O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCARPI, Kate
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1680
Resumo: This essay studies the development of costume design in 3D animation. The process chosen to do so was the comparison of the methodology of costume creation between scenic arts, fashion design, comics and animation itself. The objective of this essay is to inquire the possibility of applying costumes as a narrative element in animation. To this end, it was done a bibliographic research, an analysis of an iconographic compilation and a study of the costume changes on the animated movie The Incredibles (Pixar, 2004). It will be exposed elements referred to design and visual communication, such as colors, shapes and textures as a way to convey the character’s emotionsassociated to the story and scenes. Following that, comparison of the costume creation process on digital, audiovisual and physical sphere. Based on the three images paradigm, the concept presented by Santaella (2005), the simulation on the digital sphere, the concept approached by Couchot (1993) and, lastly,on the concept of immaterial culture presented by Flusser (2007). Those points will be succeeded by indicating the similarities and divergences between fashion drawing and animation concept art drawings, based on topics presented by Gragnato (2008), Hopkins (2011) and Morris (2009)
id ANHE_a3ba8379aef426721d12cf98b9ae728b
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1680
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Mesquita, CristianeSCARPI, Kate2018-08-21T13:25:26Z2018-02-22SCARPI, Kate. O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis". 2018. 197 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1680This essay studies the development of costume design in 3D animation. The process chosen to do so was the comparison of the methodology of costume creation between scenic arts, fashion design, comics and animation itself. The objective of this essay is to inquire the possibility of applying costumes as a narrative element in animation. To this end, it was done a bibliographic research, an analysis of an iconographic compilation and a study of the costume changes on the animated movie The Incredibles (Pixar, 2004). It will be exposed elements referred to design and visual communication, such as colors, shapes and textures as a way to convey the character’s emotionsassociated to the story and scenes. Following that, comparison of the costume creation process on digital, audiovisual and physical sphere. Based on the three images paradigm, the concept presented by Santaella (2005), the simulation on the digital sphere, the concept approached by Couchot (1993) and, lastly,on the concept of immaterial culture presented by Flusser (2007). Those points will be succeeded by indicating the similarities and divergences between fashion drawing and animation concept art drawings, based on topics presented by Gragnato (2008), Hopkins (2011) and Morris (2009)Este trabalho estuda o processo de criação do design de figurino para personagens de animação tridimensional (3D), por meio de métodos comparativos entre áreas como artes cênicas, design de moda, histórias em quadrinhos e animação. O objetivo é o de averiguar a possibilidade do uso do figurino como elemento narrativo na animação. Para tal propósito, são realizadas revisões bibliográficas, análises de uma compilação iconográfica e o estudo de caso da animação Os Incríveis (The Incredibles, Pixar, 2004). São apresentados elementos projetuais referentes ao design e à comunicação visual como cores, formas e texturas como modo de transmitir ao observador as emoções da personagem em relação à narrativa. Em seguida, é efetuada a comparação do processo de criação do figurino nos meios digital, audiovisual e físico por meio dos três paradigmas da imagem abordados por Santaella (2005), da simulação na esfera digital (Couchot, 1993) e cultura imaterial, conceito apresentado por Flusser (2007). Em sequência, são apontadas as semelhanças e divergências entre os desenhos de moda com as concept arts da animação seguindo tópicos apresentados por Gragnato (2008), Hopkins (2011) e Morris (2009).Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-20T20:16:15Z No. of bitstreams: 1 452401.pdf: 5853476 bytes, checksum: 81008480cdf930837a76f42998eef262 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-20T20:27:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 452401.pdf: 5853476 bytes, checksum: 81008480cdf930837a76f42998eef262 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2018-08-21T13:25:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 452401.pdf: 5853476 bytes, checksum: 81008480cdf930837a76f42998eef262 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-21T13:25:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 452401.pdf: 5853476 bytes, checksum: 81008480cdf930837a76f42998eef262 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiPrograma de Pós-Graduação Mestrado em DesignUAMBrasilUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuDESIGN; Animação; Design de personagens; Figurino; 3d animation, Character design, Costume design, The IncrediblesCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-50169050766056781366006006006003930158860712739524-19880619442701333922075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1680/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINAL452401.pdf452401.pdfapplication/pdf5853476http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1680/2/452401.pdf81008480cdf930837a76f42998eef262MD52TEDE/1680oai:sitios.anhembi.br:TEDE/16802018-08-21 10:25:26.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http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:54:14.084Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
title O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
spellingShingle O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
SCARPI, Kate
DESIGN; Animação; Design de personagens; Figurino; 3d animation, Character design, Costume design, The Incredibles
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
title_full O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
title_fullStr O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
title_full_unstemmed O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
title_sort O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis"
author SCARPI, Kate
author_facet SCARPI, Kate
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mesquita, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv SCARPI, Kate
contributor_str_mv Mesquita, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv DESIGN; Animação; Design de personagens; Figurino; 3d animation, Character design, Costume design, The Incredibles
topic DESIGN; Animação; Design de personagens; Figurino; 3d animation, Character design, Costume design, The Incredibles
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv This essay studies the development of costume design in 3D animation. The process chosen to do so was the comparison of the methodology of costume creation between scenic arts, fashion design, comics and animation itself. The objective of this essay is to inquire the possibility of applying costumes as a narrative element in animation. To this end, it was done a bibliographic research, an analysis of an iconographic compilation and a study of the costume changes on the animated movie The Incredibles (Pixar, 2004). It will be exposed elements referred to design and visual communication, such as colors, shapes and textures as a way to convey the character’s emotionsassociated to the story and scenes. Following that, comparison of the costume creation process on digital, audiovisual and physical sphere. Based on the three images paradigm, the concept presented by Santaella (2005), the simulation on the digital sphere, the concept approached by Couchot (1993) and, lastly,on the concept of immaterial culture presented by Flusser (2007). Those points will be succeeded by indicating the similarities and divergences between fashion drawing and animation concept art drawings, based on topics presented by Gragnato (2008), Hopkins (2011) and Morris (2009)
Este trabalho estuda o processo de criação do design de figurino para personagens de animação tridimensional (3D), por meio de métodos comparativos entre áreas como artes cênicas, design de moda, histórias em quadrinhos e animação. O objetivo é o de averiguar a possibilidade do uso do figurino como elemento narrativo na animação. Para tal propósito, são realizadas revisões bibliográficas, análises de uma compilação iconográfica e o estudo de caso da animação Os Incríveis (The Incredibles, Pixar, 2004). São apresentados elementos projetuais referentes ao design e à comunicação visual como cores, formas e texturas como modo de transmitir ao observador as emoções da personagem em relação à narrativa. Em seguida, é efetuada a comparação do processo de criação do figurino nos meios digital, audiovisual e físico por meio dos três paradigmas da imagem abordados por Santaella (2005), da simulação na esfera digital (Couchot, 1993) e cultura imaterial, conceito apresentado por Flusser (2007). Em sequência, são apontadas as semelhanças e divergências entre os desenhos de moda com as concept arts da animação seguindo tópicos apresentados por Gragnato (2008), Hopkins (2011) e Morris (2009).
description This essay studies the development of costume design in 3D animation. The process chosen to do so was the comparison of the methodology of costume creation between scenic arts, fashion design, comics and animation itself. The objective of this essay is to inquire the possibility of applying costumes as a narrative element in animation. To this end, it was done a bibliographic research, an analysis of an iconographic compilation and a study of the costume changes on the animated movie The Incredibles (Pixar, 2004). It will be exposed elements referred to design and visual communication, such as colors, shapes and textures as a way to convey the character’s emotionsassociated to the story and scenes. Following that, comparison of the costume creation process on digital, audiovisual and physical sphere. Based on the three images paradigm, the concept presented by Santaella (2005), the simulation on the digital sphere, the concept approached by Couchot (1993) and, lastly,on the concept of immaterial culture presented by Flusser (2007). Those points will be succeeded by indicating the similarities and divergences between fashion drawing and animation concept art drawings, based on topics presented by Gragnato (2008), Hopkins (2011) and Morris (2009)
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-21T13:25:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCARPI, Kate. O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis". 2018. 197 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1680
identifier_str_mv SCARPI, Kate. O projeto de figurino em personagens de animação 3D: um estudo sobre "Os Incríveis". 2018. 197 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5016905076605678136
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 3930158860712739524
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -1988061944270133392
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1680/1/license.txt
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1680/2/452401.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
81008480cdf930837a76f42998eef262
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889959234273280