Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926 |
Resumo: | O artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro. As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual, caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior; os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo. |
id |
ANPEGE-1_9776b9a2f6d8b9227f8cef958ad769d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11926 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileiracampoeducaçãopolíticas públicasresistênciaO artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro. As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual, caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior; os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1192610.5418/ra2020.v16i29.11926Revista da ANPEGE; v. 16 n. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-4251679-768X10.5418/ra2020.v16i29reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926/pdfCopyright (c) 2020 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clarice Aparecida dos2020-12-03T09:01:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11926Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-12-03T09:01Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
title |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
spellingShingle |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira Santos, Clarice Aparecida dos campo educação políticas públicas resistência |
title_short |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
title_full |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
title_fullStr |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
title_sort |
Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira |
author |
Santos, Clarice Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Clarice Aparecida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clarice Aparecida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campo educação políticas públicas resistência |
topic |
campo educação políticas públicas resistência |
description |
O artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro. As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual, caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior; os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926 10.5418/ra2020.v16i29.11926 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926 |
identifier_str_mv |
10.5418/ra2020.v16i29.11926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 16 n. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425 Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425 1679-768X 10.5418/ra2020.v16i29 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134817837056 |