AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/22 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo avaliar os aspectos positivos e negativos de uma possível adoção de novas tecnologias e metodologias aplicáveis aos sistemas de ensino da Administração, tais como: pbl (Problem-Based Learning), ead (Educação à distância), bem como novos sistemas de avaliação, levando em conta o impacto que as mesmas podem causar no desempenho dos alunos de graduação dos cursos de Administração. Paratanto, foram realizadas doze entrevistas em profundidade com alunos e professores. Os resultados indicam que o uso do pbl é visto com desconfiança e restrição por parte dos alunos, ao passo que os professores acreditam que esta metodologia seja um instrumento que auxilia na transformação do aluno. O uso da ead também é visto com cautela por ambas as partes, devido ao preconceito ainda existente nesta modalidade de ensino. Entretanto, os entrevistados concordam que o mesmo tem papel fundamental como instrumento auxiliar ao ensino. As inovações no ensino da Administração passam pela maior autonomia do aluno e porprojetos multidisciplinares, os quais possibilitam uma visão mais geral, não se restringindo à disciplina. Por fim, constatou-se que as formas de avaliação comumente praticadas pelos professores precisam ser revistas, havendo uma preferência pelo uso de formas mistas que levem em consideração aspectos particulares dos alunos. |
id |
ANGRAD-1_8bfb543f0f27d285ea4e5c363c7e2941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/22 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOinovação no ensinoaprendizagem baseada em problemaseducação à distânciasistemas de avaliaçãotecnologia de informação e comunicaçãoO presente artigo tem por objetivo avaliar os aspectos positivos e negativos de uma possível adoção de novas tecnologias e metodologias aplicáveis aos sistemas de ensino da Administração, tais como: pbl (Problem-Based Learning), ead (Educação à distância), bem como novos sistemas de avaliação, levando em conta o impacto que as mesmas podem causar no desempenho dos alunos de graduação dos cursos de Administração. Paratanto, foram realizadas doze entrevistas em profundidade com alunos e professores. Os resultados indicam que o uso do pbl é visto com desconfiança e restrição por parte dos alunos, ao passo que os professores acreditam que esta metodologia seja um instrumento que auxilia na transformação do aluno. O uso da ead também é visto com cautela por ambas as partes, devido ao preconceito ainda existente nesta modalidade de ensino. Entretanto, os entrevistados concordam que o mesmo tem papel fundamental como instrumento auxiliar ao ensino. As inovações no ensino da Administração passam pela maior autonomia do aluno e porprojetos multidisciplinares, os quais possibilitam uma visão mais geral, não se restringindo à disciplina. Por fim, constatou-se que as formas de avaliação comumente praticadas pelos professores precisam ser revistas, havendo uma preferência pelo uso de formas mistas que levem em consideração aspectos particulares dos alunos.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2210.13058/raep.2014.v15n2.22Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 15 No. 2 (2014): Abril-Junho; 295-321Administração: Ensino e Pesquisa; v. 15 n. 2 (2014): Abril-Junho; 295-3212358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/22/17Pádua Júnior, Fábio Pimenta deCastilho Filho, João Pereira deSteiner Neto, Pedro JoséAkel Sobrinho, Zakiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:43:54Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/22Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:43:54Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Pádua Júnior, Fábio Pimenta de inovação no ensino aprendizagem baseada em problemas educação à distância sistemas de avaliação tecnologia de informação e comunicação |
title_short |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
author |
Pádua Júnior, Fábio Pimenta de |
author_facet |
Pádua Júnior, Fábio Pimenta de Castilho Filho, João Pereira de Steiner Neto, Pedro José Akel Sobrinho, Zaki |
author_role |
author |
author2 |
Castilho Filho, João Pereira de Steiner Neto, Pedro José Akel Sobrinho, Zaki |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pádua Júnior, Fábio Pimenta de Castilho Filho, João Pereira de Steiner Neto, Pedro José Akel Sobrinho, Zaki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inovação no ensino aprendizagem baseada em problemas educação à distância sistemas de avaliação tecnologia de informação e comunicação |
topic |
inovação no ensino aprendizagem baseada em problemas educação à distância sistemas de avaliação tecnologia de informação e comunicação |
description |
O presente artigo tem por objetivo avaliar os aspectos positivos e negativos de uma possível adoção de novas tecnologias e metodologias aplicáveis aos sistemas de ensino da Administração, tais como: pbl (Problem-Based Learning), ead (Educação à distância), bem como novos sistemas de avaliação, levando em conta o impacto que as mesmas podem causar no desempenho dos alunos de graduação dos cursos de Administração. Paratanto, foram realizadas doze entrevistas em profundidade com alunos e professores. Os resultados indicam que o uso do pbl é visto com desconfiança e restrição por parte dos alunos, ao passo que os professores acreditam que esta metodologia seja um instrumento que auxilia na transformação do aluno. O uso da ead também é visto com cautela por ambas as partes, devido ao preconceito ainda existente nesta modalidade de ensino. Entretanto, os entrevistados concordam que o mesmo tem papel fundamental como instrumento auxiliar ao ensino. As inovações no ensino da Administração passam pela maior autonomia do aluno e porprojetos multidisciplinares, os quais possibilitam uma visão mais geral, não se restringindo à disciplina. Por fim, constatou-se que as formas de avaliação comumente praticadas pelos professores precisam ser revistas, havendo uma preferência pelo uso de formas mistas que levem em consideração aspectos particulares dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/22 10.13058/raep.2014.v15n2.22 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/22 |
identifier_str_mv |
10.13058/raep.2014.v15n2.22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/22/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 15 No. 2 (2014): Abril-Junho; 295-321 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 15 n. 2 (2014): Abril-Junho; 295-321 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212518220267520 |