Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diemer, Aline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87225
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches Alves
id UFPR_709858a4f57535cce3482e2b2ad67b8f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87225
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasAlves, Denis Rogério Sanches, 1978-Diemer, Aline2024-03-22T12:11:34Z2024-03-22T12:11:34Z2024https://hdl.handle.net/1884/87225Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches AlvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 29/01/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: A interdisciplinaridade é um tema que permeia várias publicações da área de ensino, dentre elas selecionamos para esta pesquisa artigos que tratam da interdisciplinaridade e do ensino de Matemática. Nesta pesquisa de mestrado, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com artigos publicados em seis periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências e ou Matemática, sendo essas: Zetetiké, Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ensaio: pesquisa em educação em Ciências, Revista de Ensino de Ciências, Matemática (RENCIMA) e Acta Scientiarum Education. Dentre os 2.621 artigos publicados por esses periódicos, no período entre 2011 e 2020, foram selecionados 20, os quais constituem o corpus desta pesquisa. Com o presente estudo objetiva-se analisar elementos relacionados à interdisciplinaridade em periódicos da área de ensino de Matemática. Para selecionar os artigos que compõem o presente corpus, foram utilizadas as seguintes palavras e expressões de busca: Matemática, interdisciplinaridade, Educação Básica e ensino de Matemática. Alguns questionamentos foram levantados sobre a interdisciplinaridade como: Quais são os objetivos de pesquisa apresentados nos artigos, referentes à Interdisciplinaridade no ensino da Matemática? O que eles evidenciam? Quais foram as referências bibliográficas que moveram esses pesquisadores ou colaboradores em suas pesquisas? Quais os níveis de ensino, conteúdos matemáticos e atividades matemáticas os autores dos artigos que integram nosso corpus utilizaram em suas pesquisas? O que é apresentado pelos pesquisadores e colaboradores em suas pesquisas, referente às considerações finais nos artigos publicados? Para responder a estes questionamentos, dispomos das perspectivas de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Educação Matemática e Ensino de Ciências. Como resultados iniciais surge um panorama amplo que possibilita a compreensão de como a área foi apresentada nos 20 artigos analisados. Analisando-se os objetivos de pesquisa que motivaram esses estudos, percebemos que foram pautados em contextos de ensino, aprendizagem e formação. Ao listar as referências utilizadas pelos artigos, encontramos dezenas, entre as mais recorrentes temos Japiassu, Fazenda, Tomaz e David e Pires. Encontramos artigos tratando do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio regular, técnico e profissionalizante, como também do ensino superior quando tratavam de formação inicial dos professores. Considerando os seis periódicos analisados e o recorte temporal utilizado para seleção dos artigos nesta pesquisa, percebemos uma lacuna ao não encontrarmos estudos voltados para a educação infantil tratando da interdisciplinaridade e o ensino da Matemática. Estruturamos tabelas, gráficos e imagens para apresentar os conteúdos e atividades matemáticas tratados nos artigos. Por fim, os pesquisadores dos 20 artigos analisados, apresentaram uma vasta reflexão em suas considerações finais ao abordar as questões práticas e teóricas que permeiam o ensino interdisciplinar relacionado à Matemática.Abstract: Interdisciplinarity is a theme that permeates various publications in the field of teaching, among which we selected for this research articles that deal with interdisciplinarity and the teaching of mathematics. In this master's research, we carried out a bibliographical survey of articles published in six national journals in the area of Science and/or Mathematics Teaching: Zetetiké, Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ensaio: pesquisa em educação em Ciências, Revista de Ensino de Ciências, Matemática (RENCIMA) and Acta Scientiarum Education. Among the 2,621 articles published by these journals between 2011 and 2020, 20 were selected, which constitute the corpus of this research. The aim of this study is to analyze elements related to interdisciplinarity in journals in the field of mathematics teaching. To select the articles that make up this corpus, the following search words and expressions were used: Mathematics, interdisciplinarity, Basic Education and Mathematics teaching. Some questions were raised about interdisciplinarity, such as: What are the research objectives presented in the articles, referring to interdisciplinarity in the teaching of mathematics? What do they show? What were the bibliographical references that moved these researchers or collaborators in their research? What levels of teaching, mathematical content and mathematical activities did the authors of the articles in our corpus use in their research? What do the researchers and collaborators present in their research in terms of final considerations in the published articles? To answer these questions, we looked at articles published in national journals in the field of Mathematics Education and Science Teaching. The initial results provide a broad panorama that makes it possible to understand how the area was presented in the 20 articles analyzed. Analyzing the research objectives that motivated these studies, we see that they were based on teaching, learning and training contexts. When listing the references used in the articles, we found dozens, including Japiassu, Fazenda, Tomaz and David and Pires. We found articles dealing with primary and secondary education, regular, technical and vocational secondary education, as well as higher education when they dealt with initial teacher training. Considering the six journals analyzed and the time frame used to select the articles in this research, we noticed a gap when we didn't find any studies aimed at early childhood education dealing with interdisciplinarity and the teaching of mathematics. We structured tables, graphs and images to present the mathematical content and activities covered in the articles. Finally, the researchers of the 20 articles analyzed presented a wide-ranging reflection in their final considerations when addressing the practical and theoretical issues that permeate interdisciplinary teaching related to mathematics.1 recurso online : PDF.application/pdfAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEducação matemáticaPeriódicosEnsino de Ciências e MatemáticaUm panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE DIEMER.pdfapplication/pdf778869https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87225/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DIEMER.pdfb4e475dc5fcb1fcd3eedffd6ef044d86MD51open access1884/872252024-03-22 09:11:34.226open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87225Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-22T12:11:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
title Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
spellingShingle Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
Diemer, Aline
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Periódicos
Ensino de Ciências e Matemática
title_short Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
title_full Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
title_fullStr Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
title_full_unstemmed Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
title_sort Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
author Diemer, Aline
author_facet Diemer, Aline
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denis Rogério Sanches, 1978-
dc.contributor.author.fl_str_mv Diemer, Aline
contributor_str_mv Alves, Denis Rogério Sanches, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Periódicos
Ensino de Ciências e Matemática
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação matemática
Periódicos
Ensino de Ciências e Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches Alves
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-22T12:11:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-22T12:11:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87225
url https://hdl.handle.net/1884/87225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87225/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DIEMER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4e475dc5fcb1fcd3eedffd6ef044d86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860247804968960