EMPREENDEDORISMO SOCIAL FEMININO E MOTIVAÇÕES PARA CRIAR ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Vitor Hugo da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira, Olave, Maria Elena Leon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/217
Resumo: O fenômeno da criação de organizações é considerado complexo pelo fato de os empreendedores e das organizações variarem muito em ambientes igualmente diversos. Neste sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar as motivações de mulheres para criar empreendimentos sociais. O método utilizado na pesquisa foi o de estudo de casos múltiplos e as evidências foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram analisados três empreendimentos sociais criados por mulheres em Sergipe. A análise dos casos permitiu verificar os diversos motivos alegados pelas empreendedoras para criarem esses empreendimentos, com destaque aos fatores ambientais, influência familiar e a necessidade de ajudar ao próximo. É importante destacar também a contribuição de instituições de ensino e os movimentos sociais na estruturação inicial dessas organizações, bem como as associações de moradores como instituições incubadoras.   
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