Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan, Menezes, Victória Sabbado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12259
Resumo: A pesquisa voltada à formação de professores, levando em consideração contextos variados, em diferentes tempos e espaços, que envolvem os itinerários de vida, tem sido utilizada, para refletir sobre possibilidades de construção professoral, a partir de saberes diversos. Este texto tem o propósito de evidenciar as possibilidades de formação e de (auto)formação, bem como a constante reflexão sobre a vida do professor, que proporcionará mudanças ou reafirmações de suas convicções profissionais. A análise e a (auto)análise, diante das diferentes conexões, que formam um professor, refletem uma metodologia qualitativa na observação de histórias de vida. A concepção apresentada no texto está pautada na relação do professor consigo mesmo, com os livros didáticos e com o mundo escolar ou de fora da escola. O professor, ao ouvir a si mesmo e ao outro, transcende a sua própria totalidade e busca, constantemente, a sua reformulação.
id ANPEGE-1_8612c716450e79e09fc420cd7e81f21e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12259
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professorprofessorformaçãohistóriasvidaGeografiaA pesquisa voltada à formação de professores, levando em consideração contextos variados, em diferentes tempos e espaços, que envolvem os itinerários de vida, tem sido utilizada, para refletir sobre possibilidades de construção professoral, a partir de saberes diversos. Este texto tem o propósito de evidenciar as possibilidades de formação e de (auto)formação, bem como a constante reflexão sobre a vida do professor, que proporcionará mudanças ou reafirmações de suas convicções profissionais. A análise e a (auto)análise, diante das diferentes conexões, que formam um professor, refletem uma metodologia qualitativa na observação de histórias de vida. A concepção apresentada no texto está pautada na relação do professor consigo mesmo, com os livros didáticos e com o mundo escolar ou de fora da escola. O professor, ao ouvir a si mesmo e ao outro, transcende a sua própria totalidade e busca, constantemente, a sua reformulação.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1225910.5418/ra2021.v17i33.12259Revista da ANPEGE; v. 17 n. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 24 - 37Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 24 - 371679-768X10.5418/ra2021.v17i33reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12259/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Leonardo Pinto dosCostella, Roselane ZordanMenezes, Victória Sabbado2022-04-05T19:18:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12259Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-04-05T19:18:32Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
title Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
spellingShingle Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
Santos, Leonardo Pinto dos
professor
formação
histórias
vida
Geografia
title_short Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
title_full Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
title_fullStr Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
title_full_unstemmed Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
title_sort Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor
author Santos, Leonardo Pinto dos
author_facet Santos, Leonardo Pinto dos
Costella, Roselane Zordan
Menezes, Victória Sabbado
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan
Menezes, Victória Sabbado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Pinto dos
Costella, Roselane Zordan
Menezes, Victória Sabbado
dc.subject.por.fl_str_mv professor
formação
histórias
vida
Geografia
topic professor
formação
histórias
vida
Geografia
description A pesquisa voltada à formação de professores, levando em consideração contextos variados, em diferentes tempos e espaços, que envolvem os itinerários de vida, tem sido utilizada, para refletir sobre possibilidades de construção professoral, a partir de saberes diversos. Este texto tem o propósito de evidenciar as possibilidades de formação e de (auto)formação, bem como a constante reflexão sobre a vida do professor, que proporcionará mudanças ou reafirmações de suas convicções profissionais. A análise e a (auto)análise, diante das diferentes conexões, que formam um professor, refletem uma metodologia qualitativa na observação de histórias de vida. A concepção apresentada no texto está pautada na relação do professor consigo mesmo, com os livros didáticos e com o mundo escolar ou de fora da escola. O professor, ao ouvir a si mesmo e ao outro, transcende a sua própria totalidade e busca, constantemente, a sua reformulação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12259
10.5418/ra2021.v17i33.12259
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12259
identifier_str_mv 10.5418/ra2021.v17i33.12259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12259/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 17 n. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 24 - 37
Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 24 - 37
1679-768X
10.5418/ra2021.v17i33
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134830419968