RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Juracy Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Terepins, Fanny Michaan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182
Resumo: Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas.
id ANGRAD-1_232237660df8f54f796cd78c1fb345f2
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/182
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASILresponsabilidade social empresarialvarejopontos de vendacomunidade local.Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 109-132Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 109-1322358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182/146Parente, Juracy GomesTerepins, Fanny Michaaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:45:03Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/182Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:45:03Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
title RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
Parente, Juracy Gomes
responsabilidade social empresarial
varejo
pontos de venda
comunidade local.
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
author Parente, Juracy Gomes
author_facet Parente, Juracy Gomes
Terepins, Fanny Michaan
author_role author
author2 Terepins, Fanny Michaan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Juracy Gomes
Terepins, Fanny Michaan
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social empresarial
varejo
pontos de venda
comunidade local.
topic responsabilidade social empresarial
varejo
pontos de venda
comunidade local.
description Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182/146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 10 No. 4 (2009): Revista da Angrad; 109-132
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 10 n. 4 (2009): Revista da Angrad; 109-132
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212518759235584