Da bossa nova à tropicália: contenção e excesso na música popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000200003 |
Resumo: | O artigo analisa os estilos que se criaram na música popular brasileira na década de 60, procurando entendê-los em termos de continuidades e descontinuidades com a bossa nova. O argumento central é que embora as experimentações harmônicas dos bossa-novistas tenham influenciado vários compositores da geração posterior, estes romperam com a estética de contenção inaugurada pela bossa nova, afinada com o ideário de racionalidade, despojamento e funcionalismo que caracteriza várias manifestações culturais do período, como a poesia concreta e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Os músicos posteriores - da canção de protesto à tropicália - recuperaram a costumeira visão modernista de se conceber o Brasil como universo inesgotável de informações culturais, arcaicas e contemporâneas, regionais e universais, recorrendo à estética do excesso. |
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