Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Fernando Leonel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1762
Resumo: This study aims at analyzing the perception of dental patients in relation to the care provided by dentists highlighting the aspects of hospitality, humanization, quality and service encounter. Its theoretical frame is based upon the SERVQUAL model as well as the Evidence Based Dentistry model (EBD). It establishes a dialogue between the areas of Dentistry, Hospitality, Health Care Humanization, Quality and Service Encounter. The main problem around which the study was developed was: how do patients – either paying themselves for the treatment or through a dental insurance plan - perceive the aspects of hospitality and humanization in their dentist-patient relationship? In order to answer the question, a descriptive and exploratory empirical investigation was carried out. A questionnaire was applied to 342 patients from private practice in the cities of São Paulo and Guarulhos. The responses presented a high internal reliability. Data analysis shows that dental insurance plan patients’ perception of hospitality and humanization is inferior to those of paying patients. In other words, dental insurance plan patients perceive a less hospitable dentist treatment and the dentist-patient trust relationship is weaker.
id ANHE_51085178071788112326264fd9c149b2
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1762
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Torres, Ricardo de Gilhttp://lattes.cnpq.br/0232260342255569http://lattes.cnpq.br/4001498464353492RODRIGUES, Fernando Leonel2019-05-01T17:08:05Z2017-03-10RODRIGUES, Fernando Leonel. Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1762This study aims at analyzing the perception of dental patients in relation to the care provided by dentists highlighting the aspects of hospitality, humanization, quality and service encounter. Its theoretical frame is based upon the SERVQUAL model as well as the Evidence Based Dentistry model (EBD). It establishes a dialogue between the areas of Dentistry, Hospitality, Health Care Humanization, Quality and Service Encounter. The main problem around which the study was developed was: how do patients – either paying themselves for the treatment or through a dental insurance plan - perceive the aspects of hospitality and humanization in their dentist-patient relationship? In order to answer the question, a descriptive and exploratory empirical investigation was carried out. A questionnaire was applied to 342 patients from private practice in the cities of São Paulo and Guarulhos. The responses presented a high internal reliability. Data analysis shows that dental insurance plan patients’ perception of hospitality and humanization is inferior to those of paying patients. In other words, dental insurance plan patients perceive a less hospitable dentist treatment and the dentist-patient trust relationship is weaker.Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos pacientes odontológicos em relação ao atendimento prestado pelos dentistas nos aspectos de hospitalidade, humanização, qualidade e encontro de serviços. Apoiou-se no modelo SERVQUAL para compor o referencial teórico e incorporou-se o modelo de Odontologia Baseada em Evidências (EBD). A fundamentação teórica teve como base as áreas de odontologia, hospitalidade, humanização da saúde, qualidade e encontro de serviços. O problema de pesquisa centrou-se em: como o paciente particular e o paciente de convênio percebem os aspectos de hospitalidade e humanização no relacionamento com o dentista? Para responder a esta questão realizou-se uma investigação empírica de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, aplicou-se um questionário para a coleta de dados em 342 pacientes particulares na cidade de São Paulo e Guarulhos, localizadas no estado de São Paulo, resultando na alta confiabilidade interna das respostas. A análise dos dados obtidos pela pesquisa mostra que a percepção dos aspectos de hospitalidade e humanização dos pacientes usuários de convênios odontológicos é inferior quando comparada com os pacientes particulares. Isto é, os pacientes de convênio percebem que quando o tratamento ocorre via convênio odontológico o atendimento apresenta-se menos hospitaleiro por parte dos dentistas e com a relação de confiança reduzida pelo paciente.Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-04-08T18:41:56Z No. of bitstreams: 1 Fernando Leonel Rodrigues.pdf: 1261067 bytes, checksum: f635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-05-01T17:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernando Leonel Rodrigues.pdf: 1261067 bytes, checksum: f635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2019-05-01T17:07:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernando Leonel Rodrigues.pdf: 1261067 bytes, checksum: f635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-01T17:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Leonel Rodrigues.pdf: 1261067 bytes, checksum: f635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7 (MD5) Previous issue date: 2017-03-10Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiPrograma de Pós-Graduação Mestrado em HospitalidadeUAMBrasilUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuHotelaria; Humanização; Serviços; Hospitalidade.Hospitality; Humanization; Quality; Service encounter; Dental Care.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASHospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79604485488195044146006006006003930158860712739524-19880619442701333922075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINALFernando Leonel Rodrigues.pdfFernando Leonel Rodrigues.pdfapplication/pdf1261067http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1762/2/Fernando+Leonel+Rodrigues.pdff635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1762/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51TEDE/1762oai:sitios.anhembi.br:TEDE/17622019-05-01 14:08:05.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http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:54:19.53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
title Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
spellingShingle Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
RODRIGUES, Fernando Leonel
Hotelaria; Humanização; Serviços; Hospitalidade.
Hospitality; Humanization; Quality; Service encounter; Dental Care.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
title_full Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
title_fullStr Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
title_full_unstemmed Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
title_sort Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes
author RODRIGUES, Fernando Leonel
author_facet RODRIGUES, Fernando Leonel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Ricardo de Gil
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0232260342255569
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4001498464353492
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Fernando Leonel
contributor_str_mv Torres, Ricardo de Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria; Humanização; Serviços; Hospitalidade.
topic Hotelaria; Humanização; Serviços; Hospitalidade.
Hospitality; Humanization; Quality; Service encounter; Dental Care.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospitality; Humanization; Quality; Service encounter; Dental Care.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims at analyzing the perception of dental patients in relation to the care provided by dentists highlighting the aspects of hospitality, humanization, quality and service encounter. Its theoretical frame is based upon the SERVQUAL model as well as the Evidence Based Dentistry model (EBD). It establishes a dialogue between the areas of Dentistry, Hospitality, Health Care Humanization, Quality and Service Encounter. The main problem around which the study was developed was: how do patients – either paying themselves for the treatment or through a dental insurance plan - perceive the aspects of hospitality and humanization in their dentist-patient relationship? In order to answer the question, a descriptive and exploratory empirical investigation was carried out. A questionnaire was applied to 342 patients from private practice in the cities of São Paulo and Guarulhos. The responses presented a high internal reliability. Data analysis shows that dental insurance plan patients’ perception of hospitality and humanization is inferior to those of paying patients. In other words, dental insurance plan patients perceive a less hospitable dentist treatment and the dentist-patient trust relationship is weaker.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos pacientes odontológicos em relação ao atendimento prestado pelos dentistas nos aspectos de hospitalidade, humanização, qualidade e encontro de serviços. Apoiou-se no modelo SERVQUAL para compor o referencial teórico e incorporou-se o modelo de Odontologia Baseada em Evidências (EBD). A fundamentação teórica teve como base as áreas de odontologia, hospitalidade, humanização da saúde, qualidade e encontro de serviços. O problema de pesquisa centrou-se em: como o paciente particular e o paciente de convênio percebem os aspectos de hospitalidade e humanização no relacionamento com o dentista? Para responder a esta questão realizou-se uma investigação empírica de caráter descritivo e exploratório. Para tanto, aplicou-se um questionário para a coleta de dados em 342 pacientes particulares na cidade de São Paulo e Guarulhos, localizadas no estado de São Paulo, resultando na alta confiabilidade interna das respostas. A análise dos dados obtidos pela pesquisa mostra que a percepção dos aspectos de hospitalidade e humanização dos pacientes usuários de convênios odontológicos é inferior quando comparada com os pacientes particulares. Isto é, os pacientes de convênio percebem que quando o tratamento ocorre via convênio odontológico o atendimento apresenta-se menos hospitaleiro por parte dos dentistas e com a relação de confiança reduzida pelo paciente.
description This study aims at analyzing the perception of dental patients in relation to the care provided by dentists highlighting the aspects of hospitality, humanization, quality and service encounter. Its theoretical frame is based upon the SERVQUAL model as well as the Evidence Based Dentistry model (EBD). It establishes a dialogue between the areas of Dentistry, Hospitality, Health Care Humanization, Quality and Service Encounter. The main problem around which the study was developed was: how do patients – either paying themselves for the treatment or through a dental insurance plan - perceive the aspects of hospitality and humanization in their dentist-patient relationship? In order to answer the question, a descriptive and exploratory empirical investigation was carried out. A questionnaire was applied to 342 patients from private practice in the cities of São Paulo and Guarulhos. The responses presented a high internal reliability. Data analysis shows that dental insurance plan patients’ perception of hospitality and humanization is inferior to those of paying patients. In other words, dental insurance plan patients perceive a less hospitable dentist treatment and the dentist-patient trust relationship is weaker.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-01T17:08:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Fernando Leonel. Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1762
identifier_str_mv RODRIGUES, Fernando Leonel. Hospitalidade e humanização no atendimento odontológico: a percepção dos pacientes. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 7960448548819504414
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 3930158860712739524
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -1988061944270133392
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Mestrado em Hospitalidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1762/2/Fernando+Leonel+Rodrigues.pdf
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1762/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f635927b134ccd1c62c35ab53d5881e7
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668890015911903232