The pleasure of the image after the Last Men
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DATJournal |
Texto Completo: | https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142 |
Resumo: | Pirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. |
id |
ANHE-1_ea5518028a7717f9b9d922fc561380e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/142 |
network_acronym_str |
ANHE-1 |
network_name_str |
DATJournal |
repository_id_str |
|
spelling |
The pleasure of the image after the Last MenEl placer de la imagen después de los últimos hombresO prazer da imagem depois dos Últimos HomensimagemartetecnologiadesignPirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. Universidade Anhambi Murumbi2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/14210.29147/dat.v4i3.142DAT Journal; Vol. 4 No. 3 (2019): The Pleasure of the image; 3-10DAT Journal; Vol. 4 Núm. 3 (2019): El placer de la imagen; 3-10DAT Journal; v. 4 n. 3 (2019): O Prazer da Imagem; 3-102526-178910.29147/dat.v4i3reponame:DATJournalinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:ANHEMBIporhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142/120Soulages, Françoisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T21:45:38Zoai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/142Revistahttps://datjournal.anhembi.br/datPUBhttps://datjournal.anhembi.br/dat/oai||ppgdesign@anhembi.br2526-17892526-1789opendoar:2020-06-08T21:45:38DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The pleasure of the image after the Last Men El placer de la imagen después de los últimos hombres O prazer da imagem depois dos Últimos Homens |
title |
The pleasure of the image after the Last Men |
spellingShingle |
The pleasure of the image after the Last Men Soulages, François imagem arte tecnologia design |
title_short |
The pleasure of the image after the Last Men |
title_full |
The pleasure of the image after the Last Men |
title_fullStr |
The pleasure of the image after the Last Men |
title_full_unstemmed |
The pleasure of the image after the Last Men |
title_sort |
The pleasure of the image after the Last Men |
author |
Soulages, François |
author_facet |
Soulages, François |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soulages, François |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imagem arte tecnologia design |
topic |
imagem arte tecnologia design |
description |
Pirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142 10.29147/dat.v4i3.142 |
url |
https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142 |
identifier_str_mv |
10.29147/dat.v4i3.142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhambi Murumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhambi Murumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
DAT Journal; Vol. 4 No. 3 (2019): The Pleasure of the image; 3-10 DAT Journal; Vol. 4 Núm. 3 (2019): El placer de la imagen; 3-10 DAT Journal; v. 4 n. 3 (2019): O Prazer da Imagem; 3-10 2526-1789 10.29147/dat.v4i3 reponame:DATJournal instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
reponame_str |
DATJournal |
collection |
DATJournal |
repository.name.fl_str_mv |
DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ppgdesign@anhembi.br |
_version_ |
1797239920784310272 |