A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Juliana Estanislau
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa, Sidney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/854
Resumo: Se a representação artística é concebida não puramente como reprodução pictórica ou literal das imagens apropriadas pelo indivíduo, mas como um processo de (re)elaboração das formas, a paisagem, na literatura, pode ser compreendida, então, como um reflexo de quem olha. No entanto, para tal compreensão, se faz necessário entender uma natureza que represente além de um cenário ou plano de fundo das ações dos personagens. É importante refletir acerca de uma representação literária que conceda à natureza o papel de elemento constitutivo da obra, ou seja, como elemento narrativo capaz de transmitir e incorporar significados relevantes ao conteúdo das obras. Assim, o vínculo da representação da natureza aos demais elementos constitutivos da obra é necessário para reconhecer em algumas obras a presença da natureza como atuante e imprescindível no transcurso da narrativa. Nesse aspecto, o artigo propõe um breve estudo da representação literária da natureza para servir como auxílio para as análises da obra “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, no que tange à representação da natureza nessa obra, porquanto, em “Campo Geral”, a paisagem é erigida ao patamar de representação das descobertas do personagem Miguilim. Creative Commons License This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
id ANPOLL-2_d5afed021be41500812f85d4634633a8
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/854
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães RosaLiteraturaPaisagemDescoberta“Campo Geral”Se a representação artística é concebida não puramente como reprodução pictórica ou literal das imagens apropriadas pelo indivíduo, mas como um processo de (re)elaboração das formas, a paisagem, na literatura, pode ser compreendida, então, como um reflexo de quem olha. No entanto, para tal compreensão, se faz necessário entender uma natureza que represente além de um cenário ou plano de fundo das ações dos personagens. É importante refletir acerca de uma representação literária que conceda à natureza o papel de elemento constitutivo da obra, ou seja, como elemento narrativo capaz de transmitir e incorporar significados relevantes ao conteúdo das obras. Assim, o vínculo da representação da natureza aos demais elementos constitutivos da obra é necessário para reconhecer em algumas obras a presença da natureza como atuante e imprescindível no transcurso da narrativa. Nesse aspecto, o artigo propõe um breve estudo da representação literária da natureza para servir como auxílio para as análises da obra “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, no que tange à representação da natureza nessa obra, porquanto, em “Campo Geral”, a paisagem é erigida ao patamar de representação das descobertas do personagem Miguilim. Creative Commons License This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2015-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/85410.18309/anp.v1i38.854Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 38 (2015): Estudos Literários; 268-277Revista da Anpoll; v. 1 n. 38 (2015): Estudos Literários; 268-2771982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/854/810Copyright (c) 2015 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantovani, Juliana EstanislauBarbosa, Sidney2020-04-09T18:13:39Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/854Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:38.081042Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
title A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
spellingShingle A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
Mantovani, Juliana Estanislau
Literatura
Paisagem
Descoberta
“Campo Geral”
title_short A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
title_full A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
title_fullStr A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
title_full_unstemmed A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
title_sort A paisagem e a descoberta do mundo em "Campo Geral", de Guimarães Rosa
author Mantovani, Juliana Estanislau
author_facet Mantovani, Juliana Estanislau
Barbosa, Sidney
author_role author
author2 Barbosa, Sidney
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Juliana Estanislau
Barbosa, Sidney
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Paisagem
Descoberta
“Campo Geral”
topic Literatura
Paisagem
Descoberta
“Campo Geral”
description Se a representação artística é concebida não puramente como reprodução pictórica ou literal das imagens apropriadas pelo indivíduo, mas como um processo de (re)elaboração das formas, a paisagem, na literatura, pode ser compreendida, então, como um reflexo de quem olha. No entanto, para tal compreensão, se faz necessário entender uma natureza que represente além de um cenário ou plano de fundo das ações dos personagens. É importante refletir acerca de uma representação literária que conceda à natureza o papel de elemento constitutivo da obra, ou seja, como elemento narrativo capaz de transmitir e incorporar significados relevantes ao conteúdo das obras. Assim, o vínculo da representação da natureza aos demais elementos constitutivos da obra é necessário para reconhecer em algumas obras a presença da natureza como atuante e imprescindível no transcurso da narrativa. Nesse aspecto, o artigo propõe um breve estudo da representação literária da natureza para servir como auxílio para as análises da obra “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, no que tange à representação da natureza nessa obra, porquanto, em “Campo Geral”, a paisagem é erigida ao patamar de representação das descobertas do personagem Miguilim. Creative Commons License This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/854
10.18309/anp.v1i38.854
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/854
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i38.854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/854/810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 38 (2015): Estudos Literários; 268-277
Revista da Anpoll; v. 1 n. 38 (2015): Estudos Literários; 268-277
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051178941415424