Memórias do lugar para o personagem Miguilim em Campo geral, de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silveira, Regina da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Ana Denise Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/23528
Resumo: O presente artigo traz uma reflexão a respeito da construção da memória de uma personagem infantil, em uma narrativa de ficção, influenciada pelas memórias coletivas de seus familiares e agregados. A leitura do conto Campo Geral (2001), de João Guimarães Rosa, motiva tal discussão, tendo em vista que o protagonista, com o nome de Miguilim, é um menino sensível que se apoia em suas percepções sensoriais e nos relatos dos que com ele convivem para edificar a sua própria memória e para se iniciar na compreensão do meio em que vive. É através dos sinais externos, do espaço e da memória coletiva que a personagem constrói e desconstrói a sua estória e a de sua família. O protagonista convoca as lembranças para criar um elo entre as suas sensações e a realidade que o cerca, ainda que sejam recordações oriundas de uma mente demasiadamente jovem e, por isso mesmo, pouco experiente. A fim de compreender a formação da memória, nessa fase da vida, faz-se necessário o suporte teórico dos autores Iván Izquierdo (2011), que trata da memória sob a perspectiva da neurociência, Alan Baddeley (2011) e seus colaboradores, que pesquisam sobre a formação da memória e Maurice Halbwachs (2015), que relaciona a aquisição da memória ao contexto social. Além desses estudiosos, pesquisadores como Doreen Massey (2008) e Gaston Bachelard (s/d) também contribuem com seus estudos, ao refletir sobre a importância do lugar e do espaço. Através desse entrelaçamento de teorias, pode-se vislumbrar algumas formas de aquisição e conservação da lembrança infantil.---DOI: http://dx.doi.org/12957/matraga.2016.23528
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spelling Memórias do lugar para o personagem Miguilim em Campo geral, de Guimarães RosaMemories of place for the character Miguilim in Campo geral, by Guimarães RosaFeelingspaceplaceindividual and collective memoryCampo Geral.Sentidosespaçolugarmemória individual e coletivaCampo Geral.O presente artigo traz uma reflexão a respeito da construção da memória de uma personagem infantil, em uma narrativa de ficção, influenciada pelas memórias coletivas de seus familiares e agregados. A leitura do conto Campo Geral (2001), de João Guimarães Rosa, motiva tal discussão, tendo em vista que o protagonista, com o nome de Miguilim, é um menino sensível que se apoia em suas percepções sensoriais e nos relatos dos que com ele convivem para edificar a sua própria memória e para se iniciar na compreensão do meio em que vive. É através dos sinais externos, do espaço e da memória coletiva que a personagem constrói e desconstrói a sua estória e a de sua família. O protagonista convoca as lembranças para criar um elo entre as suas sensações e a realidade que o cerca, ainda que sejam recordações oriundas de uma mente demasiadamente jovem e, por isso mesmo, pouco experiente. A fim de compreender a formação da memória, nessa fase da vida, faz-se necessário o suporte teórico dos autores Iván Izquierdo (2011), que trata da memória sob a perspectiva da neurociência, Alan Baddeley (2011) e seus colaboradores, que pesquisam sobre a formação da memória e Maurice Halbwachs (2015), que relaciona a aquisição da memória ao contexto social. Além desses estudiosos, pesquisadores como Doreen Massey (2008) e Gaston Bachelard (s/d) também contribuem com seus estudos, ao refletir sobre a importância do lugar e do espaço. Através desse entrelaçamento de teorias, pode-se vislumbrar algumas formas de aquisição e conservação da lembrança infantil.---DOI: http://dx.doi.org/12957/matraga.2016.23528This article brings up a reflection on the construction of the memories of an infant character, in a fictional narrative, influenced by his relatives’ collective memories. The reading of the tale Campo Geral (2001) by João Guimarães Rosa, raises such discussion, based on the protagonist called Miguilim, a very sensitive little boy who sees everything through his sensible perceptions and reports from those who live along with him, to build up his own memory and to start his understanding upon his surroundings. It is through the external signals, the spatial and collective memories that this character builds and destroys his family and his own story. The protagonist evokes his memories to create a connection between his feelings and reality around him, even if such memories come from an extremely young mind and also, a little inexperienced. Focused on the comprehension of the memories building process during this part of one’s life, it becomes necessary to call some technical support of the authors Iván Izquierdo (2011), memory study under the neuroscience perspective, Alan Baddeley (2011) and his collaborators who do research on the memory building and Maurice Halbwachs (2015), who establishes relation between memory acquisition and social context. Besides such specialists, researchers as Doreen Massey (2008) and Gaston Bachelard (w/d) have also contributed with their studies by reflecting about the importance of place and space. Throughout these theories’ frameworks, we can grasp some forms for the acquisition and keeping of the infant memory.---DOI: http://dx.doi.org/12957/matraga.2016.23528Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/2352810.12957/matraga.2016.23528Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 23 n. 39 (2016): No centenário de Dirce Côrtes Riedel (1915-2015)MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 23 No. 39 (2016): In the centenary of Dirce Côrtes Riedel (1915-2015)2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/23528/19377da Silveira, Regina da CostaAndrade, Ana Denise Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-28T15:55:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/23528Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:40Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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