A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_f88fa46e3af6d6dbc4144f8fab9aea8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1516 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Rego, Raul AmaralCPF:13028301806http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137472Z1Bianco, Fiorella Del2015-08-18T17:46:41Z2006-10-172006-03-16BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304312 parte1.pdf: 1957397 bytes, checksum: 953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8 (MD5) Previous issue date: 2006-03-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo deste estudo foi verificar as formas de manifestação da comunicação em destinações de ecoturismo, sob a ótica do marketing verde. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo em uma destinação de ecoturismo. A fundamentação teórica foi organizada nos três primeiros capítulos do trabalho. O primeiro apresenta a caracterização do sistema de turismo, indicando a importância da integração das empresas participantes para o desenvolvimento e aplicação de diretrizes que orientam as ações de marketing e comunicação. O segundo capítulo apresenta uma discussão sobre as características e definições do marketing, marketing societal, social e verde e as relações deste último com o ecoturismo, destacando aspectos que alinham as empresas aos princípios do marketing verde. O terceiro capítulo apresenta um detalhamento do processo de comunicação, as suas formas e ferramentas por meio das quais pode se manifestar a comunicação sob a ótica do marketing verde. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de estudo de caso na cidade de Brotas, no interior do Estado de São Paulo, para poder investigar os princípios do marketing verde nas formas específicas de comunicação de uma destinação ecoturística, entre outros aspectos relacionados à teoria estudada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os principais agentes do sistema de turismo local, em particular com a Diretoria de Turismo do Município de Brotas e agências de turismo da região. Além das entrevistas, foi também utilizado o método de observação direta das principais atividades turísticas realizadas no município para identificação das formas de comunicação empregadas. Como principais resultados, o trabalho identificou uma forte preocupação com o desenvolvimento do turismo local baseado na sustentabilidade ambiental da região de Brotas, constatando a mobilização integrada das iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do planejamento turístico no município. Por outro lado, no que diz respeito ao tema central do trabalho, observou-se, no caso estudado, que essa preocupação ainda se manifesta de forma incipiente nas ações de comunicação, sejam estas de origem pública ou privada. Mesmo sendo de natureza qualitativa, os resultados aparentemente reforçam a hipótese da pesquisa. Entretanto, ainda que tenha sido observado que a comunicação de marketing da destinação ecoturística estudada pouco contempla os princípios do marketing verde, verificou-se uma forte predisposição da Diretoria de Turismo de Brotas e das principais empresas de ecoturismo local, no sentido de desenvolver uma comunicação com o turista baseada nos princípios do marketing verde.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHospitalidade - AdministraçãoHospitalidade turísticaUberlândia (Minas Gerais) - TurismoTurismo - ServiçosIdentidade socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOA comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL304312 parte1.pdfapplication/pdf1957397http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1516/1/304312+parte1.pdf953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8MD51TEDE/1516oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15162015-08-18 14:46:41.06http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:43.809Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
title |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
spellingShingle |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP Bianco, Fiorella Del Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade turística Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo Turismo - Serviços Identidade social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
title_short |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
title_full |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
title_fullStr |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
title_full_unstemmed |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
title_sort |
A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP |
author |
Bianco, Fiorella Del |
author_facet |
Bianco, Fiorella Del |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rego, Raul Amaral |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13028301806 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137472Z1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianco, Fiorella Del |
contributor_str_mv |
Rego, Raul Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade turística Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo Turismo - Serviços Identidade social |
topic |
Hotelaria Hospitalidade - Administração Hospitalidade turística Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo Turismo - Serviços Identidade social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo deste estudo foi verificar as formas de manifestação da comunicação em destinações de ecoturismo, sob a ótica do marketing verde. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo em uma destinação de ecoturismo. A fundamentação teórica foi organizada nos três primeiros capítulos do trabalho. O primeiro apresenta a caracterização do sistema de turismo, indicando a importância da integração das empresas participantes para o desenvolvimento e aplicação de diretrizes que orientam as ações de marketing e comunicação. O segundo capítulo apresenta uma discussão sobre as características e definições do marketing, marketing societal, social e verde e as relações deste último com o ecoturismo, destacando aspectos que alinham as empresas aos princípios do marketing verde. O terceiro capítulo apresenta um detalhamento do processo de comunicação, as suas formas e ferramentas por meio das quais pode se manifestar a comunicação sob a ótica do marketing verde. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de estudo de caso na cidade de Brotas, no interior do Estado de São Paulo, para poder investigar os princípios do marketing verde nas formas específicas de comunicação de uma destinação ecoturística, entre outros aspectos relacionados à teoria estudada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os principais agentes do sistema de turismo local, em particular com a Diretoria de Turismo do Município de Brotas e agências de turismo da região. Além das entrevistas, foi também utilizado o método de observação direta das principais atividades turísticas realizadas no município para identificação das formas de comunicação empregadas. Como principais resultados, o trabalho identificou uma forte preocupação com o desenvolvimento do turismo local baseado na sustentabilidade ambiental da região de Brotas, constatando a mobilização integrada das iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do planejamento turístico no município. Por outro lado, no que diz respeito ao tema central do trabalho, observou-se, no caso estudado, que essa preocupação ainda se manifesta de forma incipiente nas ações de comunicação, sejam estas de origem pública ou privada. Mesmo sendo de natureza qualitativa, os resultados aparentemente reforçam a hipótese da pesquisa. Entretanto, ainda que tenha sido observado que a comunicação de marketing da destinação ecoturística estudada pouco contempla os princípios do marketing verde, verificou-se uma forte predisposição da Diretoria de Turismo de Brotas e das principais empresas de ecoturismo local, no sentido de desenvolver uma comunicação com o turista baseada nos princípios do marketing verde. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516 |
identifier_str_mv |
BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Hospitalidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1516/1/304312+parte1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
953a26eb361b37f4c3af8ce49fe9f6b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889689165135872 |