A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1731 |
Resumo: | A new communication tool has emerged over the past two decades, transforming the advertising landscape and captivating a part of the viewer / consumer audience. Such a model differentiates itself by using serial narrative complexity with veiled commercial objectives (sometimes not so much). The objective of this study is to map the characteristics of this model that mixes advertising and entertainment - advertainment - used by companies since the beginning of the 21st century. To understand this phenomenon, there are three series that have come to take advantage of this new model as a way to enchant their audience with more emotional appeal: the precursor series The Hire, produced by the German automaker BMW; the web series What Lives Inside, a partnership between the Intel and Dell technology products industries; and the #No Gogó national production commissioned by AmBev, the world leader in beverages, for its Antarctica brand. |
id |
ANHE_104d690316e6c75fc1768192b7872370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1731 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Gosciola, VicenteMACHADO, Guilherme Leite2019-04-03T18:12:25Z2017-02-20MACHADO, Guilherme Leite. A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário. 2017. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1731A new communication tool has emerged over the past two decades, transforming the advertising landscape and captivating a part of the viewer / consumer audience. Such a model differentiates itself by using serial narrative complexity with veiled commercial objectives (sometimes not so much). The objective of this study is to map the characteristics of this model that mixes advertising and entertainment - advertainment - used by companies since the beginning of the 21st century. To understand this phenomenon, there are three series that have come to take advantage of this new model as a way to enchant their audience with more emotional appeal: the precursor series The Hire, produced by the German automaker BMW; the web series What Lives Inside, a partnership between the Intel and Dell technology products industries; and the #No Gogó national production commissioned by AmBev, the world leader in beverages, for its Antarctica brand.Uma nova ferramenta de comunicação tem surgido nas últimas duas décadas, transformando o cenário publicitário e cativando uma parte do público espectador/consumidor. Tal modelo se diferencia por usar a complexidade narrativa seriada com objetivos comerciais velados (às vezes nem tanto). O objetivo deste estudo é mapear as características deste modelo que mescla publicidade e entretenimento - o advertainment -, utilizado pelas empresas desde o início do século XXI. Para entender este fenômeno, observa-se três séries que passaram a aproveitar este novo modelo como forma de encantar seu público com apelo mais emocional: a precursora série The Hire, produzida pela montadora alemã BMW; a web série What Lives Inside, uma parceria entre as indústrias de produtos tecnológicos Intel e Dell; e a produção nacional #No Gogó encomendada pela AmBev, líder mundial de bebidas, para sua marca Antarctica.Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-01T14:08:01Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Leite Machado.pdf: 2456184 bytes, checksum: 30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-03T15:01:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Guilherme Leite Machado.pdf: 2456184 bytes, checksum: 30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-03T18:11:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Guilherme Leite Machado.pdf: 2456184 bytes, checksum: 30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-03T18:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Leite Machado.pdf: 2456184 bytes, checksum: 30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523 (MD5) Previous issue date: 2017-02-20Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiPrograma de Pós-Graduação Mestrado em ComunicaçãoUAMBrasilUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuComunicação; Análise fílmicaCommunication; Film analysisCIENCIAS HUMANASA metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-7079206729423400013600600600600393015886071273952456530181105569640512075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINALGuilherme Leite Machado.pdfGuilherme Leite Machado.pdfapplication/pdf2456184http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1731/2/Guilherme+Leite+Machado.pdf30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1731/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51TEDE/1731oai:sitios.anhembi.br:TEDE/17312019-04-03 15:12:25.979Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSw5NQUklBIExJQ0VOw4dBCkVzdGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZXhlbXBsbyDDqSBmb3JuZWNpZGEgYXBlbmFzIHBhcmEgZmlucyBpbmZvcm1hdGl2b3MuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgClhYWCAoU2lnbGEgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IApkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIAplbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIApwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IApkaXNzZXJ0YcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIFZvY8OqIHRhbWLDqW0gZGVjbGFyYSBxdWUgbyBkZXDDs3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBuw6NvLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSAKb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIAppZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFRFU0UgT1UgRElTU0VSVEHDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSAKQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PIFFVRSBOw4NPIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyAKVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIEVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpBIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgCmRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:54:14.885Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
title |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
spellingShingle |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário MACHADO, Guilherme Leite Comunicação; Análise fílmica Communication; Film analysis CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
title_full |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
title_fullStr |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
title_full_unstemmed |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
title_sort |
A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário |
author |
MACHADO, Guilherme Leite |
author_facet |
MACHADO, Guilherme Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gosciola, Vicente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Guilherme Leite |
contributor_str_mv |
Gosciola, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Análise fílmica |
topic |
Comunicação; Análise fílmica Communication; Film analysis CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication; Film analysis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
A new communication tool has emerged over the past two decades, transforming the advertising landscape and captivating a part of the viewer / consumer audience. Such a model differentiates itself by using serial narrative complexity with veiled commercial objectives (sometimes not so much). The objective of this study is to map the characteristics of this model that mixes advertising and entertainment - advertainment - used by companies since the beginning of the 21st century. To understand this phenomenon, there are three series that have come to take advantage of this new model as a way to enchant their audience with more emotional appeal: the precursor series The Hire, produced by the German automaker BMW; the web series What Lives Inside, a partnership between the Intel and Dell technology products industries; and the #No Gogó national production commissioned by AmBev, the world leader in beverages, for its Antarctica brand. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Uma nova ferramenta de comunicação tem surgido nas últimas duas décadas, transformando o cenário publicitário e cativando uma parte do público espectador/consumidor. Tal modelo se diferencia por usar a complexidade narrativa seriada com objetivos comerciais velados (às vezes nem tanto). O objetivo deste estudo é mapear as características deste modelo que mescla publicidade e entretenimento - o advertainment -, utilizado pelas empresas desde o início do século XXI. Para entender este fenômeno, observa-se três séries que passaram a aproveitar este novo modelo como forma de encantar seu público com apelo mais emocional: a precursora série The Hire, produzida pela montadora alemã BMW; a web série What Lives Inside, uma parceria entre as indústrias de produtos tecnológicos Intel e Dell; e a produção nacional #No Gogó encomendada pela AmBev, líder mundial de bebidas, para sua marca Antarctica. |
description |
A new communication tool has emerged over the past two decades, transforming the advertising landscape and captivating a part of the viewer / consumer audience. Such a model differentiates itself by using serial narrative complexity with veiled commercial objectives (sometimes not so much). The objective of this study is to map the characteristics of this model that mixes advertising and entertainment - advertainment - used by companies since the beginning of the 21st century. To understand this phenomenon, there are three series that have come to take advantage of this new model as a way to enchant their audience with more emotional appeal: the precursor series The Hire, produced by the German automaker BMW; the web series What Lives Inside, a partnership between the Intel and Dell technology products industries; and the #No Gogó national production commissioned by AmBev, the world leader in beverages, for its Antarctica brand. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-03T18:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Guilherme Leite. A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário. 2017. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1731 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Guilherme Leite. A metamorfose da sereia: um caminho para a narrativa estendida do audiovisual publicitário. 2017. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-7079206729423400013 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
3930158860712739524 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
5653018110556964051 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
2075167498588264571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1731/2/Guilherme+Leite+Machado.pdf http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1731/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30cf43d67b66a2683276eacbf11ff523 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889959431405568 |