em análise e cuja presença ou frequência de aparição representam algum significado sobre o objetivo analítico escolhido. Dentre os resultados obtidos a pesquisa identificou que na fase de nascimento as empreendedoras investigadas agem influenciadas por aspectos afetivos, tais como independência, paixão pelo empreendimento e vontade de fazer o que gostam e nas fases seguintes, quando há a percepção da necessidade de uma melhor organização, o planejamento, estabelecimento de metas e formação de parcerias passam a ser buscados. Ademais, aspectos como perseverança, iniciativa, coragem e a realização por fazer o que gosta permanecem influenciando, trazendo a conclusão de que a influência dos aspectos cognitivos ascende, todavia juntamente com a influência dos aspectos afetivos. A realização desta pesquisa confirma a relevância do modelo proposto, tanto com relação aos aspectos cognitivos e afetivos sugeridos, que foram realmente identificados como pertinentes às ações dos empreendedores, como com relação à variação desses aspectos no desenvolvimento dos empreendimentos. Das entrevistas realizadas emergiu o medo como um aspecto afetivo que permeia a ação das empreendedoras na fase de renovação e a capacidade de negociação, como um aspecto cognitivo evidenciado pelas empreendedoras da fase de declínio, sugerindo-se a incorporação desses dois aspectos em estudos futuros que tratem dessa relação em empreendedores.The present research aims to explain how cognitive and affective aspects influence the actions of entrepreneurs women at different stages of development of a business. Due to this direction, it is guided by a model that suggests that the affective aspects are most influential in the actions of entrepreneurs in the early stages of a project and, as this develops, cognitive factors become more present. To better demarcate such periods of evolution, an approach that identifies five stages of development of a business has been integrated. In the theoretical framework are treated entrepreneurship and the particularity of women in this theme, the entrepreneurial attributes and characteristics of each development phase of a business. In methodological terms, this is an exploratory study of a qualitative nature. The sampling is not probabilistic, selected intentionally between the entrepreneurs of the city of Currais Novos, which is in the Seridó region of Rio Grande do Norte State. Two women leading businesses were selected into each of the five stages, resulting ten semistructured interviews type. The technique used for qualitative data analysis was the thematic content analysis which identify the units of meaning that make up the communication in question and whose presence or appearance frequency represent any significance on the chosen analytical objective. Among the results, this survey found that in the birth stage the investigated entrepreneurs act influenced by emotional aspects, such as independence, passion for entrepreneurship and willingness to do what they like and in the following stages, when there is a perceived need for better organization , planning, goal setting and training partnerships become sought. In addition, aspects such as perseverance, initiative, courage and achievement by doing what you love remain influencing, bringing the conclusion that the influence of cognitive grows, but with the influence of affective aspects. This research confirms the relevance of the proposed model, both leading to cognitive and affective aspects suggested, that were actually identified as relevant to the actions of entrepreneurs, as the variation of these aspects in the development of enterprises. The interviews emerged fear as an emotional aspect that permeates the action of entrepreneurs in the renewal phase and negotiation skills, as a cognitive aspect highlighted by the entrepreneurial decline phase, suggesting the incorporation of these two aspects in future studies that explain this relationship between entrepreneurs.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmpreendedorismo femininoAspectos cognitivosAspectos afetivosFases de um negócioA influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas ações de mulheres empreendedoras nas diferentes fases de desenvolvimento do negócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdfInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdfapplication/pdf2069676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/1/Influ%c3%aanciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf1c08738dddc723ad3b3c3071acd7024dMD51TEXTAnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.txtAnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain256431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/4/AnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.txtdf5487a212c3696233dbe84b7fc0e306MD54InfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain256431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/6/Influ%c3%aanciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtdf5487a212c3696233dbe84b7fc0e306MD56InfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain256431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/6/Influ%c3%aanciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.txtdf5487a212c3696233dbe84b7fc0e306MD56THUMBNAILAnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.jpgAnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/5/AnaElizaGalvaoCortez_DISSERT.pdf.jpg5e59fd05fb82c803483085e12eae5876MD55InfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpgInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/7/Influ%c3%aanciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpg5e59fd05fb82c803483085e12eae5876MD57InfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpgInfluênciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21561/7/Influ%c3%aanciaAspectosCognitivos_Cortez_2016.pdf.jpg5e59fd05fb82c803483085e12eae5876MD57123456789/215612019-01-30 08:48:05.146oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:48:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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