RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO VAREJO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/182 |
Resumo: | Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas. |
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Este trabalho explora a atuação de grandes empresas varejistas brasileiras com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), verificando o estágio em que estas se encontram, e se na gestão são aproveitadas as características do varejo para disseminar suas ações. Para tanto foram realizados cinco estudos de caso baseados em dados secundários publicados em diferentes fontes sobre as empresas, dados do levantamento do Instituto Ethos sobre responsabilidade social, entrevistas com gestores das empresas, entre outros materiais. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um padrão de gestão de RSE nas grandes empresas varejistas pesquisadas. Foi identificado que a cúpula diretiva, na maioria das empresas, é pouco envolvida com os conceitos de RSE e que poucas ações estão alinhadas com sua estratégia geral. Verificou-se haver dificuldade de comunicação entre a matriz e as filiais para a difusão da RSE, necessidade de exigência de um comprometimento dos gerentes das lojas com a RSE e de delegação de autonomia aos pontos de venda para definir e adequar as ações de RSE à comunidade local. Conclui-se, portanto, que os pontos de venda são pouco aproveitados para as ações em RSE das empresas. |
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