Um olhar sobre o corpo em desfiles do design de moda Ronaldo Fraga no cenário corpocêntrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Juliana Yuri Igarashi Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1719
Resumo: This dissertation investigates vectors related to body and appearance, implicated in the processes of subjectivation of the "corpocentric" scenario, through a cut in the field of Fashion Design. It focuses as an object of study, the fashion designer Ronaldo Fraga's parades, which give different perspectives to the body in this context. The Corps (Winter / 2002) parade introduces an analogy with the concept of "docile body", referring to those parades whose models obey the conventional patterns of the fashion system. In contrast to the explanation about the sculpted bodies that predominate in the castings, the parade The beaches continue waiting for both of us (summer / 2018), illuminates an approach on the diversity that pervades the bodies.
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In contrast to the explanation about the sculpted bodies that predominate in the castings, the parade The beaches continue waiting for both of us (summer / 2018), illuminates an approach on the diversity that pervades the bodies.Esta dissertação investiga vetores ligados ao corpo e à aparência, implicados nos processos de subjetivação do cenário “corpocêntrico”, por meio de um recorte no campo do Design de moda. Enfoca como objeto de estudo, os desfiles do designer de moda Ronaldo Fraga, que conferem diferentes perspectivas para o corpo nesse contexto. O desfile Corpo cru (inverno/2002) introduz uma analogia com o conceito de “corpo dócil”, referente àqueles desfiles cujos modelos obedecem aos padrões convencionais do sistema da moda. Em contraposição à explanação sobre os corpos modelizados que predominam nos castings, o desfile As praias continuam esperando por nós dois (verão/2018), ilumina uma abordagem sobre a diversidade que permeia os corpos.Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-03-19T21:26:22Z No. of bitstreams: 1 Juliana Yuri I. Ribeiro de Almeida.pdf: 10842427 bytes, checksum: 33286db0b8610eb18b9be3fb428f79da (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-03T14:49:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juliana Yuri I. Ribeiro de Almeida.pdf: 10842427 bytes, checksum: 33286db0b8610eb18b9be3fb428f79da (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-03T15:38:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juliana Yuri I. Ribeiro de Almeida.pdf: 10842427 bytes, checksum: 33286db0b8610eb18b9be3fb428f79da (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-03T15:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Yuri I. 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Esta dissertação investiga vetores ligados ao corpo e à aparência, implicados nos processos de subjetivação do cenário “corpocêntrico”, por meio de um recorte no campo do Design de moda. Enfoca como objeto de estudo, os desfiles do designer de moda Ronaldo Fraga, que conferem diferentes perspectivas para o corpo nesse contexto. O desfile Corpo cru (inverno/2002) introduz uma analogia com o conceito de “corpo dócil”, referente àqueles desfiles cujos modelos obedecem aos padrões convencionais do sistema da moda. Em contraposição à explanação sobre os corpos modelizados que predominam nos castings, o desfile As praias continuam esperando por nós dois (verão/2018), ilumina uma abordagem sobre a diversidade que permeia os corpos.
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