The pleasure of the image after the Last Men

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soulages, François
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DATJournal
Texto Completo: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142
Resumo: Pirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. 
id ANHE-1_ea5518028a7717f9b9d922fc561380e7
oai_identifier_str oai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/142
network_acronym_str ANHE-1
network_name_str DATJournal
repository_id_str
spelling The pleasure of the image after the Last MenEl placer de la imagen después de los últimos hombresO prazer da imagem depois dos Últimos HomensimagemartetecnologiadesignPirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. Universidade Anhambi Murumbi2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/14210.29147/dat.v4i3.142DAT Journal; Vol. 4 No. 3 (2019): The Pleasure of the image; 3-10DAT Journal; Vol. 4 Núm. 3 (2019): El placer de la imagen; 3-10DAT Journal; v. 4 n. 3 (2019): O Prazer da Imagem; 3-102526-178910.29147/dat.v4i3reponame:DATJournalinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:ANHEMBIporhttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142/120Soulages, Françoisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-08T21:45:38Zoai:ojs.datjournal.anhembi.br:article/142Revistahttps://datjournal.anhembi.br/datPUBhttps://datjournal.anhembi.br/dat/oai||ppgdesign@anhembi.br2526-17892526-1789opendoar:2020-06-08T21:45:38DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv The pleasure of the image after the Last Men
El placer de la imagen después de los últimos hombres
O prazer da imagem depois dos Últimos Homens
title The pleasure of the image after the Last Men
spellingShingle The pleasure of the image after the Last Men
Soulages, François
imagem
arte
tecnologia
design
title_short The pleasure of the image after the Last Men
title_full The pleasure of the image after the Last Men
title_fullStr The pleasure of the image after the Last Men
title_full_unstemmed The pleasure of the image after the Last Men
title_sort The pleasure of the image after the Last Men
author Soulages, François
author_facet Soulages, François
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soulages, François
dc.subject.por.fl_str_mv imagem
arte
tecnologia
design
topic imagem
arte
tecnologia
design
description Pirandello parece opor o prazer da arte e o prazer da vida: o primeiro seria ilusório e fictício, tal como o teatro ou a imagem, o segundo estaria em perigo pois, segundo o dramaturgo, quem compreende a ficcionalidade da arte, descobre imediatamente aquela da vida: o disparate da vida, devido à ausência de sentido, à impossibilidade de responder as questões “Por quê?, “Como? e “Que vida?, uma vez que a vida não é única, mas própria a cada indivíduo — A Cada Um a Sua Verdade, título de uma peça de Pirandello — e, sobretudo, criada espontaneamente na inquietação específica própria a cada um dos seres humanos. De onde alguns extraem o prazer! Prazerfundado numa ilusão — para Corneille, ilusão cômica, para muitos outros, ilusão barroca2: daí o descrédito do prazer para Pirandello, prazer que nunca remete à uma realidade fixa, e sim à uma imagem e a um imaginário em transformação. Daí, na linha de L’Ecclésiaste, a desconstrução do prazer da imagem, “vaidade das vaidades’’. “Que vaidade a da pintura — dizia Pascal —, que suscita nossa admiração devido a uma semelhança de coisas cujos originais nós desprezamos!”. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142
10.29147/dat.v4i3.142
url https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142
identifier_str_mv 10.29147/dat.v4i3.142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/142/120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhambi Murumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhambi Murumbi
dc.source.none.fl_str_mv DAT Journal; Vol. 4 No. 3 (2019): The Pleasure of the image; 3-10
DAT Journal; Vol. 4 Núm. 3 (2019): El placer de la imagen; 3-10
DAT Journal; v. 4 n. 3 (2019): O Prazer da Imagem; 3-10
2526-1789
10.29147/dat.v4i3
reponame:DATJournal
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
reponame_str DATJournal
collection DATJournal
repository.name.fl_str_mv DATJournal - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgdesign@anhembi.br
_version_ 1797239920784310272