Design de personagens: estereótipos gráficos de personagens com deficiência em produções de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Carolina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garrido , Carolina Vilas Boas
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35244
Resumo: As formas como os grupos sociais são representados nos produtos culturais e midiáticos não só são indicativos de como a sociedade representa e identifica esses grupos, como também influenciam na percepção de mundo da mesma. Nesse sentido, através dessa pesquisa, busca-se analisar o estereótipo como mecanismo de representação e percebe-lo como uma das bases formativas dos conceitos do design gráfico e design de personagens. Pretende-se compreender esse mecanismo de representação gráfica, com vistas a discutir sua utilização responsável, utilizando como base teórica um levantamento bibliográfico acerca da psicologia social dos estereótipos, da percepção da deficiência pela sociedade através da história. Com base em uma revisão de literatura discutem-se os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação, correlacionando essas reflexões com a prática metodológica do design gráfico. A partir da análise de personagens com deficiência dos filmes ganhadores da categoria Melhor filme de Animação do Prêmio Oscar desde a sua inauguração em 2002 até o ano de 2016, busca-se discutir algumas questões sobre as relações entre as representações gráficas de personagens de animações e seus significados subjetivos. Para as análises, concebeu-se o roteiro de identificação e análise de personagens, baseado nos modelos propostos por Pallottini (1989) para a análise da peça teatral e estruturado em três níveis de análise segundo o método de análise iconográfica de Panofsky (2009), fundamentando-se, para as interpretações iconográficas, no conceito de naturalização cunhado por Pasolini (1990). Esse estudo é escrito sob a ótica de uma pesquisa exploratória, buscando evidenciar os aspectos projetuais relevantes que contribuem para a estereotipização de personagens no processo criativo em animação. Uma das principais contribuições do estudo diz respeito ao fomento da análise crítica sobre a construção de representações gráficas, permitindo uma ressignificação do percurso criativo-metodológico em design gráfico.
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Pretende-se compreender esse mecanismo de representação gráfica, com vistas a discutir sua utilização responsável, utilizando como base teórica um levantamento bibliográfico acerca da psicologia social dos estereótipos, da percepção da deficiência pela sociedade através da história. Com base em uma revisão de literatura discutem-se os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação, correlacionando essas reflexões com a prática metodológica do design gráfico. A partir da análise de personagens com deficiência dos filmes ganhadores da categoria Melhor filme de Animação do Prêmio Oscar desde a sua inauguração em 2002 até o ano de 2016, busca-se discutir algumas questões sobre as relações entre as representações gráficas de personagens de animações e seus significados subjetivos. Para as análises, concebeu-se o roteiro de identificação e análise de personagens, baseado nos modelos propostos por Pallottini (1989) para a análise da peça teatral e estruturado em três níveis de análise segundo o método de análise iconográfica de Panofsky (2009), fundamentando-se, para as interpretações iconográficas, no conceito de naturalização cunhado por Pasolini (1990). Esse estudo é escrito sob a ótica de uma pesquisa exploratória, buscando evidenciar os aspectos projetuais relevantes que contribuem para a estereotipização de personagens no processo criativo em animação. Uma das principais contribuições do estudo diz respeito ao fomento da análise crítica sobre a construção de representações gráficas, permitindo uma ressignificação do percurso criativo-metodológico em design gráfico.The ways in which social groups are represented in cultural and media products are not only indicative of how society represents and identifies these groups but also influences the world's perception of them. In this sense, this study aims to analyze the stereotype as a mechanism of representation and to perceive it as one of the formative bases of the concepts of graphic design and character design. This research is intended to understand this mechanism of graphic representation, with a view to discussing its responsible use, using as a theoretical basis a bibliographical survey about the social psychology of stereotypes, as well as the perception of disability by society through history. Based on a literature review, we discuss the concepts of stereotype, prejudice and discrimination, correlating these reflections with the methodological practice of graphic design. From the analysis of disabled characters of the winning films of the category "Best Animated Film" of the Oscar Prize, from its inauguration in 2002 to the year 2016, we try to discuss some questions about the relations between the graphical representations of characters of animations and their subjective meanings. For the analysis, the script of character identification and analysis was conceived, based on the models proposed by Pallottini (1989), for the analysis of the play and structured in three levels of analysis according to the method of iconographic analysis of Panofsky (2009), based on the concept of naturalization coined by Pasolini (1990). This study is developed from the perspective of an exploratory research, seeking to highlight the relevant design aspects that contribute to the stereotyping of characters in the creative process in animation. One of the main contributions of the study concerns the promotion of critical analysis on the construction of graphic representations, allowing a re-signification of the creative-methodological praxis in graphic design.Submitted by Carolina Garrido (cvbgarrido@gmail.com) on 2019-08-13T00:42:41Z No. of bitstreams: 1 Design de Personagens - DISSERTACAO - Carolina Garrido - DIGITAL.pdf: 6171969 bytes, checksum: 8d5a21ab7354d8e46c8328c70ea0cb5d (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Guimarães (fxavier@ufba.br) on 2022-05-17T13:22:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Design de Personagens - DISSERTACAO - Carolina Garrido - DIGITAL.pdf: 6171969 bytes, checksum: 8d5a21ab7354d8e46c8328c70ea0cb5d (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T13:22:06Z (GMT). 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