A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianco, Fiorella Del
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id ANHE_f88fa46e3af6d6dbc4144f8fab9aea8b
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1516
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Rego, Raul AmaralCPF:13028301806http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137472Z1Bianco, Fiorella Del2015-08-18T17:46:41Z2006-10-172006-03-16BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304312 parte1.pdf: 1957397 bytes, checksum: 953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8 (MD5) Previous issue date: 2006-03-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo deste estudo foi verificar as formas de manifestação da comunicação em destinações de ecoturismo, sob a ótica do marketing verde. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo em uma destinação de ecoturismo. A fundamentação teórica foi organizada nos três primeiros capítulos do trabalho. O primeiro apresenta a caracterização do sistema de turismo, indicando a importância da integração das empresas participantes para o desenvolvimento e aplicação de diretrizes que orientam as ações de marketing e comunicação. O segundo capítulo apresenta uma discussão sobre as características e definições do marketing, marketing societal, social e verde e as relações deste último com o ecoturismo, destacando aspectos que alinham as empresas aos princípios do marketing verde. O terceiro capítulo apresenta um detalhamento do processo de comunicação, as suas formas e ferramentas por meio das quais pode se manifestar a comunicação sob a ótica do marketing verde. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de estudo de caso na cidade de Brotas, no interior do Estado de São Paulo, para poder investigar os princípios do marketing verde nas formas específicas de comunicação de uma destinação ecoturística, entre outros aspectos relacionados à teoria estudada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os principais agentes do sistema de turismo local, em particular com a Diretoria de Turismo do Município de Brotas e agências de turismo da região. Além das entrevistas, foi também utilizado o método de observação direta das principais atividades turísticas realizadas no município para identificação das formas de comunicação empregadas. Como principais resultados, o trabalho identificou uma forte preocupação com o desenvolvimento do turismo local baseado na sustentabilidade ambiental da região de Brotas, constatando a mobilização integrada das iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do planejamento turístico no município. Por outro lado, no que diz respeito ao tema central do trabalho, observou-se, no caso estudado, que essa preocupação ainda se manifesta de forma incipiente nas ações de comunicação, sejam estas de origem pública ou privada. Mesmo sendo de natureza qualitativa, os resultados aparentemente reforçam a hipótese da pesquisa. Entretanto, ainda que tenha sido observado que a comunicação de marketing da destinação ecoturística estudada pouco contempla os princípios do marketing verde, verificou-se uma forte predisposição da Diretoria de Turismo de Brotas e das principais empresas de ecoturismo local, no sentido de desenvolver uma comunicação com o turista baseada nos princípios do marketing verde.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHospitalidade - AdministraçãoHospitalidade turísticaUberlândia (Minas Gerais) - TurismoTurismo - ServiçosIdentidade socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOA comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL304312 parte1.pdfapplication/pdf1957397http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1516/1/304312+parte1.pdf953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8MD51TEDE/1516oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15162015-08-18 14:46:41.06http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:43.809Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
title A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
spellingShingle A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
Bianco, Fiorella Del
Hotelaria
Hospitalidade - Administração
Hospitalidade turística
Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo
Turismo - Serviços
Identidade social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
title_short A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
title_full A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
title_fullStr A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
title_full_unstemmed A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
title_sort A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
author Bianco, Fiorella Del
author_facet Bianco, Fiorella Del
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Raul Amaral
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13028301806
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137472Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianco, Fiorella Del
contributor_str_mv Rego, Raul Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Hospitalidade - Administração
Hospitalidade turística
Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo
Turismo - Serviços
Identidade social
topic Hotelaria
Hospitalidade - Administração
Hospitalidade turística
Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo
Turismo - Serviços
Identidade social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste estudo foi verificar as formas de manifestação da comunicação em destinações de ecoturismo, sob a ótica do marketing verde. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo em uma destinação de ecoturismo. A fundamentação teórica foi organizada nos três primeiros capítulos do trabalho. O primeiro apresenta a caracterização do sistema de turismo, indicando a importância da integração das empresas participantes para o desenvolvimento e aplicação de diretrizes que orientam as ações de marketing e comunicação. O segundo capítulo apresenta uma discussão sobre as características e definições do marketing, marketing societal, social e verde e as relações deste último com o ecoturismo, destacando aspectos que alinham as empresas aos princípios do marketing verde. O terceiro capítulo apresenta um detalhamento do processo de comunicação, as suas formas e ferramentas por meio das quais pode se manifestar a comunicação sob a ótica do marketing verde. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de estudo de caso na cidade de Brotas, no interior do Estado de São Paulo, para poder investigar os princípios do marketing verde nas formas específicas de comunicação de uma destinação ecoturística, entre outros aspectos relacionados à teoria estudada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os principais agentes do sistema de turismo local, em particular com a Diretoria de Turismo do Município de Brotas e agências de turismo da região. Além das entrevistas, foi também utilizado o método de observação direta das principais atividades turísticas realizadas no município para identificação das formas de comunicação empregadas. Como principais resultados, o trabalho identificou uma forte preocupação com o desenvolvimento do turismo local baseado na sustentabilidade ambiental da região de Brotas, constatando a mobilização integrada das iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do planejamento turístico no município. Por outro lado, no que diz respeito ao tema central do trabalho, observou-se, no caso estudado, que essa preocupação ainda se manifesta de forma incipiente nas ações de comunicação, sejam estas de origem pública ou privada. Mesmo sendo de natureza qualitativa, os resultados aparentemente reforçam a hipótese da pesquisa. Entretanto, ainda que tenha sido observado que a comunicação de marketing da destinação ecoturística estudada pouco contempla os princípios do marketing verde, verificou-se uma forte predisposição da Diretoria de Turismo de Brotas e das principais empresas de ecoturismo local, no sentido de desenvolver uma comunicação com o turista baseada nos princípios do marketing verde.
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-10-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T17:46:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516
identifier_str_mv BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Hospitalidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1516/1/304312+parte1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889689165135872