Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_789fd714f5de75ff39794210a4de7b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1524 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Dias, Célia Maria de MoraesCPF:03922836623http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750513Y9Garcia, Gislene Duarte2015-08-18T17:46:42Z2006-10-112005-10-06GARCIA, Gislene Duarte. Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG. 2005. 1 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 182480.PDF: 26135 bytes, checksum: 948cc9bca9278dc140aca2170b67f6ba (MD5) Previous issue date: 2005-10-06Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho buscou identificar a satisfação dos funcionários de um hotel de pequeno porte em relação aos fatores motivacionais e higiênicos e se esta satisfação varia conforme características individuais sócio-demográficas. A teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos foi formulada por Frederick Herzberg, e identifica dois grupos de fatores(motivacionais e higiênicos) como sendo os principais impulsionadores das ações do homem no trabalho. Cada grupo é composto por cinco fatores sendo. Proporcionar um ambiente de trabalho motivador é fundamental para que um hotel consiga profissionais aptos a serem hospitaleiros com os clientes, uma vez que seu principal produto é a prestação de serviço, que depende diretamente do contato entre funcionários e clientes. Foram aplicados questionários a 26 dos 29 funcionários do hotel, cada questionário possui sete perguntas sobre características individuais e 30 afirmativas sobre situações do trabalho que representavam os dez fatores propostos por Herzberg. O que se pôde concluir é que os fatores relativos ao ambiente de trabalho apresentaram graus de insatisfação mais baixos, deixando claro a importância destes fatores no trabalho no hotel. Outro importante aspecto foi o maior grau de insatisfação apresentado pelos funcionários de setores de back room, e, finalmente, ficou confirmado que as características individuais interferem na percepção de satisfação dos indivíduos, sendo fundamental que os gestores busquem compreender as necessidades de seus funcionários para, assim poder dar subsídios pra que estes se motivem a trabalhar.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHospitalidade - AdministraçãoHospitalidade - Aspectos sociaisHospitalidade - ServiçosMotivação no trabalhoSatisfação profissionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOSatisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL182480.PDFapplication/pdf26135http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1524/1/182480.PDF948cc9bca9278dc140aca2170b67f6baMD51TEDE/1524oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15242015-08-18 14:46:42.554http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:44.092Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
title |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
spellingShingle |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG Garcia, Gislene Duarte Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade - Aspectos sociais Hospitalidade - Serviços Motivação no trabalho Satisfação profissional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
title_short |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
title_full |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
title_fullStr |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
title_full_unstemmed |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
title_sort |
Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG |
author |
Garcia, Gislene Duarte |
author_facet |
Garcia, Gislene Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Célia Maria de Moraes |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:03922836623 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750513Y9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Gislene Duarte |
contributor_str_mv |
Dias, Célia Maria de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade - Aspectos sociais Hospitalidade - Serviços Motivação no trabalho Satisfação profissional |
topic |
Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade - Aspectos sociais Hospitalidade - Serviços Motivação no trabalho Satisfação profissional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho buscou identificar a satisfação dos funcionários de um hotel de pequeno porte em relação aos fatores motivacionais e higiênicos e se esta satisfação varia conforme características individuais sócio-demográficas. A teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos foi formulada por Frederick Herzberg, e identifica dois grupos de fatores(motivacionais e higiênicos) como sendo os principais impulsionadores das ações do homem no trabalho. Cada grupo é composto por cinco fatores sendo. Proporcionar um ambiente de trabalho motivador é fundamental para que um hotel consiga profissionais aptos a serem hospitaleiros com os clientes, uma vez que seu principal produto é a prestação de serviço, que depende diretamente do contato entre funcionários e clientes. Foram aplicados questionários a 26 dos 29 funcionários do hotel, cada questionário possui sete perguntas sobre características individuais e 30 afirmativas sobre situações do trabalho que representavam os dez fatores propostos por Herzberg. O que se pôde concluir é que os fatores relativos ao ambiente de trabalho apresentaram graus de insatisfação mais baixos, deixando claro a importância destes fatores no trabalho no hotel. Outro importante aspecto foi o maior grau de insatisfação apresentado pelos funcionários de setores de back room, e, finalmente, ficou confirmado que as características individuais interferem na percepção de satisfação dos indivíduos, sendo fundamental que os gestores busquem compreender as necessidades de seus funcionários para, assim poder dar subsídios pra que estes se motivem a trabalhar. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-10-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Gislene Duarte. Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG. 2005. 1 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Gislene Duarte. Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG. 2005. 1 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Hospitalidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1524/1/182480.PDF |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
948cc9bca9278dc140aca2170b67f6ba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889689185058816 |