Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87225 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches Alves |
id |
UFPR_709858a4f57535cce3482e2b2ad67b8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87225 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasAlves, Denis Rogério Sanches, 1978-Diemer, Aline2024-03-22T12:11:34Z2024-03-22T12:11:34Z2024https://hdl.handle.net/1884/87225Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches AlvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 29/01/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: A interdisciplinaridade é um tema que permeia várias publicações da área de ensino, dentre elas selecionamos para esta pesquisa artigos que tratam da interdisciplinaridade e do ensino de Matemática. Nesta pesquisa de mestrado, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com artigos publicados em seis periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências e ou Matemática, sendo essas: Zetetiké, Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ensaio: pesquisa em educação em Ciências, Revista de Ensino de Ciências, Matemática (RENCIMA) e Acta Scientiarum Education. Dentre os 2.621 artigos publicados por esses periódicos, no período entre 2011 e 2020, foram selecionados 20, os quais constituem o corpus desta pesquisa. Com o presente estudo objetiva-se analisar elementos relacionados à interdisciplinaridade em periódicos da área de ensino de Matemática. Para selecionar os artigos que compõem o presente corpus, foram utilizadas as seguintes palavras e expressões de busca: Matemática, interdisciplinaridade, Educação Básica e ensino de Matemática. Alguns questionamentos foram levantados sobre a interdisciplinaridade como: Quais são os objetivos de pesquisa apresentados nos artigos, referentes à Interdisciplinaridade no ensino da Matemática? O que eles evidenciam? Quais foram as referências bibliográficas que moveram esses pesquisadores ou colaboradores em suas pesquisas? Quais os níveis de ensino, conteúdos matemáticos e atividades matemáticas os autores dos artigos que integram nosso corpus utilizaram em suas pesquisas? O que é apresentado pelos pesquisadores e colaboradores em suas pesquisas, referente às considerações finais nos artigos publicados? Para responder a estes questionamentos, dispomos das perspectivas de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Educação Matemática e Ensino de Ciências. Como resultados iniciais surge um panorama amplo que possibilita a compreensão de como a área foi apresentada nos 20 artigos analisados. Analisando-se os objetivos de pesquisa que motivaram esses estudos, percebemos que foram pautados em contextos de ensino, aprendizagem e formação. Ao listar as referências utilizadas pelos artigos, encontramos dezenas, entre as mais recorrentes temos Japiassu, Fazenda, Tomaz e David e Pires. Encontramos artigos tratando do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio regular, técnico e profissionalizante, como também do ensino superior quando tratavam de formação inicial dos professores. Considerando os seis periódicos analisados e o recorte temporal utilizado para seleção dos artigos nesta pesquisa, percebemos uma lacuna ao não encontrarmos estudos voltados para a educação infantil tratando da interdisciplinaridade e o ensino da Matemática. Estruturamos tabelas, gráficos e imagens para apresentar os conteúdos e atividades matemáticas tratados nos artigos. Por fim, os pesquisadores dos 20 artigos analisados, apresentaram uma vasta reflexão em suas considerações finais ao abordar as questões práticas e teóricas que permeiam o ensino interdisciplinar relacionado à Matemática.Abstract: Interdisciplinarity is a theme that permeates various publications in the field of teaching, among which we selected for this research articles that deal with interdisciplinarity and the teaching of mathematics. In this master's research, we carried out a bibliographical survey of articles published in six national journals in the area of Science and/or Mathematics Teaching: Zetetiké, Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ensaio: pesquisa em educação em Ciências, Revista de Ensino de Ciências, Matemática (RENCIMA) and Acta Scientiarum Education. Among the 2,621 articles published by these journals between 2011 and 2020, 20 were selected, which constitute the corpus of this research. The aim of this study is to analyze elements related to interdisciplinarity in journals in the field of mathematics teaching. To select the articles that make up this corpus, the following search words and expressions were used: Mathematics, interdisciplinarity, Basic Education and Mathematics teaching. Some questions were raised about interdisciplinarity, such as: What are the research objectives presented in the articles, referring to interdisciplinarity in the teaching of mathematics? What do they show? What were the bibliographical references that moved these researchers or collaborators in their research? What levels of teaching, mathematical content and mathematical activities did the authors of the articles in our corpus use in their research? What do the researchers and collaborators present in their research in terms of final considerations in the published articles? To answer these questions, we looked at articles published in national journals in the field of Mathematics Education and Science Teaching. The initial results provide a broad panorama that makes it possible to understand how the area was presented in the 20 articles analyzed. Analyzing the research objectives that motivated these studies, we see that they were based on teaching, learning and training contexts. When listing the references used in the articles, we found dozens, including Japiassu, Fazenda, Tomaz and David and Pires. We found articles dealing with primary and secondary education, regular, technical and vocational secondary education, as well as higher education when they dealt with initial teacher training. Considering the six journals analyzed and the time frame used to select the articles in this research, we noticed a gap when we didn't find any studies aimed at early childhood education dealing with interdisciplinarity and the teaching of mathematics. We structured tables, graphs and images to present the mathematical content and activities covered in the articles. Finally, the researchers of the 20 articles analyzed presented a wide-ranging reflection in their final considerations when addressing the practical and theoretical issues that permeate interdisciplinary teaching related to mathematics.1 recurso online : PDF.application/pdfAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEducação matemáticaPeriódicosEnsino de Ciências e MatemáticaUm panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE DIEMER.pdfapplication/pdf778869https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87225/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DIEMER.pdfb4e475dc5fcb1fcd3eedffd6ef044d86MD51open access1884/872252024-03-22 09:11:34.226open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87225Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-22T12:11:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
title |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
spellingShingle |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 Diemer, Aline Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação matemática Periódicos Ensino de Ciências e Matemática |
title_short |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
title_full |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
title_fullStr |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
title_full_unstemmed |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
title_sort |
Um panorama de publicações sobre a temática interdisciplinaridade em pesquisas sobre ensino de matemática no período de 2011 a 2020 |
author |
Diemer, Aline |
author_facet |
Diemer, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Denis Rogério Sanches, 1978- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diemer, Aline |
contributor_str_mv |
Alves, Denis Rogério Sanches, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação matemática Periódicos Ensino de Ciências e Matemática |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação matemática Periódicos Ensino de Ciências e Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Denis Rogério Sanches Alves |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-22T12:11:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-22T12:11:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/87225 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/87225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87225/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20DIEMER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4e475dc5fcb1fcd3eedffd6ef044d86 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860247804968960 |