A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Nincia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/922
Resumo: Durante séculos a mulher foi vista como o outro, contra o qual o homem impunha seu poder, devendo ser subserviente nas sociedades patriarcais e falocêntricas. Com a evolução da história, passou por transformações em várias instâncias, moral, afetiva, econômica, intelectual. Tais transformações foram importantes para definir a posição de um gênero, até então, muito estereotipado na sociedade. Essa estereotipação se transfere também para o campo literário, em que podemos observar personagens femininas que são dominadas pelas prerrogativas masculinas.É nesse ponto que este trabalho tem sua principal reflexão: a mulher como personagem na literatura, em especial, no conto “Vestida de Preto” de Mário de Andrade. O trabalho apresenta reflexões sobre a obra e a forma com que o autor abordou o tema mulher, centrando o foco na personagem Maria  que, no universo desse autor, é representada de forma pouco convencional em seus fazeres e poderes, rompendo de certa forma com a imagem cristalizada de mulher. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
id ANPOLL-2_be1891f6277ad8d60938c2b46cffc008
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/922
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADEPersonagem FemininaGêneroMário de AndradeDurante séculos a mulher foi vista como o outro, contra o qual o homem impunha seu poder, devendo ser subserviente nas sociedades patriarcais e falocêntricas. Com a evolução da história, passou por transformações em várias instâncias, moral, afetiva, econômica, intelectual. Tais transformações foram importantes para definir a posição de um gênero, até então, muito estereotipado na sociedade. Essa estereotipação se transfere também para o campo literário, em que podemos observar personagens femininas que são dominadas pelas prerrogativas masculinas.É nesse ponto que este trabalho tem sua principal reflexão: a mulher como personagem na literatura, em especial, no conto “Vestida de Preto” de Mário de Andrade. O trabalho apresenta reflexões sobre a obra e a forma com que o autor abordou o tema mulher, centrando o foco na personagem Maria  que, no universo desse autor, é representada de forma pouco convencional em seus fazeres e poderes, rompendo de certa forma com a imagem cristalizada de mulher. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/92210.18309/anp.v1i41.922Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 41 (2016): Estudos Literários; 87-95Revista da Anpoll; v. 1 n. 41 (2016): Estudos Literários; 87-951982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/922/874Copyright (c) 2016 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Nincia2020-04-09T18:12:07Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/922Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:39.555394Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
Teixeira, Nincia
Personagem Feminina
Gênero
Mário de Andrade
title_short A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_full A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
title_sort A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “VESTIDA DE PRETO” DE MÁRIO DE ANDRADE
author Teixeira, Nincia
author_facet Teixeira, Nincia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Nincia
dc.subject.por.fl_str_mv Personagem Feminina
Gênero
Mário de Andrade
topic Personagem Feminina
Gênero
Mário de Andrade
description Durante séculos a mulher foi vista como o outro, contra o qual o homem impunha seu poder, devendo ser subserviente nas sociedades patriarcais e falocêntricas. Com a evolução da história, passou por transformações em várias instâncias, moral, afetiva, econômica, intelectual. Tais transformações foram importantes para definir a posição de um gênero, até então, muito estereotipado na sociedade. Essa estereotipação se transfere também para o campo literário, em que podemos observar personagens femininas que são dominadas pelas prerrogativas masculinas.É nesse ponto que este trabalho tem sua principal reflexão: a mulher como personagem na literatura, em especial, no conto “Vestida de Preto” de Mário de Andrade. O trabalho apresenta reflexões sobre a obra e a forma com que o autor abordou o tema mulher, centrando o foco na personagem Maria  que, no universo desse autor, é representada de forma pouco convencional em seus fazeres e poderes, rompendo de certa forma com a imagem cristalizada de mulher. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/922
10.18309/anp.v1i41.922
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/922
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i41.922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/922/874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 41 (2016): Estudos Literários; 87-95
Revista da Anpoll; v. 1 n. 41 (2016): Estudos Literários; 87-95
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051179314708480