A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire-Medeiros,Bianca
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006
Resumo: Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico.
id ANPOCS-1_9e1ce76bc2cbb17d72198b32230262bc
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092007000300006
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turísticoTurismoFavelaGlobalizaçãoRio de JaneiroPobrezaNeste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFreire-Medeiros,Biancapor2008-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092007000300006Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2008-01-24T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
title A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
spellingShingle A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
Freire-Medeiros,Bianca
Turismo
Favela
Globalização
Rio de Janeiro
Pobreza
title_short A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
title_full A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
title_fullStr A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
title_full_unstemmed A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
title_sort A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
author Freire-Medeiros,Bianca
author_facet Freire-Medeiros,Bianca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire-Medeiros,Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Favela
Globalização
Rio de Janeiro
Pobreza
topic Turismo
Favela
Globalização
Rio de Janeiro
Pobreza
description Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-69092007000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209144903041024