A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilhermina Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Wilza Gomes Reis, Monteiro, Maria Do Socorro Lira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar o material publicitário de divulgação de condomínios horizontais e loteamentos fechados, utilizado pelas imobiliárias, procurando visualizar a influência do marketing no aumento do interesse nessa nova forma de moradia, tendo como enfoque a cidade de Teresina, Piauí. Foi realizada pesquisa nas seções dos Classificados de Imóveis de jornais locais, em folders e sites das imobiliárias, de janeiro de 2011 até novembro de 2016, identificando os elementos presentes nos anúncios publicitários. Constatou-se que o nome dos empreendimentos configura-se como importante atrativo e que as propagandas enfatizam, no material de divulgação, a presença de amenidades. Nesse sentido, inferiu-se que o material publicitário utilizado procura atrair os futuros moradores com imagens e textos, retratando imagem de um local seguro, despertando para o desejo de melhorar a qualidade de vida.
id ANPEGE-1_b67c4ff4c2bb42d553ef7011f7937aaf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6927
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, PiauíO objetivo deste artigo foi analisar o material publicitário de divulgação de condomínios horizontais e loteamentos fechados, utilizado pelas imobiliárias, procurando visualizar a influência do marketing no aumento do interesse nessa nova forma de moradia, tendo como enfoque a cidade de Teresina, Piauí. Foi realizada pesquisa nas seções dos Classificados de Imóveis de jornais locais, em folders e sites das imobiliárias, de janeiro de 2011 até novembro de 2016, identificando os elementos presentes nos anúncios publicitários. Constatou-se que o nome dos empreendimentos configura-se como importante atrativo e que as propagandas enfatizam, no material de divulgação, a presença de amenidades. Nesse sentido, inferiu-se que o material publicitário utilizado procura atrair os futuros moradores com imagens e textos, retratando imagem de um local seguro, despertando para o desejo de melhorar a qualidade de vida.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/692710.5418/RA2017.1321.0004Revista da ANPEGE; v. 13 n. 21 (2017); 89-112Revista da ANPEGE; Vol. 13 No. 21 (2017); 89-1121679-768X10.5418/ra2017.v13i21reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927/3863Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilhermina CastroLopes, Wilza Gomes ReisMonteiro, Maria Do Socorro Lira2018-05-12T10:03:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6927Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-05-12T10:03Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
title A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
spellingShingle A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
Silva, Guilhermina Castro
title_short A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
title_full A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
title_fullStr A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
title_full_unstemmed A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
title_sort A imagem de condomínios horizontais e loteamentos fechados retratada em campanhas publicitárias: estudo na cidade de Teresina, Piauí
author Silva, Guilhermina Castro
author_facet Silva, Guilhermina Castro
Lopes, Wilza Gomes Reis
Monteiro, Maria Do Socorro Lira
author_role author
author2 Lopes, Wilza Gomes Reis
Monteiro, Maria Do Socorro Lira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilhermina Castro
Lopes, Wilza Gomes Reis
Monteiro, Maria Do Socorro Lira
description O objetivo deste artigo foi analisar o material publicitário de divulgação de condomínios horizontais e loteamentos fechados, utilizado pelas imobiliárias, procurando visualizar a influência do marketing no aumento do interesse nessa nova forma de moradia, tendo como enfoque a cidade de Teresina, Piauí. Foi realizada pesquisa nas seções dos Classificados de Imóveis de jornais locais, em folders e sites das imobiliárias, de janeiro de 2011 até novembro de 2016, identificando os elementos presentes nos anúncios publicitários. Constatou-se que o nome dos empreendimentos configura-se como importante atrativo e que as propagandas enfatizam, no material de divulgação, a presença de amenidades. Nesse sentido, inferiu-se que o material publicitário utilizado procura atrair os futuros moradores com imagens e textos, retratando imagem de um local seguro, despertando para o desejo de melhorar a qualidade de vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927
10.5418/RA2017.1321.0004
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927
identifier_str_mv 10.5418/RA2017.1321.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6927/3863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 13 n. 21 (2017); 89-112
Revista da ANPEGE; Vol. 13 No. 21 (2017); 89-112
1679-768X
10.5418/ra2017.v13i21
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134280966144