Propostas curriculares nacionais para geografia e o risco da alteridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo Costa, Hugo Heleno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10177
Resumo: Em uma inscrição no debate sobre as políticas de currículo para Geografia, organizo o texto em um cenário interpretativo pós-estrutural de enfoque desconstrucionista. Na primeira seção desenvolvo a perspectiva de currículo a partir da qual interpreto a política. Para pensar o currículo como uma construção textual discursiva, marcada na relação com a alteridade, articulo contribuições teóricas de Derrida e Laclau, assim como os estudos curriculares de Lopes e Macedo. Na seção seguinte, abordo diferentes documentos curriculares oficiais focalizando sentidos de controle da alteridade, por meio da afirmação de uma visão de ciência, do que é o contexto, do que é ser sujeito e pensamento a partir da Geografia. Concluo chamando a atenção para o quanto diferentes propostas reiteram a decisão por um conjunto de pressupostos a partir dos quais a experiência por vir da escola é interpretada como algo a ser combatido.
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