No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Igor
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/130
Resumo: This article studies the conditions that made possible the association between cinemanovistas and the television journalism area, from the inedited experience of the Globo-Shell Especial documentary series produced the between 1971 and 1973. This program was the precursor of the Globo Repórter. Published in O Globo and in Filme Cultura, the impressions of Geraldo Sarno, Gustavo Dahl, Paulo Gil Soares e Walter Lima Júnior regarding their works for the program as much help to raise the question the institutional (re)including of revolutionary artists to the culture industry as to the approximate of two relatively autonomous fields – cinema and television.
id ANPPC-1_0a6e15159498797bdb264506cec027ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/130
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)CinemanovistasIndústria culturalTelevisãoJornalismoThis article studies the conditions that made possible the association between cinemanovistas and the television journalism area, from the inedited experience of the Globo-Shell Especial documentary series produced the between 1971 and 1973. This program was the precursor of the Globo Repórter. Published in O Globo and in Filme Cultura, the impressions of Geraldo Sarno, Gustavo Dahl, Paulo Gil Soares e Walter Lima Júnior regarding their works for the program as much help to raise the question the institutional (re)including of revolutionary artists to the culture industry as to the approximate of two relatively autonomous fields – cinema and television.Eso artículo estudias las condiciones que posibilitaron la asociación de cinemanovistas (cineastas de “Nuevo Cinema”) al periodismo televisivo, a partir de la inédita experiencia de la serie de documentarios Globo-Shell Especial que ocurrió mientras 1971 y 1973 y fue precursora del Globo Repórter. Publicadas en O Globo e en Filme Cultura, las impresiones de Geraldo Sarno, Gustavo Dahl, Paulo Gil Soares e Walter Lima Júnior sobre sus trabajos para el programa ayudan tanto a discutir acerca da (re)inserción institucional de artistas revolucionarios à industria cultural cuanto sobre la aproximación de dos campos relativamente autónomos – cinema e televisión.Este artigo estuda as condições que possibilitaram a associação de cinemanovistas ao jornalismo televisivo, a partir da inédita experiência da série de documentários Globo-Shell Especial que se deu entre 1971 e 1973 e foi precursora do Globo Repórter. Publicadas em O Globo e em Filme Cultura, as impressões de Geraldo Sarno, Gustavo Dahl, Paulo Gil Soares e Walter Lima Júnior sobre os seus trabalhos para o programa ajudam tanto a discutir a respeito da (re)inserção institucional de artistas de esquerda à industria cultural quanto acerca da aproximação de dois campos relativamente autônomos – cinema e televisão.ABEC2007-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/13010.30962/ec.130E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; Vol. 8 (2007)E-Compós; v. 8 (2007)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/130/130Sacramento, Igorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:36Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/130Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:36E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
title No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
spellingShingle No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
Sacramento, Igor
Cinemanovistas
Indústria cultural
Televisão
Jornalismo
title_short No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
title_full No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
title_fullStr No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
title_full_unstemmed No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
title_sort No ritmo da industrialização da cultura: cinemanovistas e o jornalismo televisivo (1971-1973)
author Sacramento, Igor
author_facet Sacramento, Igor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Igor
dc.subject.por.fl_str_mv Cinemanovistas
Indústria cultural
Televisão
Jornalismo
topic Cinemanovistas
Indústria cultural
Televisão
Jornalismo
description This article studies the conditions that made possible the association between cinemanovistas and the television journalism area, from the inedited experience of the Globo-Shell Especial documentary series produced the between 1971 and 1973. This program was the precursor of the Globo Repórter. Published in O Globo and in Filme Cultura, the impressions of Geraldo Sarno, Gustavo Dahl, Paulo Gil Soares e Walter Lima Júnior regarding their works for the program as much help to raise the question the institutional (re)including of revolutionary artists to the culture industry as to the approximate of two relatively autonomous fields – cinema and television.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/130
10.30962/ec.130
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/130
identifier_str_mv 10.30962/ec.130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/130/130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 8 (2007)
E-Compós; Vol. 8 (2007)
E-Compós; v. 8 (2007)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731836133376