RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Buffon, Elaiz Aparecida Mensh, Castelhano, Francisco Jablinski, Sitoe, Gina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6383
Resumo: Os problemas socioambientais urbanos na atualidade são diversos e apresentam uma complexidade existentes na análise das medidas que visam diminuir os impactos a tais problemas associados. Essa complexidade se apresenta na ciência e nas políticas públicas pelo uso de novos conceitos, que nem sempre permitem a sua aplicação em determinados contextos de riscos e vulnerabilidades socioambientais urbanos. O conceito de resiliência espacial surge nestas dimensões como sendo a capacidade de um ambiente, ou de uma sociedade, regressar a sua situação prévia a qualquer impacto sofrido. Nesse sentido, a presente análise visa caracterizar as dimensões das (não) possibilidades de aplicações da resiliência espacial urbana frente à problemática socioambiental atrelada às inundações no bairro Cajuru em Curitiba (PR). O estudo demonstra que lugares constantemente impactados por eventos de inundações encontram-se inseridos em áreas de média a alta vulnerabilidade social, ou mesmo em baixa vulnerabilidade social, mas que caracterizam um processo de favelização em micro-localidade dentro de um setor censitário. Com isso, questiona-se a capacidade de resiliência espacial nesses lugares deve realmente ser aplicada como uma medida frente à problemática socioambiental das inundações ali verificadas.
id ANPEGE-1_e6dab68b243838b184b527493391bf65
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6383
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)Os problemas socioambientais urbanos na atualidade são diversos e apresentam uma complexidade existentes na análise das medidas que visam diminuir os impactos a tais problemas associados. Essa complexidade se apresenta na ciência e nas políticas públicas pelo uso de novos conceitos, que nem sempre permitem a sua aplicação em determinados contextos de riscos e vulnerabilidades socioambientais urbanos. O conceito de resiliência espacial surge nestas dimensões como sendo a capacidade de um ambiente, ou de uma sociedade, regressar a sua situação prévia a qualquer impacto sofrido. Nesse sentido, a presente análise visa caracterizar as dimensões das (não) possibilidades de aplicações da resiliência espacial urbana frente à problemática socioambiental atrelada às inundações no bairro Cajuru em Curitiba (PR). O estudo demonstra que lugares constantemente impactados por eventos de inundações encontram-se inseridos em áreas de média a alta vulnerabilidade social, ou mesmo em baixa vulnerabilidade social, mas que caracterizam um processo de favelização em micro-localidade dentro de um setor censitário. Com isso, questiona-se a capacidade de resiliência espacial nesses lugares deve realmente ser aplicada como uma medida frente à problemática socioambiental das inundações ali verificadas.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/638310.5418/RA2016.1219.0012Revista da ANPEGE; v. 12 n. 19 (2016); 279-298Revista da ANPEGE; Vol. 12 No. 19 (2016); 279-2981679-768X10.5418/RAanpege2016.1219reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6383/3334Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, FranciscoBuffon, Elaiz Aparecida MenshCastelhano, Francisco JablinskiSitoe, Gina2018-02-10T12:30:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6383Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T12:30:08Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
title RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
spellingShingle RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
Mendonça, Francisco
title_short RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
title_full RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
title_fullStr RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
title_full_unstemmed RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
title_sort RESILIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL-ESPACIAL URBANA À INUNDAÇÕES: POSSIBILIDADES E LIMITES NO BAIRRO CAJURU EM CURITIBA (PR)
author Mendonça, Francisco
author_facet Mendonça, Francisco
Buffon, Elaiz Aparecida Mensh
Castelhano, Francisco Jablinski
Sitoe, Gina
author_role author
author2 Buffon, Elaiz Aparecida Mensh
Castelhano, Francisco Jablinski
Sitoe, Gina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Francisco
Buffon, Elaiz Aparecida Mensh
Castelhano, Francisco Jablinski
Sitoe, Gina
description Os problemas socioambientais urbanos na atualidade são diversos e apresentam uma complexidade existentes na análise das medidas que visam diminuir os impactos a tais problemas associados. Essa complexidade se apresenta na ciência e nas políticas públicas pelo uso de novos conceitos, que nem sempre permitem a sua aplicação em determinados contextos de riscos e vulnerabilidades socioambientais urbanos. O conceito de resiliência espacial surge nestas dimensões como sendo a capacidade de um ambiente, ou de uma sociedade, regressar a sua situação prévia a qualquer impacto sofrido. Nesse sentido, a presente análise visa caracterizar as dimensões das (não) possibilidades de aplicações da resiliência espacial urbana frente à problemática socioambiental atrelada às inundações no bairro Cajuru em Curitiba (PR). O estudo demonstra que lugares constantemente impactados por eventos de inundações encontram-se inseridos em áreas de média a alta vulnerabilidade social, ou mesmo em baixa vulnerabilidade social, mas que caracterizam um processo de favelização em micro-localidade dentro de um setor censitário. Com isso, questiona-se a capacidade de resiliência espacial nesses lugares deve realmente ser aplicada como uma medida frente à problemática socioambiental das inundações ali verificadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6383
10.5418/RA2016.1219.0012
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6383
identifier_str_mv 10.5418/RA2016.1219.0012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6383/3334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 12 n. 19 (2016); 279-298
Revista da ANPEGE; Vol. 12 No. 19 (2016); 279-298
1679-768X
10.5418/RAanpege2016.1219
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209133340393472