A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hashimoto, Marcos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Belê, Elizeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/131
Resumo: Nas corporações modernas os gerentes são os agentes responsáveis para traduzir ao nível operacional as diretrizes estratégicas da alta administração. Um dos seus papéis mais relevantes é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam à vontade para contribuir com ideias, tomar iniciativas de melhorias e assim promover uma cultura orientada ao empreendedorismo, condição vital para as corporações se manterem competitivas e dinâmicas. Este estudo analisa a influência dos gerentes na percepção dos funcionários do grau de orientação empreendedora da empresa. Realizado por meio de análise exploratória de dados obtidos de 142 mil funcionários de 552 empresas no Brasil em um estudo sobre clima organizacional realizado em 2008, as empresas participantes foram segmentadas entre as mais orientadas ao empreendedorismo e as menos orientadas ao empreendedorismo, e traçou os mesmos critérios de consulta no segmento de funcionários que ocupam posições de liderança. Ao comparar a percepção entre os dois grupos, foi possível identificar uma considerável correlação de percepção dentre as organizações mais orientadas ao empreendedorismo. Por outro lado, foi verificado que não houve o mesmo grau de correlação entre as percepções de gerentes e funcionários das organizações menos orientadas ao empreendedorismo. Também ficou evidente a diferença de perfil demográfico entre gerentes dos dois grupos de organizações, levando à conclusão de que a falta de uma orientação empreendedora percebida pelos funcionários tenha explicações nas atitudes e comportamentos das lideranças e sugere mudanças no perfil dos gerentes em favor de uma cultura empreendedora na organização.
id ANEGEPE_a4ec2a2be415a25359157075bd561a2c
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/131
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling A Importância dos Gerentes na Orientação EmpreendedoraIntraempreendedorismogerente empreendedorliderança empreendedoraempreendedorismo corporativoorientação empreendedora.Nas corporações modernas os gerentes são os agentes responsáveis para traduzir ao nível operacional as diretrizes estratégicas da alta administração. Um dos seus papéis mais relevantes é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam à vontade para contribuir com ideias, tomar iniciativas de melhorias e assim promover uma cultura orientada ao empreendedorismo, condição vital para as corporações se manterem competitivas e dinâmicas. Este estudo analisa a influência dos gerentes na percepção dos funcionários do grau de orientação empreendedora da empresa. Realizado por meio de análise exploratória de dados obtidos de 142 mil funcionários de 552 empresas no Brasil em um estudo sobre clima organizacional realizado em 2008, as empresas participantes foram segmentadas entre as mais orientadas ao empreendedorismo e as menos orientadas ao empreendedorismo, e traçou os mesmos critérios de consulta no segmento de funcionários que ocupam posições de liderança. Ao comparar a percepção entre os dois grupos, foi possível identificar uma considerável correlação de percepção dentre as organizações mais orientadas ao empreendedorismo. Por outro lado, foi verificado que não houve o mesmo grau de correlação entre as percepções de gerentes e funcionários das organizações menos orientadas ao empreendedorismo. Também ficou evidente a diferença de perfil demográfico entre gerentes dos dois grupos de organizações, levando à conclusão de que a falta de uma orientação empreendedora percebida pelos funcionários tenha explicações nas atitudes e comportamentos das lideranças e sugere mudanças no perfil dos gerentes em favor de uma cultura empreendedora na organização.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/13110.14211/regepe.v3i2.131REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 No. 2 (2014): May/Aug.; 120-144REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 Núm. 2 (2014): mayo/ago.; 120-144REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 3 n. 2 (2014): maio/ago.; 120-1442965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/131/91Hashimoto, MarcosBelê, Elizeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:10:10Zoai:ojs.regepe.org.br:article/131Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:10:10Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
title A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
spellingShingle A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
Hashimoto, Marcos
Intraempreendedorismo
gerente empreendedor
liderança empreendedora
empreendedorismo corporativo
orientação empreendedora.
title_short A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
title_full A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
title_fullStr A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
title_full_unstemmed A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
title_sort A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora
author Hashimoto, Marcos
author_facet Hashimoto, Marcos
Belê, Elizeu
author_role author
author2 Belê, Elizeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hashimoto, Marcos
Belê, Elizeu
dc.subject.por.fl_str_mv Intraempreendedorismo
gerente empreendedor
liderança empreendedora
empreendedorismo corporativo
orientação empreendedora.
topic Intraempreendedorismo
gerente empreendedor
liderança empreendedora
empreendedorismo corporativo
orientação empreendedora.
description Nas corporações modernas os gerentes são os agentes responsáveis para traduzir ao nível operacional as diretrizes estratégicas da alta administração. Um dos seus papéis mais relevantes é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam à vontade para contribuir com ideias, tomar iniciativas de melhorias e assim promover uma cultura orientada ao empreendedorismo, condição vital para as corporações se manterem competitivas e dinâmicas. Este estudo analisa a influência dos gerentes na percepção dos funcionários do grau de orientação empreendedora da empresa. Realizado por meio de análise exploratória de dados obtidos de 142 mil funcionários de 552 empresas no Brasil em um estudo sobre clima organizacional realizado em 2008, as empresas participantes foram segmentadas entre as mais orientadas ao empreendedorismo e as menos orientadas ao empreendedorismo, e traçou os mesmos critérios de consulta no segmento de funcionários que ocupam posições de liderança. Ao comparar a percepção entre os dois grupos, foi possível identificar uma considerável correlação de percepção dentre as organizações mais orientadas ao empreendedorismo. Por outro lado, foi verificado que não houve o mesmo grau de correlação entre as percepções de gerentes e funcionários das organizações menos orientadas ao empreendedorismo. Também ficou evidente a diferença de perfil demográfico entre gerentes dos dois grupos de organizações, levando à conclusão de que a falta de uma orientação empreendedora percebida pelos funcionários tenha explicações nas atitudes e comportamentos das lideranças e sugere mudanças no perfil dos gerentes em favor de uma cultura empreendedora na organização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/131
10.14211/regepe.v3i2.131
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/131
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v3i2.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/131/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 No. 2 (2014): May/Aug.; 120-144
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 3 Núm. 2 (2014): mayo/ago.; 120-144
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 3 n. 2 (2014): maio/ago.; 120-144
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217311100928