Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silas Dias Mendes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Torres, Thais Pinto da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097
Resumo: The objective of this research was to identify the Brazilian journal that published the most cases for teaching between 2011 and 2020 and to analyze the characteristics of these publications. Therefore, a systematic literature review was carried out with teaching cases published in journals indexed to the SPELL electronic library and, after considering the research protocol, the sample consisted of 35 teaching cases published in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). In addition to identifying the most prominent journal in the publication of cases, the search indicated: the number of cases published per year; the most recurrent keywords; co-authorship networks and featured authors; mapping of the areas covered in the cases; and themes. The results indicate that three major areas concentrate the greatest volume of cases: finance, strategy in organizations, and people management and labor relations, and a dispersion of the topics covered, signaling trends and gaps that can be filled with the development of new cases.
id ANGRAD-1_b0cc02a3b104f02642188fa45425ae62
oai_identifier_str oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/2097
network_acronym_str ANGRAD-1
network_name_str Administração (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)The objective of this research was to identify the Brazilian journal that published the most cases for teaching between 2011 and 2020 and to analyze the characteristics of these publications. Therefore, a systematic literature review was carried out with teaching cases published in journals indexed to the SPELL electronic library and, after considering the research protocol, the sample consisted of 35 teaching cases published in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). In addition to identifying the most prominent journal in the publication of cases, the search indicated: the number of cases published per year; the most recurrent keywords; co-authorship networks and featured authors; mapping of the areas covered in the cases; and themes. The results indicate that three major areas concentrate the greatest volume of cases: finance, strategy in organizations, and people management and labor relations, and a dispersion of the topics covered, signaling trends and gaps that can be filled with the development of new cases.O objetivo desta pesquisa foi identificar o periódico brasileiro que mais publicou casos para ensino entre 2011 e 2020 e analisar características dessas publicações. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com casos de ensino veiculados em periódicos indexados a biblioteca eletrônica SPELL e, após considerar o protocolo da pesquisa, a amostra foi composta por 35 casos para ensino publicados na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). Além de identificar o periódico mais proeminente na publicação de casos, a pesquisa indicou: a quantidade de casos publicados por ano; as palavras-chaves mais recorrentes; redes de coautoria e autores em destaque; mapeamento das áreas contempladas nos casos; e temas. Os resultados indicam que três grandes áreas concentram maior volume de casos: finanças, estratégia em organizações e gestão de pessoas e relações de trabalho, e uma dispersão dos temas contemplados, sinalizando tendências e lacunas que podem ser preenchidas com a elaboração de novos casos.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/209710.13058/raep.2021.v22n3.2097Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 22 No. 3 (2021): Edição Especial - Casos de EnsinoAdministração: Ensino e Pesquisa; v. 22 n. 3 (2021): Edição Especial - Casos de Ensino2358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporenghttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097/502https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097/503Copyright (c) 2021 Silas Dias Mendes Costa, Thais Pinto da Rocha Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Silas Dias MendesTorres, Thais Pinto da Rocha2022-10-11T13:55:36Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/2097Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2022-10-11T13:55:36Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
title Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
spellingShingle Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
Costa, Silas Dias Mendes
title_short Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
title_full Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
title_fullStr Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
title_full_unstemmed Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
title_sort Casos de ensino: uma revisão sistemática das publicações na Revista Administração: Ensino e Pesquisa (2011-2020)
author Costa, Silas Dias Mendes
author_facet Costa, Silas Dias Mendes
Torres, Thais Pinto da Rocha
author_role author
author2 Torres, Thais Pinto da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Silas Dias Mendes
Torres, Thais Pinto da Rocha
description The objective of this research was to identify the Brazilian journal that published the most cases for teaching between 2011 and 2020 and to analyze the characteristics of these publications. Therefore, a systematic literature review was carried out with teaching cases published in journals indexed to the SPELL electronic library and, after considering the research protocol, the sample consisted of 35 teaching cases published in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). In addition to identifying the most prominent journal in the publication of cases, the search indicated: the number of cases published per year; the most recurrent keywords; co-authorship networks and featured authors; mapping of the areas covered in the cases; and themes. The results indicate that three major areas concentrate the greatest volume of cases: finance, strategy in organizations, and people management and labor relations, and a dispersion of the topics covered, signaling trends and gaps that can be filled with the development of new cases.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097
10.13058/raep.2021.v22n3.2097
url https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097
identifier_str_mv 10.13058/raep.2021.v22n3.2097
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097/502
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2097/503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Silas Dias Mendes Costa, Thais Pinto da Rocha Torres
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Silas Dias Mendes Costa, Thais Pinto da Rocha Torres
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
dc.source.none.fl_str_mv Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 22 No. 3 (2021): Edição Especial - Casos de Ensino
Administração: Ensino e Pesquisa; v. 22 n. 3 (2021): Edição Especial - Casos de Ensino
2358-0917
2177-6083
reponame:Administração (São Paulo. Online)
instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron:ANGRAD
instname_str Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
instacron_str ANGRAD
institution ANGRAD
reponame_str Administração (São Paulo. Online)
collection Administração (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)
repository.mail.fl_str_mv angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br
_version_ 1754212519667302400