Estudo Sobre Valores Pessoais e Significados Atribuídos ao Trabalho por Estudantes de Graduação e De Pós-Graduação
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2042 |
Resumo: | Na perspectiva de investigar relações entre valores pessoais e significados atribuídos ao trabalho dos discentes de graduação e de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Federal (IES), empreendeu-se um estudo de natureza quantitativa, por meio do método Partial Least Squares Path Modeling [PLS-PM]. A análise dos construtos de valores pessoais teve suporte na escala Tipos Motivacionais, PQV-21, e de significados, na escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT-BR). Os resultados confirmaram: os valores de autotranscedência no significado positivos atribuídos ao trabalho (H1+, β = 0,348, p-value= 0,000) e na realização pessoal (H2+, β = 0,268, p-value= 0,001), além da relação entre valores associados a abertura a mudança e significados econômicos atribuídos ao trabalho (H5+, β= 0,226, p-value=0,000). Conclui-se, valores de autotranscedência significam em função de um contexto voltado à sustentabilidade; e, valores de abertura a mudança, em decorrência de conjuntura suscitada pelo desenvolvimento econômico. Dessa feita, revelam-se possibilidades de influência sobre valores atribuídos ao trabalho, convergindo para futuros debates dessa relação em processos sócio formativos, situando características em relação às expectativas significadas na graduação e na pós-graduação, posto que os dados revelam diferenças em pontos relevantes. |
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Estudo Sobre Valores Pessoais e Significados Atribuídos ao Trabalho por Estudantes de Graduação e De Pós-GraduaçãoNa perspectiva de investigar relações entre valores pessoais e significados atribuídos ao trabalho dos discentes de graduação e de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Federal (IES), empreendeu-se um estudo de natureza quantitativa, por meio do método Partial Least Squares Path Modeling [PLS-PM]. A análise dos construtos de valores pessoais teve suporte na escala Tipos Motivacionais, PQV-21, e de significados, na escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT-BR). Os resultados confirmaram: os valores de autotranscedência no significado positivos atribuídos ao trabalho (H1+, β = 0,348, p-value= 0,000) e na realização pessoal (H2+, β = 0,268, p-value= 0,001), além da relação entre valores associados a abertura a mudança e significados econômicos atribuídos ao trabalho (H5+, β= 0,226, p-value=0,000). Conclui-se, valores de autotranscedência significam em função de um contexto voltado à sustentabilidade; e, valores de abertura a mudança, em decorrência de conjuntura suscitada pelo desenvolvimento econômico. Dessa feita, revelam-se possibilidades de influência sobre valores atribuídos ao trabalho, convergindo para futuros debates dessa relação em processos sócio formativos, situando características em relação às expectativas significadas na graduação e na pós-graduação, posto que os dados revelam diferenças em pontos relevantes.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2022-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/204210.13058/raep.2022.v23n1.2042Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 23 No. 1 (2022): 1ª Edição - RAEPAdministração: Ensino e Pesquisa; v. 23 n. 1 (2022): 1ª Edição - RAEP2358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporenghttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2042/495https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2042/496Copyright (c) 2022 FABIANA PINTO DE ALMEIDA BIZARRIA, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, ALEXANDRE RODRIGUES RODRIGUES SANTOS, DANIEL FELIPE VICTOR MARTINShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto de Almeida Bizarria, FabianaLorenne Sampaio Barbosa, FláviaRodrigues Santos, AlexandreFelipe Victor Martins, Daniel2022-08-31T14:20:41Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/2042Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2022-08-31T14:20:41Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
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