Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clarice Aparecida dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926
Resumo: O artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro.  As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual,  caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior;  os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo.
id ANPEGE-1_9776b9a2f6d8b9227f8cef958ad769d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11926
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileiracampoeducaçãopolíticas públicasresistênciaO artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro.  As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual,  caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior;  os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1192610.5418/ra2020.v16i29.11926Revista da ANPEGE; v. 16 n. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-4251679-768X10.5418/ra2020.v16i29reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926/pdfCopyright (c) 2020 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clarice Aparecida dos2020-12-03T09:01:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11926Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-12-03T09:01Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
title Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
spellingShingle Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
Santos, Clarice Aparecida dos
campo
educação
políticas públicas
resistência
title_short Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
title_full Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
title_fullStr Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
title_full_unstemmed Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
title_sort Educação do Campo no contexto da ofensiva bolsonarista à educação brasileira
author Santos, Clarice Aparecida dos
author_facet Santos, Clarice Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clarice Aparecida dos
dc.subject.por.fl_str_mv campo
educação
políticas públicas
resistência
topic campo
educação
políticas públicas
resistência
description O artigo objetiva expor um conjunto de reflexões e análises sobre a Educação do Campo no período de tempo entre a última década do século XX e primeira década do século XXI, no Brasil e os desafios enfrentados na atualidade, pós-golpe de 2016 e no contexto do governo Bolsonaro.  As novas configurações de poder no campo, maior presença e intervenção do Estado e de formas extraordinárias de organização dos/as camponeses/as foram determinantes para a implementação da Educação do Campo, no Brasil, naquele período. Sobre o período atual,  caracterizado por múltiplas ofensivas do capital sobre todos os setores sociais, notadamente as escolas, sobre os/as professores e sobre as políticas públicas de educação; a deliberada desestruturação das instituições públicas de ensino, desde a educação básica até a educação superior;  os efeitos das novas normativas exaradas pelos órgãos de governo e de Estado associados ao capital; e, por outro lado, os desafios a que devem confrontar-se a resistência organizada e ativa dos setores populares no campo da educação e da Educação do Campo é que versará o presente artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926
10.5418/ra2020.v16i29.11926
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926
identifier_str_mv 10.5418/ra2020.v16i29.11926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/11926/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 16 n. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425
Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 29 (2020): Revista da ANPEGE - 2020, Volume 16 Número 29; 393-425
1679-768X
10.5418/ra2020.v16i29
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134817837056