Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Diana Nogueira de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300007
Resumo: Na década de 1990, o mapa sociológico do Rio de Janeiro viu surgir, na mídia, um novo segmento social. A "nova sociedade emergente", uma rede de relações composta de sujeitos sociais cumpridores de recente, porém muito expressiva, ascensão social, foi tema constante de notícia impressa ao longo de seis anos. O termo "emergente", tomado de empréstimo do vocabulário econômico utilizado para falar das economias em ascensão, ainda que por vezes fosse empregado como estigma, premiava as pessoas "bem-sucedidas" com um especial sabor de vitória, pois tinha como apelo o fato de metaforizar os históricos anseios de uma brasilidade promissora. Com base em matérias de jornal e etnografia realizada a partir do convívio com integrantes dessa rede de relações, este artigo faz uma reflexão sobre o complexo imaginário referente às idéias de produtividade, competitividade e êxito econômico em vigor na sociedade brasileira contemporânea.
id ANPOCS-1_b373c7f66239411385db68b2e5c0b2bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092007000300007
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"DinheiroSucessoTrabalhoConsumoMídiaNa década de 1990, o mapa sociológico do Rio de Janeiro viu surgir, na mídia, um novo segmento social. A "nova sociedade emergente", uma rede de relações composta de sujeitos sociais cumpridores de recente, porém muito expressiva, ascensão social, foi tema constante de notícia impressa ao longo de seis anos. O termo "emergente", tomado de empréstimo do vocabulário econômico utilizado para falar das economias em ascensão, ainda que por vezes fosse empregado como estigma, premiava as pessoas "bem-sucedidas" com um especial sabor de vitória, pois tinha como apelo o fato de metaforizar os históricos anseios de uma brasilidade promissora. Com base em matérias de jornal e etnografia realizada a partir do convívio com integrantes dessa rede de relações, este artigo faz uma reflexão sobre o complexo imaginário referente às idéias de produtividade, competitividade e êxito econômico em vigor na sociedade brasileira contemporânea.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300007Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092007000300007info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Diana Nogueira de Oliveirapor2008-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092007000300007Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2008-01-14T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
title Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
spellingShingle Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
Lima,Diana Nogueira de Oliveira
Dinheiro
Sucesso
Trabalho
Consumo
Mídia
title_short Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
title_full Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
title_fullStr Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
title_full_unstemmed Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
title_sort Ethos emergente: notas etnográficas sobre o "sucesso"
author Lima,Diana Nogueira de Oliveira
author_facet Lima,Diana Nogueira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Diana Nogueira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dinheiro
Sucesso
Trabalho
Consumo
Mídia
topic Dinheiro
Sucesso
Trabalho
Consumo
Mídia
description Na década de 1990, o mapa sociológico do Rio de Janeiro viu surgir, na mídia, um novo segmento social. A "nova sociedade emergente", uma rede de relações composta de sujeitos sociais cumpridores de recente, porém muito expressiva, ascensão social, foi tema constante de notícia impressa ao longo de seis anos. O termo "emergente", tomado de empréstimo do vocabulário econômico utilizado para falar das economias em ascensão, ainda que por vezes fosse empregado como estigma, premiava as pessoas "bem-sucedidas" com um especial sabor de vitória, pois tinha como apelo o fato de metaforizar os históricos anseios de uma brasilidade promissora. Com base em matérias de jornal e etnografia realizada a partir do convívio com integrantes dessa rede de relações, este artigo faz uma reflexão sobre o complexo imaginário referente às idéias de produtividade, competitividade e êxito econômico em vigor na sociedade brasileira contemporânea.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-69092007000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.22 n.65 2007
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209144904089600