Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/128 |
Resumo: | Katz e Gartner (1988) apontaram a necessidade dos estudos em empreendedorismo se focar nos momento iniciais da formação de um novo empreendimento, indicando que para tal as pesquisas deveriam explorar o que denominaram propriedades das organizações emergentes. Dessa forma, este artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como se dá a criação de uma nova organização, enfocando as dimensões propostas em Gartner e Katz (1988). Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedores de Curitiba, Paraná. A análise das respostas foi realizada pela técnica de análise da narrativa e os resultados apontaram, em geral, as seguintes considerações: 1) os empreendedores procuram embasamento técnico preliminar para criar sua organização, seja por parcerias ou por aprimoramento pessoal; 2) o estudo do mercado, concorrentes e clientes são atividades prioritárias executadas por meio de pesquisas, contatos e reprodução de algumas práticas já institucionalizadas no contexto em que atuam; 3) atividades-meio como Marketing e Finanças são prioridade e se resumem em atividades básicas para gestão da empresa; 4) o plano de negócios é formalizado, mas não é revisto e atualizado; 5) internet e redes sociais são considerados de fundamental importância na divulgação da empresa no mercado; 6) os recursos utilizados, em sua maioria, são do próprio empreendedor; 7) parcerias e o desenvolvimento do produto e serviço – quando não são reformulados quase que por completo – são atividades constantes o que denota um aprendizado e aprimoramento contínuos. Sugere-se que, em pesquisas futuras, outros processos de criação de novas organização sejam acompanhados, por um tempo ainda maior, para análise das ações dos empreendedores em seus processos de empreender e gerir seus negócios. |
id |
ANEGEPE_a3e65bea035ae63bacffdec10ec4a0b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/128 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova OrganizaçãoEmpreendedorismoOrganizações emergentesCriação de nova organizaçãoEmpreendedorKatz e Gartner (1988) apontaram a necessidade dos estudos em empreendedorismo se focar nos momento iniciais da formação de um novo empreendimento, indicando que para tal as pesquisas deveriam explorar o que denominaram propriedades das organizações emergentes. Dessa forma, este artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como se dá a criação de uma nova organização, enfocando as dimensões propostas em Gartner e Katz (1988). Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedores de Curitiba, Paraná. A análise das respostas foi realizada pela técnica de análise da narrativa e os resultados apontaram, em geral, as seguintes considerações: 1) os empreendedores procuram embasamento técnico preliminar para criar sua organização, seja por parcerias ou por aprimoramento pessoal; 2) o estudo do mercado, concorrentes e clientes são atividades prioritárias executadas por meio de pesquisas, contatos e reprodução de algumas práticas já institucionalizadas no contexto em que atuam; 3) atividades-meio como Marketing e Finanças são prioridade e se resumem em atividades básicas para gestão da empresa; 4) o plano de negócios é formalizado, mas não é revisto e atualizado; 5) internet e redes sociais são considerados de fundamental importância na divulgação da empresa no mercado; 6) os recursos utilizados, em sua maioria, são do próprio empreendedor; 7) parcerias e o desenvolvimento do produto e serviço – quando não são reformulados quase que por completo – são atividades constantes o que denota um aprendizado e aprimoramento contínuos. Sugere-se que, em pesquisas futuras, outros processos de criação de novas organização sejam acompanhados, por um tempo ainda maior, para análise das ações dos empreendedores em seus processos de empreender e gerir seus negócios.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2014-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/12810.14211/regepe.v3i2.128REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 No. 2 (2014): May/Aug.; 70- 93REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 Núm. 2 (2014): mayo/ago.; 70- 93REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 3 n. 2 (2014): maio/ago.; 70- 932965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/128/87Ferreira, Felipe Leal AlvesGimenez, Fernando Antonio PradoAugusto, Paulo Otávio Mussiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:10:10Zoai:ojs.regepe.org.br:article/128Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:10:10Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
title |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
spellingShingle |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização Ferreira, Felipe Leal Alves Empreendedorismo Organizações emergentes Criação de nova organização Empreendedor |
title_short |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
title_full |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
title_fullStr |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
title_sort |
Empreendedorismo e o Processo de Criação de uma Nova Organização |
author |
Ferreira, Felipe Leal Alves |
author_facet |
Ferreira, Felipe Leal Alves Gimenez, Fernando Antonio Prado Augusto, Paulo Otávio Mussi |
author_role |
author |
author2 |
Gimenez, Fernando Antonio Prado Augusto, Paulo Otávio Mussi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Felipe Leal Alves Gimenez, Fernando Antonio Prado Augusto, Paulo Otávio Mussi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Organizações emergentes Criação de nova organização Empreendedor |
topic |
Empreendedorismo Organizações emergentes Criação de nova organização Empreendedor |
description |
Katz e Gartner (1988) apontaram a necessidade dos estudos em empreendedorismo se focar nos momento iniciais da formação de um novo empreendimento, indicando que para tal as pesquisas deveriam explorar o que denominaram propriedades das organizações emergentes. Dessa forma, este artigo relata os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar como se dá a criação de uma nova organização, enfocando as dimensões propostas em Gartner e Katz (1988). Para isso, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedores de Curitiba, Paraná. A análise das respostas foi realizada pela técnica de análise da narrativa e os resultados apontaram, em geral, as seguintes considerações: 1) os empreendedores procuram embasamento técnico preliminar para criar sua organização, seja por parcerias ou por aprimoramento pessoal; 2) o estudo do mercado, concorrentes e clientes são atividades prioritárias executadas por meio de pesquisas, contatos e reprodução de algumas práticas já institucionalizadas no contexto em que atuam; 3) atividades-meio como Marketing e Finanças são prioridade e se resumem em atividades básicas para gestão da empresa; 4) o plano de negócios é formalizado, mas não é revisto e atualizado; 5) internet e redes sociais são considerados de fundamental importância na divulgação da empresa no mercado; 6) os recursos utilizados, em sua maioria, são do próprio empreendedor; 7) parcerias e o desenvolvimento do produto e serviço – quando não são reformulados quase que por completo – são atividades constantes o que denota um aprendizado e aprimoramento contínuos. Sugere-se que, em pesquisas futuras, outros processos de criação de novas organização sejam acompanhados, por um tempo ainda maior, para análise das ações dos empreendedores em seus processos de empreender e gerir seus negócios. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/128 10.14211/regepe.v3i2.128 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/128 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v3i2.128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/128/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 No. 2 (2014): May/Aug.; 70- 93 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 Núm. 2 (2014): mayo/ago.; 70- 93 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 3 n. 2 (2014): maio/ago.; 70- 93 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580217307955200 |