A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006 |
Resumo: | Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico. |
id |
ANPOCS-1_9e1ce76bc2cbb17d72198b32230262bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-69092007000300006 |
network_acronym_str |
ANPOCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turísticoTurismoFavelaGlobalizaçãoRio de JaneiroPobrezaNeste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092007000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFreire-Medeiros,Biancapor2008-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092007000300006Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2008-01-24T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
title |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
spellingShingle |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico Freire-Medeiros,Bianca Turismo Favela Globalização Rio de Janeiro Pobreza |
title_short |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
title_full |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
title_fullStr |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
title_full_unstemmed |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
title_sort |
A favela que se vê e que se vende: reflexões e polêmicas em torno de um destino turístico |
author |
Freire-Medeiros,Bianca |
author_facet |
Freire-Medeiros,Bianca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire-Medeiros,Bianca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Favela Globalização Rio de Janeiro Pobreza |
topic |
Turismo Favela Globalização Rio de Janeiro Pobreza |
description |
Neste artigo examino a elaboração da favela carioca como atração turística, focalizando o papel desempenhado por empresários, ONGs e agentes locais nesse processo. A metodologia envolveu entrevistas em profundidade com informantes qualificados de quatro localidades (Rocinha, Morro da Babilônia, Morro dos Prazeres e Morro da Providência) e observações de campo, que incluíram participação recorrente nos tours. Postulo que a invenção desse destino turístico deve ser entendida, de um lado, no contexto de expansão dos chamados reality tours e, de outro, como parte do fenômeno de circulação e consumo, em nível global, da favela como trademark. Encerro compartilhando algumas reflexões sobre a minha experiência de pesquisa diante de um objeto de estudo tão polêmico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-69092007000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007 reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) instacron:ANPOCS |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
instacron_str |
ANPOCS |
institution |
ANPOCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anpocs@anpocs.org.br |
_version_ |
1754209144903041024 |