Infância "pra cá" e "pra lá" da linha do trem : significados e práticas de crianças do bairro Cajuru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorese, John, 1989-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62335
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira
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spelling Fiorese, John, 1989-Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-27T13:03:39Z2019-08-27T13:03:39Z2019https://hdl.handle.net/1884/62335Orientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/04/2019Inclui referências: p. 115-120Resumo: Discurso, cidade e infância são esferas que se entrecruzam, apresentando contribuições únicas quando combinadas em uma tríade. Os discursos sobre a cidade de Curitiba enunciados pelas crianças moradoras do bairro Cajuru apresentam visões críticas sobre o espaço urbano e os problemas enfrentados cotidianamente por quem mora no bairro. Com o objetivo de compreender as práticas das crianças e como se dá o processo de construção e apropriação de significados dos diferentes espaços da cidade por meio do discurso e como este processo influencia a infância, foram selecionadas 6 turmas de quinto ano de uma escola no bairro Cajuru. A partir disso, foram realizadas conversas com 24 crianças. As conversas foram transcritas, foram elencados os principais temas e selecionados trechos que foram divididos em três categorias: renda, sexo e posição em relação à linha do trem ("pra cá" e "pra lá"). Com o auxílio do software Quirkos®, esses trechos foram agrupados, quantificados e posteriormente analisados. Os principais referenciais teóricos utilizados foram o Círculo de Bakhtin, a sociologia urbana, a geografia e a sociologia da infância para pensar as três esferas da tríade discursocidade- infância. As análises evidenciaram conjuntos sígnicos nos discursos das crianças que relacionam cidade e consumo, cidade e espaços do bairro e críticas à cidade. Sobre consumo, foi percebido que a figura do shopping aparece frequentemente, mas também surgem as figuras do mercado e de espaços relacionados à alimentação. Em relação aos espaços da cidade, foi constatado que as crianças ou reproduzem significados relacionados a eles ou ressignificam seus usos. Quando se trata de crítica à cidade, foi verificado que as crianças apresentam um olhar crítico sobre o espaço urbano, apontando para a precariedade, a violência e a carência de espaços. Esse estudo, portanto, apresentou pela primeira vez uma reflexão bakhtiniana para o estudo de cidade e infância, permitindo observar que a investigação da cidade partindo do discurso das crianças propicia um entendimento da realidade sob uma perspectiva mais ampla. Palavras-chave: Infância. Curitiba. Cidade. Discurso. Círculo de Bakhtin.Abstract: Discourse, city and childhood are spheres that interweave, presenting unique contributions when combined in a triad. The discourses about the city of Curitiba enunciated by the children who live in the neighborhood of Cajuru show critic views about urban space and the problems faced daily by the ones who live there. Aiming to comprehend the practices of children and how the process of construction and appropriation of meanings concerning different spaces in the city happen through discourse and how this process influences childhood, six groups of 5th year elementary school children at a school in Cajuru were selected. From this point on, talks with 24 children were made. The talks were transcribed, the main themes were identified and excerpts from the talks were selected and divided into three categories: income, gender and position regarding the train treks ("back" and "forth"). With aid from Quirkos® software, these excerpts were grouped, quantified and later analyzed. The main theoretical frames used were the Bakhtin circle, urban sociology, geography and sociology of childhood in order to reflect upon the three spheres in the triad discourse-city-childhood. The analyses demonstrated sets of signs in children's discourses that relate city and consumption, city and spaces in the neighborhood, and critics to the city. About consumption, the figure of shopping mall frequently appears, yet there are also figures like the supermarket and spaces connected to eating habits. Regarding spaces in the city, children either reproduce meanings or they give new meaning to their usage. When the critics to the city is observed, children presented a critic view upon the urban space, pointing at its precariousness, its violence and the lack of spaces. Therefore, this study presented a Bakhtinian reflection to the study of city and childhood for the first time, allowing to observe that the investigation of city through children's discourses provide an understanding of reality with a wider perspective. Keywords: Childhood. Curitiba. City. Discourse. Bakhtin Circle.125 p. : il. (algumas color.).application/pdfBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975Educação de criançasSociologia educacionalEducaçãoInfância "pra cá" e "pra lá" da linha do trem : significados e práticas de crianças do bairro Cajuruinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOHN FIORESE.pdfapplication/pdf37786987https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62335/1/R%20-%20D%20-%20JOHN%20FIORESE.pdf692158f10992e2acb4845be288ba33fcMD51open access1884/623352019-08-27 10:03:39.983open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62335Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-27T13:03:39Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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